terça-feira, março 16, 2010

Um guerreiro silencioso, exemplo de força e amor

Estou preparando uma matéria especial para o jornal onde escrevo, O Estado RJ, e fui em busca de várias pessoas que passam por problemas de saúde graves e que lutam silenciosamente na privacidade de seus lares contra as dificuldade do dia-a-dia, os obstáculos da falta do dinheiro e da injusta falta de apoio do sistema público de saúde brasileira. Nesse caminho não pude deixar de cruzar com um carinha que já admiro muito, mesmo antes de saber da história de sua vida.

Esse guerreiro silencioso se chama Ale Rocha, figurinha conhecida no meio da internet. Esse lindo rapaz é pai de família e um profissional incrível. Em 2005, no auge de sua carreira jornalística, foi diagnosticado com hipertensão pulmonar primária, um doença injusta, rara, incurável e sem um transplante, fatal. A história desse grande homem muitos já conhecem e sua luta também, quem não conhece leia aqui.


Ale é um rapaz inteligente que começou o blog Poltrona como forma de distração para os seus problemas em casa. Teve que deixar sua carreira cedo, mas mesmo assim, sua carreira, e o sucesso, não quiseram abandonar esse brilhante profissional. O blog cresceu, virou livro, que virou outro blog, o Blog Ale Rocha. A luta por sua vida continuou, e continua diariamente.

Ontem, todos fomos surpreendidos por tweets do governador paulista, José Serra, afirmando que os medicamentos, caríssimos, usados por Ale, estariam disponíveis e que estavam dependendo somente da confirmação de Brasília, isso virou um post, mais que emocionado em seu blog nesta madrugada. Mais uma vitória, mas um degrau. Hoje, esse guerreiro, que lutou contra o medo, contra os números, contra o peso, contra a doença, conseguiu entrar na fila de transplante.

Por esse motivo, e outros, é que nós, os amigos anônimos, distantes, não presenciáveis, e também aqueles que estão diariamente ao seu lado, admiramos esse guerreiro silencioso, que lutou anos e anos contra seus próprios fantasmas para conseguir liberar sua voz, conquistar coragem, pedir socorro e seguir a vida.


A luta de Ale, junto com de tantos outros guerreiros silenciosos, estarei em breve relatando em uma matéria especial sobre as dificuldades do Brasil em suprir conceitos e necessidades básicas de doenças raras no país. Para o jornalistas e tantos outros "Ales Rochas" existentes no Brasil a fora, fica o meu pedido de socorro, meu grito, minha força. Nem todos tem ajuda, nem todos são blogueiros, nem todos podem ter sua voz ouvida, e muitos fazem do grito de Ale o seu próprio grito. Acredite Ale, você faz uma diferença enorme para pessoas que também possuem doenças raras e você nem sabe que existe.

Continue na luta meu amigo. Continue com essa força. Conte sempre com seus amigos e colegas, mesmo anônimos e distantes, nessa luta ao seu lado! Beijos e força para sua esposa incrível, e um abraço bem apertado para seu filhote lindo, que tem como pai um SUPER HERÓI de verdade, que luta contra o mal todos os dias na vida!

5 comentários

Carla Castro Maia disse...

Sabemos que existem esses "guerreiros silenciosos" como você bem colocou, mas entre ter mero conhecimento da sua existência e conhecer de fato, a fundo, suas histórias é uma distância quilométrica. Certamente um trabalho gratificante para você e ótimo para todos nós, que nos queixamos e por vezes até procuramos pelo em ovo só pra poder soltar os bofes de frustrações superficiais. Vai render boas leituras para reflexão.

Unknown disse...

Ana, obrigado pelas suas palavras. Acredito que, diante de um enorme desafio, encontramos forças que nem sabemos de onde vêm. Todos nós. É o instinto de sobrevivência. A preservação da vida.

Principe Encantado disse...

Vardadeiro guerreiro, encontrando forças no amor, bela matéria.
Abraços forte

Mauricio Ferraz disse...

um belo exemplo de luta e força.. devemos seguir este belo exemplo...

Unknown disse...

Obrigada a todos pelos comentários. Principalmente vc Ale, é uma honra tê-lo aqui em meu cantinho.

Você é um cara para lá de especial e todos deveriam ouvir e conhecer sua verdade e torná-la parte da vida de cada um!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;