quarta-feira, junho 02, 2010

Mulheres no Cinema! Festival Internacional de Cinema Feminino 2010 começa dia 07 no Rio


O Rio de Janeiro que respira arte e cultura o ano inteiro agora será palco de mais uma semana especial. O FEMINA (Festival Internacional de Cinema Feminino) 2010 será realizado de 7 a 13 de junho. A cerimônia de abertura acontecerá no Cine Odeon Petrobrás com o filme O ANJO, da diretora norueguesa Margreth Olin, que estará presente para participação em um debate com o público.

O Festival surgiu em 2004 como o primeiro no gênero exclusivamente para filmes dirigidos por mulheres, do Brasil e da América Latina. O evento é anual e ocorre sempre no Rio, mas já teve suas versões itinerantes com mostras especiais no interior do Estado e por várias outras cidades do Brasil. Aqui no Rio os municípios que já receberam um gostinho do FEMINA foram Volta Redonda, Barra Mansa e São João de Meriti, e dividiram esse prazer com o pessoal de Goiânia (GO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Corumbá (MS).

Mulheres incríveis já foram foco das homenagens nesses sete anos. Entre elas as diretoras Tizuka Yamazaki, Carla Camurati, Beth Formaggini e Ana Carolina, além das atrizes Helena Ignez e Betty Faria. A escritora Rose Maria Muraro e a fotógrafa Cláudia Ferreira também já foram homenageadas nas edições anteriores do FEMINA. Este ano é a vez de Alice Gonzaga, diretora da Cinédia (o estúdio mais antigo do Brasil, que completa 80 anos em 2010). 


Alice é conhecida como uma das maiores produtoras do país e uma referência no trabalho de preservação e restauração de filmes. Da homenageada serão exibidos dois curtas: Memórias de Carnaval e Canção de Amor (sobre Gilda de Abreu e Vicente Celestino).  A exibição será no dia 13 de junho, antecedendo a entrega dos vencedores das mostras competitivas do FEMINA.

Os filmes serão exibidos nos Cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural Rio que fica na Av. Almirante Barroso, 25, no Centro ao lado do Metrô Carioca. Todas as exibição terão entrada franca. As sessões começam às 21h e as salas tem lotação de 85 lugares sendo dois deles para cadeirantes. 

Todos os anos é escolhido um país para ser representado. Este ano é a vez da Dinamarca, que além de ser homenageado apoia o Festival através do  Instituto Cultural da Dinamarca. O evento será composto por 130 filmes divididos entre curtas, médias e longas. São 25 países participantes que concorrente ao troféu confeccionado por Junia Machado

As categorias do FEMINA são:
  • grande prêmio internacional
  • grande prêmio nacional
  • prêmio especial do juri internacional 
  • prêmio especial do juri nacional
  • melhor diretora internacional
  • melhor diretora nacional
  • destaque feminino internacional
  • destaque feminino nacional

O FEMINA é projeto patrocinado pela AVON, Caixa Econômica Federal (por intermédio da CAIXA Cultural RJ), Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura) e FERSOL. Recebe ainda apoio do Instituto Cultural da Dinamarca e da designer de joias Junia Machado.

Ainda ficou com dúvida? Visite o site da CAIXA Cultural e confira a programação ou no site do FEMINA.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;