terça-feira, dezembro 11, 2012

#youPIXRio Day ONE!


Depois de longos três anos de espera o maior festival da internet chega ao Rio de Janeiro. Com várias edições em São Paulo, Porto Alegre, Espanha e Estados Unidos, chegou a hora dos cariocas curtirem o rola de mais divertido na web por aqui. youPIX, que é um grande festival para debater de forma descontraída o que rola na net, conversas, conhecer pessoas novas e muito mais, chega em águas cariocas para se escaldar debaixo do sol de 40º. Bem vindo youPIX ao purgatório da beleza e do caos!

A edição carioca rola no velho galpão do Centro Cultural de Ação e Cidadania na área central do Rio. Bia Granja e sua turma escolheram o espaço por ter tamanho compatível com o número de pessoas e os hubs que iriam rolar por lá. Os dias escolhidos foram 10 e 11 de dezembro (uma segunda e terça-feira - não poderia ter sido em uma quinta e sexta, ou sexta e sábado? Poxa, a maior parte do povo que queria ir estava trabalhando =/).

Foi minha primeira vez no youPIX (ui! Não doeu!!! - um pouquinho do pé dolorido, mas vale a pena hehehe) e assim como em todos os eventos que participo teve seus pontos positivos e negativos. Claro que rever amigos e pessoas que admiro o trabalho é o ápice da positividade, mas algumas outras coisitas me deixaram meio tristinha. Mas, infelizmente, nada na vida é perfeito.

O local escolhido, apesar de ser de ótimo tamanho, é muito afastado da região central do Rio e fica em uma zona muito deserta, o que proporciona vários assaltos por ali. Por não ter muita condução pública direta as baldeações e horas caminhando são parte da rotina dos aventureiros cariocas que desejam ir a youPIX, mas que não possuem carro ou grana pra pagar táxi (hehe, como eu!)


Lanchinhos legais foram distribuídos ao longo do dia com o patrocínio da Seara e bebidas patrocinadas pela Pepsi (<3 Pepsi!!!) e Heineken. O calor dessa época do ano meio que atrapalhou um pouco. Apesar do galpão ser bem grande e arejado, senti falta de ventilação por lá. Derreti como um sorvete no calçadão de Copa O.o e o único refúgio com ventilador que encontrei por lá foi o stand da editora DarkSide Books (ah! Aquele stand... Caso de amor à parte!).

Rodei por todo evento e só encontrei disponível um bebedouro. Sei que isso não é culpa da organização do evento é do próprio Centro da Ação e Cidadania. Alowwww, como assim só um bebedouro Manolo? Por sorte ganhei garrafinha da TechTudo e enchê-la virou minha rotina durante o dia (Aff! Gordo sofre nesse calorão!).

Conversei com alguns amigos e conhecidos, e todos reconheceram que a acústica do local em relação a proximidade dos hubs (palcos) ficaram um tanto complicada. Ontem, no primeiro dia, enquanto rolava no palco principal a épica Nerd Fights (batalha nerd), o pequeno palco ao lado (o Hub da Baleia) recebia os meninos do Jovem Nerd. Resultado: os sons se misturavam e muitas acabaram não conseguindo entender o que rolava em cada um dos ambientes.


Por falar em Nerd Fights... A edição Rio contou com a eterna rivalidade entre cariocas e paulistas. E acredite se quiser, mesmo estando no Rio de Janeiro, o público deu a vitória aos paulistas (\o/ uhuuu! Amo Sampa!). No palco a disputa foi entre Edney Souza (o @interney) e Cauê Moura, por São Paulo, e os irmãos cariocas, os comediantes Marcos e Matheus Castro. Na disputa pelo público teve de tudo! De preferência por gatos e cachorros até Crepúsculo e 50 Tons de Cinza. Foi de matar de rir! Por esse motivo nem vi o rolou com a turma do Jovem Nerd, até porque chegar perto deles com aquele bando de fãs enlouquecidos é simplesmente impossível!

