segunda-feira, março 20, 2006

Liberdade de expressão: fato ou ficção?

Em permutas pela vida, penso como seria um mundo onde não pudéssemos expressar tudo o que sentimos. Deve ser relevante, frustrante e completamente nervoso.

Bem, eu não peguei a época da ditadura militar onde todos eram obrigados a ficarem calados e não podia sequer expressar qualquer tipo de forma de arte ou sentimento, fosse ele qual fosse.

Lendo e relendo matérias para faculdade me deparei com duas entrevistas da revista ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde dois mestres respondem de modo ímpar sobre o tema liberdade de expressão, cada um a seu modo de pensamento, e que pensamentos.


Na edição de setembro/outubro de 2005 da revista foi perguntado para Artur da Tavola e João Ubaldo Ribeiro o que eles achavam sobre o fato de alguns terem mais liberdade de expressão que o outro. Artur citou um acontecimento com Samuel Wainer do jornal Última hora, onde ele disse não ter liberdade nenhum no jornal dele, e falou que ele poderia não ter nenhuma liberdade, mas tinha toda independência. Não poderia falar nada contra o dono ou o próprio jornal, mas tinha total independência de escrever o que sentia e pensava, desde que isso não afetasse a imagem do jornal.

Já João Ubaldo mandou uma, que só o meu mestre poderia ter relacionado esses fatos, espetacular. Ele citou que um repórter falou de um tal assunto de total complexidade relacionando expressão à impressão. Isso mesmo, ele falou que se abstraímos, radicalmente, outros elementos, a expressão é a transmissão de uma impressão - palavras de João - e já que em nosso país a capacidade de receber impressão é quase nula pela falta de educação, não há condições de termos uma impressão, quanto mais uma expressão.

Esses dois modos totalmente contrários um do outro se fundem num único pensamento, é que na verdade não temos verdadeiramente nenhuma liberdade. O que temos é a falsa sensação que nos é dada conforme a música toca. É o famoso ditado em que se diz, que temos que dançar conforme a música, isso mesmo.

Podemos hoje em dia termos capacidade, e meios, de transmitir o que pensamos e desejamos de várias formas e modos. Afinal, nossa tecnologia avança a cada dia. Mas a verdadeira liberdade, não temos. Pois sempre existirão os tabus por de trás da sociedade, na maioria das vezes hipócrita, e assim não conseguimos realmente nos expressar, porque assim não conseguimos com liberdade formar nossas impressões.

Na verdade estamos no meio do comentários dos dois. Não conseguimos ter liberdade por falta de impressão, e por conseqüência temos a independência de pensarmos o que queremos, mesmo que nunca possamos expressar nossos pensamentos. Esses que são nossos, mesmo que só sirvam para ficar para ficar guardado em velhos diários de papel como no tempo da vovó (muito remotamente em minha própria infância).

Bem, enquanto eu vou curtindo a falta de liberdade e a minha "independência" vou falando o que penso antes que me censurem. (risos).

Uma semana linda!
Aninha!

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;