terça-feira, dezembro 28, 2010

O novo sempre assusta


Fim de ano época de todos começaram a colocar na balança os prós e contras do que fizeram naquele que está indo embora e começar a lista de promessas (quase sempre não cumpridas) para o que vem chegando. Mas não são das novidades que estão por vir em promessas de ano novo que estou falando. Falo do 'novo' em geral. Daquelas novidades que aparecem em nossa vida quando menos esperamos (e até desejamos demais), porém, não conseguimos acertar o passo de como lidar com a situação.

Novas responsabilidades, novos rumos, novas carreiras, novos amores, novos amigos... Tudo que é novo assusta. Não sabemos como nos comportar diante daquilo que não conhecemos e muitas vezes acabamos enfiando os pés pelas mãos e fazendo tudo errado. O medo toma conta da gente de uma forma inexplicável e parece que nos paralisa de tal forma que ficamos presos nos modelos do passado tentando achar uma solução antiga para um problema novo.

Estou numa fase assim. Coisa novas ocorrendo em minha vida e eu sem saber para que direção tomar. Na carreira então, tudo novo. Tomadas de decisões, situações complicadas, responsabilidades antes nunca tida e muito mais. Fora o eterno problema do controle financeiro que nunca cabe no bolso, o famoso 'sobre mês no fim do salário'.

Acho que independente da idade que temos, tomar decisões que podem mudar nossa vida drasticamente é algo assustar para qualquer pessoa. Imagine para um adolescente com seus lá 18 anos tem que escolher uma carreira a seguir pro resto na vida na hora de optar no vestibular? E quando chegamos no início da fase adulta e temos que decidir entre aceita um emprego que pague mais, mas que não nos dá prazer ao que nos dá prazer, mas não paga bem? E as decisões pessoais que afetam todo o resto, nem se fale...


Decidir se vai pedir a mão da namorada ou não em casamento. Decidir se vai aceitar o pedido de casamento ou não. Se casam, começam a pensar e analisar de devem ter filhos cedo ou tarde, ou se terão filhos. E quando os filhos nascem... Começam as decisões de onde vão estudar, como serão educados e por aí vai. A vida é uma constante roda de novidades. Estamos em eterno processo de evolução, e por mais que saibamos que tudo sempre terá um novo rumo, ainda não conseguimos aprender a lidar com o 'novo'. Ele continua assustando.

Nessas horas dá solidão, vontade de chorar, de jogar tudo pro alto. Nos achamos incapazes de tomar quaisquer decisão importante achando que toda e qualquer que tomemos será sempre a errada e que a outra poderia ter sido melhor. Nunca ficamos satisfeitos com o que pensamos, não conseguimos (por mais que tentemos) separar o pessoal do profissional (e quem disse que consegue por aí, está mentindo viu...) e quando vamos olhar o mundo parece que simplesmente está desabando em nossa cabeça.

O boom da velocidade mundial parece então ter piorado esse nosso medo do 'novo' porque tudo é muito rápido. Antigamente o 'novo' demorava a chegar e hoje mal piscamos os olhos e tudo à nossa volta já é uma novidade. Tecnologia, carreira, projetos, lugares, pessoas, estudos, família, amores, negócios... Tudo parece correr contra o próprio tempo do tempo. Tudo está rápido demais. E cada vez mais vemos pessoas entrando em depressão por conta de estresse, estafa mental, cansaço excessivo e outras doenças da modernidade, como síndromes e fobias que parecem ser incontroláveis.

Esse é o 'novo' mundo. Rápido, moderno, sagaz, produtivo, milionário, sem amor... Mas em compensação cansativo, estressante, sem ligação ou contato humano, sem lógica na maioria das vezes. Tudo modificou. A única coisa nessa virada de emoções futuristas que continua a mesma é o nosso eternos medo do 'novo' e as tentativas frustradas de tentar contê-lo tentando viver em uma parte do passado que deu certo.



Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;