sábado, maio 22, 2010

Você tem um homônimo? Cuidado! Você pode ser acusado no lugar dele


O Brasil é um país estranho em certas coisas, principalmente quando se fala em Justiça. É comum no mundo inteiro pessoas possuírem o mesmo nome e sobrenome, afinal, somos um país constituído por imigrantes e descobridores. Naturais daqui, só os índios e olhe lá. E por conta dessa confusão nominal, muitas pessoas pagam pelos erros das outras, já que por aqui, não é costume verificar as diferenças.

Se eu me chamo Maria José Santos da Silva, existirão pelo menos mais umas 20 outras mulheres com o mesmo nome e sobrenome, afinal todos são nomes comuns entre os brasileiros. O que nos diferencia é nossa filiação (pai e mãe), e se nesse caso os nomes ainda forem iguais existe algo que só cada pessoa tem, e isso é INCONFUNDÍVEL: a impressão digital. É única, intransferível e são raríssimos os casos de duplicidade.


Mas por aqui, se você tem o mesmo nome que outra pessoa e essa cometer algum ato ilícito, até eles resolverem verificar tudo, você acaba sempre parando na cadeia, ou sendo cobrado por dívidas que não possuí, etc. Esse foi o caso Willian que mora em Goiânia. Ele foi preso pela terceira vez porque existe um outro Willian, com o mesmo sobrenome que o dele, que anda cometendo crimes por aí e na hora de 'prestar contas' com a Justiça quem vai é justamente o que não tem nada a ver com o pato.

Ano passado ele chegou a ficar 27 dias preso, depois que policiais o abordaram em um ferro velho se passando por entregadores e deram voz de prisão afirmando que ele tinha quatro processos em seu nome. Ups, ou melhor, em nome do outro Willian. Mas eles lá querem saber quem é João ou quem é Maria? Levaram mais uma vez em cana o coitado do trabalhador.

No sistema policial o nome e sobrenome de Willian aparece como autor de diversos roubo pela região metropolitana de Goiânia. Desta vez, ele conseguiu um alvará de soltura onde consta no documento que ele é homônimo do autor dos crimes, mas infelizmente o outro Willian continua cometendo crimes por lá e só nesta última prisão é que 'resolveram verificar as impressões digitais' dele primeiro.


Conheci um senhor anos atrás que ficou impossibilitado de abrir uma conta no banco porque um homônimo dele estava com o nome sujíssimo na praça. Mas o banco nem quis saber da explicação. Ele, que teve que ir à justiça, provar que não era o caloteiro, sofreu por mais de 10 anos com problemas de dívidas e cobranças vindo para seu endereço, além de telefonemas de cobradores e até um processo por fraude ele recebeu.

Por isso, tome cuidado quando confundirem você com outra pessoa por conta do nome. Ter o mesmo nome de alguém por aqui é sinal de dor de cabeça, afinal, no Brasil, ele prendem primeiro e só depois vão tratar de identificar se você é você mesmo ou não.

2 comentários

Bira disse...

minha mãe faleceu a 10 anos atras e hoje tem uma outra pessoua recebendo seu beneficio e se passando por ela,ate agora a policia não fez nada isso que e vergonhoso.

musica disse...

como sei se tenho homonimo?

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;