sexta-feira, março 11, 2011

@estadao e seus concorrentes: um caso de amor via twitter


Já tem algum tempo que venho percebendo que o twitter do jornal @estadao vem dando retweet em mensagens de outros jornais, sejam eles grandes ou pequenos, concorrentes diretos ou não. Já vi RT do @JornalOGlobo, da @folha_com, do @jornaldatarde_ e muitos outros. Além dos RTs de leitores e comentaristas assíduos do twitter oficial do Estadão.

Além dos retweets os agradecimentos e a forma acalorada que eles andam se tratando realmente me tocaram nesses últimos dias. Antigamente, eles raramente se citavam e hoje com as redes sociais essa distância, antes quase que obrigatória, se tornou supérflua e todos estão sendo obrigados a perceber que a interação e troca de informação é a base de qualquer mídia social para sobreviver.

Hoje com a velocidade da informação sendo gerada por qualquer pessoa que tenha um smartphone no mundo inteiro é algo mais do que esperado que todos os jornais (principalmente os grandões) descam de seus pedestais e prestem atenção àqueles que estão à sua volta.


Esse boom de troca-troca de tweet eu percebi há mais ou menos uns dois meses e começou com a turma que está responsável pelo twitter oficial do Estadão. Logo depois outros jornais começaram a seguir seu exemplo. O Jornal O Globo começou a agradecer e dar RT também nos twitters que não faziam parte de sua grade de jornais. Ou seja, foi uma onda de troca-troca.

No mês de fevereiro notei que o Jornal O Dia também começou a dar RT em mensagens de seguidores e de jornais concorrentes, assim como a Folha também. Resumindo: num mundo onde as barreiras da informação foram quebradas e agilizadas com a entrada das redes sociais digitais, o Estadão deu um exemplo de profissionalismo criando uma nova onda de gentileza entre empresas do mesmo ramo, ou seja, os jornais tradicionais estão aprendendo, de uma vez por todas que na web ou interage ou morre na praia!

Veja alguns dos tweets troca-troca:
  • http://migre.me/41OjA 
  • http://migre.me/41Og1 
  • http://migre.me/41Ogh 
  • http://migre.me/41OVu
  • http://migre.me/41Pvr
  • http://migre.me/41PxK
  • http://migre.me/41Pzs
  • http://migre.me/41PAB

Parabéns Estadão, Jornal O Globo, Jornal O Dia, Folha de São Paulo e tantos outros jornais impressos que estão aprendendo a se mexer no mundo virtual! Bom exemplo para os futuros jornalistas que estão chegando por aqui. Por essas e outras é que tenho certeza que no Brasil o tradicional jornal impresso ainda vai demorar muitooooo para acabar!

Eu como jornalista e atual Social Media agradeço por essa parceria positiva entre a antiga mídia e as novas, quebrando os paradigmas da concorrência!

Vai RT aí? =D

5 comentários

Wander Veroni Maia disse...

Oi Ana!

Muito interessante essa sua observação e mostra que os jornais já estão aprendendo a entender o compartilhamento de informação que as redes sociais oferecem. Ana, adorei o novo layout do blog. Ficou show de bola!

Beijos,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Ana Beatriz Camargo disse...

Os estagiários que cuidam dessas contas de Twitter devem ser tudo da mesma faculdade, isso sim! (rsrsrs)

Layout novo no PJ, Ana?


Bjos.

Unknown disse...

uhu! que glória, isso sim é revolucionário... parabéns!

Anônimo disse...

Ana, acredito que isso começou graças à visão do grande profissional do Estado, o Pedro Doria. Realmente, uma grande quebra de paradigma e muito positiva! Abraços,

Atila Velo
@atilaVELO
@DrConteudo

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 24/10 às 17h .


Abraços cordiais.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;