Nos outros espaços espalhados pelo galpão rolou de tudo: no Espaço Like a Boss, patrocinado pelo Sebrae, rolou várias mini palestras super interessantes para ajudar o pessoal que está começando a trabalhar com mídia, internet e seus derivados. Já no Cordel kd Hub teve debate efervescente sobre a sensualidade na internet com direito a participação de “webcelebridades” femininas que causam polêmica pela rede como: Pietra Príncipe (apresentadora do MultiShow), Taty Ferreira do Acidez Feminina e a sempre polêmica Ângela Bismarchi. Tudo isso mediado pelo Afonso Tresdê vestido de mulher!


O espaço Le Pufes era o ponto de encontro de todos os palestrantes e visitantes do festival. “Tá perdido? Marca no Le Pufes!”. Lá também rolou alguns bate-papos interessantes como o encontro de Davi Garcia, do Ligado em Série, e Erika Ribeiro, do Seriadores Anônimos, que discutiram com a galera pontos de vistas de ódio e amor pelas séries que andam rolando pelas telinhas do mundo. Mas foi sem spoiler viu!

O evento ainda conta com um super stand da MultiShow no começo do galpão (com uma fila gigantesca!!! O.o) onde vários cartunistas estão a postos realizando caricaturas dos visitantes e depois elas são impressas em canecas exclusivas que são entregues na hora. Eu não tive coragem de ficar cozinhando naquela fila ontem, quem sabe hoje eu consiga ficar (quero uma canequinha =D – Lembrei do Fábio Carvalho, ele e eu com a mania de colecionar canecas hehe).

Agora sem dúvida alguma o melhor espaço da youPIX ficou por conta dos aficionados em literatura de horror. A editora recém-nascida, DarkSide Books, do Chico (um amor de pessoa!), apostou no terror para conquistar seu público. Com uma chamada de efeito que gruda na cabeça, “Aposte no escuro!”, o stand foi todo decorado em preto e vermelho com direito a caveiras espalhadas pelo ambiente, frigobar estilo anos 50 e manequins infantis com máscaras de gás da época da Segunda Guerra. Simplesmente fantástico! (De quebra ainda ganhei de presente - totalmente surpresa - do Christian Leal, o livro dos Goonies - que estou babando até agora =D)

Foto tirada por @ChristianLeal
O festival é ótimo para conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e descobrir o que está bombando na web. Eu aproveitei e reencontrei amigos, conheci outros que tanto admiro, mas que até então ficávamos só na telinha (como o meu amigo-muso-maxxi-ever Nick Ellis que admiro demais desde a época em que fomos finalistas no The Bobs e começamos a conversar). Também conheci uma turma pra lá de especial e divertida. Os meninos Rafael Piracaia, Razuchi e Bigorna Vlog, todos do podcast Farândola Crew. Gente boa, divertida e com muito conteúdo pra compartilhar!

A primeira noite terminou com Rafinha Bastos no palco principal após a final do 2º Talent Content Show.

Hoje rola mais festa lá no Cais do Porto! Tem mais Rosana Hermann, Jovem Nerd, Nick Ellis e Edney Souza, mas também tem Jonny Ken, João Caribé, Eduardo Spohr, Cardoso e muito mais!


A youPIX Rio fica na Av. Barão de Tefé, 75 (no Centro Cultural de Ação e Cidadania) na Saúde – Centro do Rio. Bem do ladinho da Sacadura Cabral. Se tu vai de busão e vem do Centro, Zona Norte ou Sul, pega o busão 172 que para ali na esquina da Sacadura. Se vem “di à pé” só seguir pela Av. Passos sentido Praça Mauá e pegar a Rua Camerino andando até o final. E bora se preparar porque hoje tem mais youPIX!


1 Comentário

Rafael Zuchi disse...

Foi muito massa esse Youpix. Prazer conhece-la e ate a proxima! :)

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;