quarta-feira, junho 24, 2009

A estranha "arte" de comer Insetos

Entomofagia é definido como o consumo de insetos, aracnídeos e artrópodes em geral, como alimentos para humanos e animais. É um hábito alimentar amplamente utilizado em algumas culturas do mundo: América Central e do Sul, África, Ásia e Austrália, embora em alguns outros, é muito comum e é considerado um tabu.

Para muitos pode ser até assustador, para outros nojento, mas saibam que isso é um habito normal em vários lugares do mundo. Na Tailândia, por exemplo, nada melhor do que começar o dia comendo um bom prato de tarântulas ou grilos crocantes. Acho ruim? Acha que faz mal? Que nada!

Além de não fazer mal algum, muitos insetos podem ser tão nutritivos (alguns até saborosos) quanto vários outros bichos que colocamos no prato todos os dias, como vaca, frango, peixe, etc.

Os Chimpanzés, porcos-da-terra, ursos, toupeiras, musaranhos e morcegos são apenas alguns dos mamíferos, com exceção dos humanos, que tem os insetos com um dos principais alimentos da cadeia alimentar. Existem 1.417 espécies de insetos comestíveis e cerca de 3.000 grupos étnicos ao redor do mundo que atualmente praticam a entomofagia.

A maior parte desses insetos são comidos nos estágios de larvas e pupas, ainda que alguns sejam bons até a idade adulta. Encabeçando a lista dos mais comestíveis está o besouro, com 344 variedades. Formigas, abelhas e vespas estão logo atrás com 314. Borboletas, mariposas, gafanhotos e grilos são os outros competidores de peso.

A Ásia, como muitos sabem, é o principal continente do mundo que tem por opção esse tipo de alimentação tão exótica. Por lá as larvas de mariposas, grilos, pupas de mariposa, besouros e libélulas são comidos com muito gosto.

Os Chineses são apaixonados por grilos tostados como aperitivo ou cozidos no arroz. As larvas são adicionadas a sopas, cozidas ou servidas fritas. Os japoneses consideram a pupa do bicho-da-seda uma iguaria. Mas nenhum desses chega aos pés da barata d'água gigante. Essa criatura é a favorita na Ásia. Ela pode ser tostada e comida inteira ou moída em uma pasta para molhos.

Os africanos apreciam os grilos e os gafanhotos, mas misturam um pouco mais os sabores comendo cupins e lagartas também. Mas é só chegar nas Américas que a coisa fica muito mais extravagante, principalmente em alguns países da América do Sul.

Nesses países os menus são especialmente enriquecidos com escorpiões e tarântulas. As tarântulas são consideradas um pouco gordurosas, e para o autor do livro "Man Eating Bugs", Peter Menzel, tem um gosto parecido com frango. Ele cita no livro uma coisa bem engraçada em relação a esses aracnídeos tão temidos por tanta gente: "Se frangos não tivessem ossos, tivessem pelos em vez de penas e fossem do tamanho de um pardal recém-nascido, eles teriam o sabor parecido com o de tarântulas".

Top 15:
As 15 espécies de insetos comestíveis do mundo


Anoplura - piolhos
Orthoptera - gafanhotos, grilos e baratas
Hemiptera - qualquer inseto dessa espécie
Homoptera - cigarras e insetos da família Membracidae
Hymenoptera - abelhas, formigas e vespas
Diptera - moscas e mosquitos
Coleoptera - besouros
Lepidoptera - borboletas e traças
Megaloptera - Sialis lutaria e Corydalus cornutus
Odonata - libélulas e donzelinhas
Ephemetoptera - efeméridas
Trichoptera - moscas d'água
Plecoptera - moscas-de-pedra
Neuroptera - insetos das famílias Chrysopidae e Hemerobiidae e formigas-leão
Isoptera – cupins


Mas que vantagem teria em se comer insetos? Claro, se não tivesse, ninguém comeria. Fico pensando no que as dondocas viciadas em dietas farão depois de ler esta parte. A maior parte dos insetos são benéficos e fazem bem à saúde. Um bom exemplo soa os grilos, ingeridos principalmente nos países Asiáticos. 100 gramas de grilos contêm apenas 121 calorias, dessas 121, apenas 49,5 calorias provêm de gordura. O Valor nutricional de um amiguinho do Pinóquio fica em 12,9 gramas de proteína e nos 75,8 miligramas de ferro. Isso para se ter uma ideia.

Vale lembrar que se você estiver em uma situação de sobrevivência, os insetos podem salvar sua vida, pois proverão você das proteínas diárias necessárias até ser resgatado. Mas todo cuidado é pouco, por alguns deles podem ser tóxicos. O exercito ensina regrinhas básicas para escolher um inseto comestível infalível quando estiver em perigo: prefira bichos com coloração preto, verde e marrom e fique longe dos insetos vermelho, laranja e amarelo. Insetos com cores chamativas sempre serão sinônimos de animais tóxicos. Evite-os sempre!

E para os maluquinhos de plantão, lembrem-se que vivemos em cidade grande, e é comum as pessoas lançarem inseticidas por todo canto. Não vai saindo catando formiga ou barata no chão para comer por você acabara intoxicado pelos vermicidas. Depois não diga que não avisei! Quer comer insetos? Vai para Ásia!

Vale lembrar que comer insetos é um hábito antigo entre os seres humanos. Os asiáticos não foram os primeiros e não serão os últimos, pois já na pré-história os homens usavam ferramentas pontiagudas para capturar cupins e comer. Pode ser nojento para você, mas já salvou muita vida em muito lugar nesse planeta durante muitos anos.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;