quarta-feira, fevereiro 10, 2010

E agora? Minha identidade não vale mais? =O


Todos sabem da minha maratona para fazer o intercâmbio em Londres no meio do ano. Para isso, minha vida literalmente virou de cabeça para baixo. É tanto documento e coisas para resolver que estou assumidamente pirando. E lá fui eu tirar o meu primeiro passaporte e nessa de vai e vem tive uma surpresa das grandes: minha identidade não vale mais. Como assim? Choquei!

Depois de muita enrolação consegui dinheiro para pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União), a "taxinha" para tirar o tal do passaporte. Paguei, marquei e lá fui eu encarar o sol de mais de 40 graus do Rio de Janeiro em um ônibus sem ar condicionado, e para completar em um engarrafamento gigantesco (isso em pleno meio-dia). Depois da maratona da ida, claro que cheguei atrasada, fui colocada para o fim da fila de espera e fiquei lá, feliz da vida sentadinha... Esperando.

De cara, uma policial que fica na entrada conferindo a documentação para ver se trouxemos tudo certo já implicou com minha identidade (que foi tirada em 1993, mas com foto de quando eu tinha 13 anos – haha – não riam), dizendo que eu estava irreconhecível na mesma (detalhe: não mudei nada rs). Solicitou então minha carteira de trabalho ou habilitação (como não tenho carteira de motorista, foi a trabalhista mesmo). Sentei, no calorão infernal e fiquei me maquiando e penteando os cabelos enquanto esperava.

Chegou minha vez e fui toda feliz para o guichê quando tive a grande surpresa. A atendente, muito educada, quando pegou minha identidade disse que não poderia aceitar o documento, não pela foto, mas porque a data de expedição era de 1993 e que agora os órgãos públicos e cartórios não aceitam mais identidades com mais de 10 anos de emissão. "Como assim João?" Eu fiquei chocada, pois não sabia de nada disso. Ainda fiquei argumentando com a moça quando que tornaram isso obrigatório e quando que isso foi divulgado ao público? Afinal, nunca ouvi falar disso em nenhum jornal pelas emissoras de TV e nem nos grandes jornais impressos.

Ela disse que os cartórios brasileiros não aceitam mais os documentos de identificação com o prazo de emissão elevado, pois isso, segundo eles, impossibilitam a identificação da pessoa portadora do documento, inclusive eles. Choquei!!! Não sabia disso. E ela, muito educada, ainda me confirmou dizendo: "Se você for viajar para o exterior providencie logo um novo documento de identidade, pois na hora do check-in irão pedir e esse não será aceito. E será muito incômodo ficar carregando a carteira de trabalho (porque é grande) para cima e para baixo. Verifique só em nosso site". E claro, fui correndo para olhar, e ela estava certa. Veja abaixo em destaque:


Cheguei em casa e corri para buscar informações de como tirar a segunda via e percebi que preciso da minha certidão original de nascimento (coisa que papai fez questão de jogar fora anos e anos atrás, achando que era xerox ¬¬). E aí começou minha nova aventura: tirar uma segunda via da certidão de nascimento para poder retirar a segunda via da identidade, essa agora, sendo do DETRAN. Já vi que até o dia da viagem terei outra via crucis até o dia do embarque (final de julho).

O cartório onde minha certidão de nascimento foi emitida não existe mais. Então, óbvio, que surtei. Tentei verificar a possibilidade e pedir a segunda via em um cartório on-line, sendo que as informações que eles pedem me deixaram mais loucas ainda: averbação, finalidade do documento e outras coisas loucas mais. Fora que o valor do documento é de 19,95 mais taxas que finalizam tudo em quase 60 reais. Surtei!!!! Outra vez. Agora me resta descobrir onde foi parar meu cartório e ver se indo pessoalmente sai mais barato.


Tudo isso porque ainda terei que pagar mais 25 reais do DUDA no DETRAN para a segunda via da identidade e já morrei em 156 reais para o GRU do passaporte. Se essa "burrocracia" continuar até o dia da minha viagem vou à falência antes de chegar em Londres... Surtei!!!!!

6 comentários

Anna disse...

Eles são extremamente sem noção no quesito grosseria...não somos obrigados a saber certos tipos de burocracias!!!!

The Best disse...

Ana,
Verifique com o DETRAN se você não pode tirar a segunda via do RG pela primeira via dele (que deve ter sido feita pelo IFP). Lembre-se que você já tem registro e os dados da sua certidão constam no RG original, que é um documento oficial.

Como você está tirando por problema de "validade", verifica também se não tem isenção da taxa.

Realmente é um absurdo ter que tirar um documneto, que não tem validade, porque é "velho. E o pior disso tudo é ter que pagar por isso.

Harley Coqueiro disse...

O seu documento de identidade ainda vale, porquê não?

O fato da sua foto ser de quando tinha 13 anos é "burrocracia". E ainda que a sua foto fosse recente, mas se estivesse com cabelo de tamanho diferente ou pintado, seria recusado o documento?

No item que você destacou não diz que o documento será recusado se contar com mais de 10 (dez) anos de expedição!

Ou isso é falta de preparo/má vontade de funcionários; paranoia de americano cagão ou "lobby" da máfia dos cartórios.

Faça o seguinte: pegue uma foto 3x4 recente e coloque no lugar da anterior, com papel "contact" e não se esqueça dos furinhos do Instituto de Investigação do Rio de Janeiro (tenha capricho: as aulas de educação artística servem pra isso).

Ah, e não conte pra ninguém e dê uma banana para os agentes, quando você estiver nas ruas de Londres... \O/

Unknown disse...

É Xará... eles conseguem tirar todos nós do sério achando que 'nós temos que saber'. Não temos que saber de nada. Enfim... Agora é ir atrás do 'prejuízo'.

Ricardo, meu anjo, eu sei que é no DETRAN agora. Estou verificando como faço, mas sabe como é o Brasil em plena época de carnaval não é? Simplesmente para. Agora tudo o que eu tiver que resolver é só depois da festança mundanda carnavalesca, rss... Me resta esperar, rss

Harley meu querido... Haha adorei as 'dicas' estilo '007' de ser. É eu vi que não tem 'data', mas depois continuei me informando e verifiquei que as identidades agora são impressas com validade para todos (choquei!!!). Justamente porque acham que 'dificultam' a conferência (coisa de burros ou preguiçosos), mas fazer o quê. Agora me resta esperar o carnaval passar e ir atrás dos novos documentos...

Beijocas povo e obrigada pela visita!

Anônimo disse...

Oi Ana...não desanime não amiga, isso é só o início...depois vem mais...quando chegar no exterior mais e mais...faz parte. Mas não deixe a peteca cair, vá em frente, você consegue.

Beijos

Denise Lopes

Ana Beatriz Camargo disse...

Que bacana que você vai para Londres, Ana! Só não deixei de ir ao Museu Madame Tussauds ver a estátua de cera do George Clooney e patinar pelo Hyde Park :-)

Nossa, a medida que ia lendo sua via crucis meu semblante ia mudando e a careta aumentando. Olha, surtei com você!

Mas desejo muita sorte aí para você conseguir recolher todos os documentos sem mais stress e sem mais gastança.

Beijão!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;