domingo, novembro 28, 2010

Nova frota de 'ônibus multicor' no Rio confunde os usuários


A poucas semanas o governo resolveu inovar e 'padronizar' o transporte viário da cidade. A decisão foi tomada em setembro deste ano pela prefeitura carioca afim de combater a máfia dos transportes e melhorar o dia a dia dos passageiros, trazendo conforto e 'praticidade'. Porém, não é bem assim que vemos nas ruas o que anda ocorrendo.

Algumas empresas começaram a colocar seus 'novos' carros nas ruas e tudo isso tem trazido muita confusão para os usuários. Cada ônibus será dividido por região e terá acesso GPS para o controle em tempo real da frota. Ainda conta com sistema de segurança com câmeras de vídeos e tacógrafos eletrônicos.

Mas grande parte da população está confusa e muitos andam perdendo a condução no meio do caminho tudo porque a divisão de cores está confundindo a cabeça da população. As regiões foram divididas da seguinte forma:

Consórcio Intersul - AMARELO
Consórcio Internorte - VERDE
Consórcio Transcarioca -  AZUL
Consórcio Santa-Cruz -  VERMELHO



A Intersul será responsável pela circulação da zona sul e grande Tijuca. A Internorte ficou com a Zona Norte carioca. A Transcarioca pegou a responsabilidade pelos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e maior parte de Jacarepaguá. Sobrando para a Santa Cruz o restante da Zona Oeste, como Bangu, Campo Grande, Realengo, Santa Cruz e toda região abrangente. O centro da cidade ficou de fora da seleção justamente por ser ponto central de encontro de todas as frotas.

Confuso? Sim. Até eu fiquei. Imagine então os idosos que mal enxergam a numeração dos ônibus vindo à distância. E os analfabetos (que são muitos) que não sabem ler nem os números? A maior parte dessa população diferenciava o ônibus que precisava pegar pelas cores distintas de cada viação. Agora tudo virou um grande arco-íris.

Tomei como exemplo minha mãe que um dia levou quase duas horas para ir a um bairro, pois como todos os ônibus de nossa região (do Consórcio Santa Cruz) são agora vermelhos e ela não enxerga de longe, nem de óculos, perdia a condução porque fazia sinalização quando ele estava perto demais e o mesmo não parava.


A poucas semanas uma senhora que estava sentada em um ponto de ônibus ao meu lado parecia estar apreensiva, pois ficava olhando e xingava cada vez que um ônibus passava. Percebi que ela não sabia ler. Ela, uma senhorinha bem idosa, que também já deve ter problemas de visão, ainda tinha contra o fato de não entender os números e fazia a diferenciação de cada linha por suas cores. Agora resta ela a boa vontade de passageiros nos pontos ajudá-la a sinalizar para o ônibus que ela espera, porque todos são da mesma cor.

Não critico o que o governo fez em modernizar a frota e tentar organizar a bagunça que existia no transporte. Longe de mim isso. Até porque, na região onde eu moro, transporte público é algo escasso e preocupante, além de frotas completamente velhas, destruídas pelo tempo. Porém, unificar tudo em uma só cor por região não facilita para toda a população.


Acho que quando projetamos algo que é de uso comum devemos pensar no todo e não só 'na maioria'. Revitalizaram as frotas, compraram carros novos, informatizaram o sistema, porém esqueceram de idosos e analfabetos também são usuários desse mesmo transporte.

Óbvio que precisamos nos modernizar. Claro que nossas frotas estavam degradantes e o serviço precário, mas se irá fazer algo pela sociedade, pense em toda sociedade e não somente em uma parcela dela, entendeu Prefeito Eduardo Paes?



Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;