sexta-feira, novembro 06, 2009

E o convite vai para ...


A cada dia no mundo virtual vemos novas ferramentas de comunicação. Anos atrás quando entrei a moda era todos terem o famoso CD da AOL Brasil, quem não tinha era um excluído. Tinha gente que brigava, discutia, leiloava e até pagava para ter o tal CD. O tempo passou e as formas de comunicação online também.

Anos depois eis que surge o orkut em nossas vidas. Só entrava quem tinha convite especial. Nem lembro quem mandou convite para mim. Sei que recebi o convite um bom tempo depois que muitos conhecidos já tinham. Eu não achava graça, porque usava sites de relacionamentos parecidos (sem convite) como o antigo Gazzag e o Beltrano, por isso não via motivo para ter que “brigar” por um convite de um tal de orkut.


Quando tive que receber, recebi e ponto final. Entrei, curti o tempo que foi necessário, depois caiu em marasmo. Hoje raramente entro nas comunidades para participar ativamente como fazia antes. O engraçado é que eu tenho comunidades criadas por mim, que às vezes até esqueço que existem, só lembro quando aparece na tela que tenho que liberar alguém para entrar.

Depois de tanto que brasileiro entrou no orkut, os próprios americanos (criadores do site), começam a sumir do mapa orkutiano. Era tanta bagunça, exposição desnecessária, apologia a violência e pornografia, que o orkut virou até caso de polícia por N motivos. E com isso foi ficando banalizado a tal ponto que o seu criador “abriu geral”, em termos populares, “a galera invadiu a praia” (como diria Roger do Ultraje a Rigor). Entrava quem queria, como queria e quando queria. Virou zona geral.


Depois disso o gigante Google resolveu colocar ordem na casa e comprou os direitos do orkut e meio que “obrigou” aos usuários a fazer uma conta de e-mail em seu novo produto que estava sendo lançado: o Gmail. Então quem tinha uma conta antiga, com e-mail de outros servidores ficaram, quem quisesse entrar tinha que abrir uma conta no Google. De uma forma ou de outra, o “convite” oculto voltou a reinar. Mas como o Gmail também é um serviço gratuito da Google, óbvio que começou a virar bagunça.

O tempo continuou passando e vários outros meios de comunicação virtual foram aparecendo, se firmando, sumindo e ressurgindo: icq, mIRC, msn, skype e agora o twitter. Também foram aparecendo outros sites de redes sociais, como facebook, Peabirus, LinkdIN, Via6, Plaxo, entre outros. E o povo foi se adaptando...


Eis que a poderosa Google resolver dar um “tapão” no Facabook (porque muitos orkutianos estão descobrindo o novo esconderijo dos norte-americanos fujões do orkut), e dar um upgrade em seu visual. Tudo bem... Até aí, uma maravilha... Mas aí vem a nova confusão: para “experimentar” a novidade “googleana”, você tem que ser... Convidado! Isso mesmo, e eis que voltam os convites para o orkut e a rotina do toma, pega, troca, divide, presenteia, leiloa, vende, distribui, começa outra vez.

Fico lendo o pessoal (tanto no orkut, quanto no facebook, quanto no twitter), todos desesperados pelos convites, igualzinho quando era no seu começo. Ainda brinquei: daqui a pouco terão convites sendo vendidos no Mercado Livre, pois no eBay já tem, como era antigamente. E para emendar a confusão do “me dá-me dá”, a Google também lança o Wave, um sistema de relacionamentos que pega tudo isso que conhecemos e joga no liquidificador virtual. É como se fosse um grande e-mail gigante com orkut, facebook, twitter, msn, etc, tudo acoplado. É o famoso “tudojuntomisturado”.

já digo logo: não recebi convite nenhum. Não vou pedir convite nenhum. Não tenho convite nenhum para distribuir, dar, presentear, vendar, sortear... Nada disso. Ficarei no meu canto quietinha como fiz quando o velho (e bom) orkut começou... Quando algum amigo receber e achar que tem que dividir comigo, legal, ao contrário, paciência. Eu que não vou ficar disputando com mais de 190 milhões de brasileiros, afinal, meu velho orkut ainda tá servindo para o que eu quero, e o tal do Wave, já falaram tanto mal do coitado que nem me deu vontade de conhecer. Quem sabe um dia...

E você? Já conseguiu o tão sonhado convite do novo orkut ou do Google Wave?
Vale a pena qualquer coisa para ter um? Coisas a se pensar não é?

Notícias fresquinhas (às 23:35 via feeds): E não é que já estão vendendo os convites do novo orkut no Mercado Livre? Acabei de ler no Compulsivo.


Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;