segunda-feira, novembro 02, 2009

Você usa seu cartões de visitas corretamente?

Sem dúvida alguma o cartão de visitas é uma ferramenta importante para os relacionamentos pessoais, sociais, e principalmente, profissionais. Mas quando e como devemos usá-los? Estava eu andando pela rede quando li um artigo no Jornal Carreira & Sucesso, do Grupo Catho, muito interessante. Nele havia dicas de como usar corretamente o nosso cartão de visitas e em quem ocasião ele se faz necessário. Foi quando me deu um clique e resolvi pesquisar o assunto para saber se realmente o pessoal sabe usar.

Em minhas pesquisas descobri que os brasileiros não têm o costume de carregar o cartão de visitas em sua carteira. Achei isso horrível, afinal quando estamos em um encontro, que pode até ser social apenas, podem surgir oportunidades únicas, e não vamos ficar distribuindo nossos números de contatos anotados em guardanapos de papel, não é?

Imagine-se, por exemplo, que você vai a um fórum ou congresso onde tenham profissionais de sua área de vários locais do mundo e simplesmente eles, educadamente, lhe entregam um cartão, e você, sem graça, corre para pegar um pedaço de papel para anotar seu telefone e e-mail. Imediatamente você já estaria passando uma imagem profissional negativa.

Os cartões de visitas servem para muitas coisas. Além de ser sua primeira impressão quando está em encontros profissionais, também serve para diversas ocasiões, como: se apresentar a profissionais e empresas; acompanhar o envio de flores e presentes ou agradecê-los; aceitar ou recusar convites escritos; enviar condolências, felicitações ou cumprimentos; agradecer apoios recebidos; acompanhar importâncias em dinheiro; lembrar um convite feito oralmente; comunicar mudança de endereço (profissional ou pessoal); entre outras utilidades.

Para se ter uma pequena noção, os cartões são tão necessários e indispensáveis no trato profissional quanto uma boa vestimenta. Um "verdadeiro" profissional sem cartão de visita passa uma péssima imagem de si mesmo, e consequentemente, da empresa em que trabalha. E fica pior quando ao perceber sua gafe, você tentar emendar com outra dizendo que eles acabaram. Isso demonstra que você não tem organização e nem logística pessoal.

Uma das coisas mais importantes para um profissional é lembrar de renovar o estoque de cartões constantemente. Antes de sair de casa para um encontro, evento, ou seja, lá o que for, dê uma olhada na carteira e verifique como está sem "estoque" pessoal. Assim, você nunca passará pela vergonha de dizer que "acabou".

Como entregar um cartão de visitas corretamente

Os japoneses - diga-se de passagem, um povo muito profissional - levam muito a sério o primeiro contato profissional. Eles seguem a risca a forma de como se entregar um cartão as pessoas. O cartão deve ser sempre entregue na mão da pessoa, sendo segurado pela parte superior, entre o polegar e o indicador dobrado, e o mais importante, com o seu nome posicionado para a pessoa que recebe. Dessa forma, quem receber poderá obter uma leitura imediata dos principais dados contidos nele.

E não pense que a etiqueta fica somente na entrega. Quando for a sua vez de receber o cartão leia o que está escrito imediatamente, e foque no nome da pessoa. Essa é a principal forma de saber que você está interessado no assunto que está sendo tratado. A pior gafe que se pode cometer é receber um cartão e guardá-lo imediatamente no bolso sem lê-lo antes, e depois, muito sem graça vir com a idiota pergunta: "Como você se chama mesmo?".

Outra regra de etiqueta utilizada, tanto pelos orientais e quanto pelos europeus, é a de quando se está em um almoço de negócios, por exemplo, e não tiver a oportunidade da troca no início da conversa, aguarde o término da refeição para realizar a troca. Nunca saia de um almoço, ou jantar, de negócio sem entregar seu cartão. No caso de reuniões, eles devem ser entregues antes de seu início, assim todos saberão quem é você durante o decorrer do processo.

No caso de uma entrevista para imprensa existe também uma regra importante. Quando você for entrevistado pessoalmente por um jornalista, lembre-se de entregar seu cartão para que o seu nome, por mais difícil que seja, saia corretamente na matéria a ser redigida.

Existe um tipo de cartão especial para cada ocasião




Se você vai para um encontro profissional o seu cartão deve conter informações importantes sobre o seu cargo, seus números telefônicos para contato, e-mail, nome o site da empresa. Se você for um profissional liberal, está liberado da logo da empresa, mas se for um contratado, é imprescindível que a logo esteja representada de forma visível.

Outros dados importantes em cartões profissionais para contratados são: endereço da empresa com o devido CEP para futuros envios de documentos.

Se você é um profissional liberal o cartão deve conter seu nome (em destaque), sua função, telefones, e-mail, site pessoal (ou profissional), e hoje em dia, podendo colocar também contatos de redes sociais como msn, twitter e skype.

Além dos profissionais, é bom manter um cartão pessoal para ocasiões especiais como aniversários, datas comemorativas e eventos sociais. No cartão social o mais importante é conter nome, telefone, e-mail, site e algum contato de rede social. Neste caso, os cargos são dispensáveis.

Mas como fazer o cartão ideal?

Hoje existem gráficas rápidas que fazem cartões a preços populares com diversos temas e cores. Só evite, em um cartão profissional, usar cores vibrantes demais, opte pelos cartões com fundo branco, são mais "clean" e mantem as informações em destaque.

Quando você faz parte de uma grande empresa, na maioria das vezes, ela mesma irá lhe fornecer um cartão de visitas. Algumas optam pelo cartão padrão, aonde o nome e o cargo do funcionário não vem impresso, sendo preenchido manualmente pelo portador.

Além de todas essas opções, hoje, com a tecnologia avançada, temos a possibilidade de confeccionar nossos cartões em casa, não só utilizando programas especiais, como Corel e Word, e até sites, que formatam ao seu gosto e disponibilizam em arquivos pdf.

Neste último caso, a pouco tempo, eu descobri um site (o Businesscardstar) que faz cartões de visitas muito bom e dividi essa informação no twitter, e soube que muitas pessoas gostaram e fizeram seus cartões por lá. Você pode salvar em pdf e mandar imprimir em uma papelaria ou gráfica, com certeza saíra mais barato, pois você não terá que pagar pela criação do design.


E você deve ficar atento para nunca entregar um cartão sujo ou amassado. Para isso, hoje, em várias papelarias e grandes lojas estão disponíveis para venda porta-cartões, que podem ser de couro, metal e até de prata. Escolhe aquele que lhe agradar mais, e sempre leve com você dentro da bolsa ou da carteira.

Quando for você mesmo a criar seu cartão existem algumas dicas a seguir:
  • Evite colocar símbolos das profissões no cartão, tais como balanças para advogados.
  • Cartões com a ponta dobrada não se usa mais.
  • Cartões profissionais não devem conter o slogan da empresa, somente o logotipo.
  • Em alguns casos, o telefone celular não deve ser mencionado, a não ser que sua profissão o mantenha longe de um telefone fixo por muito tempo. Caso contrário, prefira anotá-lo à caneta no verso.
Lembre-se: A primeira impressão, é realmente a que fica. Tenha sempre com você um cartão de visitas.


1 Comentário

david890 disse...

Some very interesting viepoints discussed here.
nice business card info

250 free business cards

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;