sexta-feira, abril 07, 2006

Amizades: REAIS ou VIRTUAIS?

Acho que estou meio saudosista. Lendo algumas matérias pelos sites da vida e revistas a fora me deparei com o assunto "amizades virtuais". E fico pensando, será mesmo que ela existe? Será que é tão real quanto as nossas amizades da infância? Não sei... ainda estou analisando esses meus pensamentos vagos.

Lembro de amizades que se iniciaram ainda na infância. Daquelas que brincávamos de casinha, boneca, pique-esconde, queimada e outras brincadeiras de criança. Lembro de amizades do colégio, aquelas que fofocávamos sobre o que aconteceu no dia anterior nos bastidores dos banheiros na hora do intervalo. Onde será que isso tudo ficou?


Li uma matéria de Décio Pizzato onde ele comenta que antigamente trocávamos cartas com os amigos, amores e parentes. Hoje ainda existem papéis de carta e envelopes a venda nas papelarias, ainda existem selos nos correios, mas a vontade de colocar tudo no papel parece estar sumindo com o avanço tecnológico. Estranho? Acho que não. Confesso que até eu aderi ao mundo virtual nos meus últimos dez anos (fazer o quê).

Mas também confesso que sinto falta do meu diário de papel, de minhas cartas para as amigas, dos poemas que escrevia para minhas paixões, de escrever na minha velha e boa Olivetti, e por aí vai...o mundo anda se perdendo no meio de teclados e sala de bate-papo...porque será?

Não reclamo do modo como hoje nos comunicamos, até porque seria hipocrisia já que o utilizo também, mas vejo que ao invés de escrevermos longos ou simples e-mails aos amigos com palavras sinceras ficamos encaminhando mensagens enormes, e na maioria das vezes inúteis. Por que não podemos ter a criatividade e a expontanedade de simplesmente escrever o sentimos. Por que necessitamos dessa maneira exagerada de atenção. Por que pra mim isso é falta de carinho. Parece que precisamos enviar toneladas de e-mails encaminhados para as outras pessoas saberem que ainda existem... do tipo ?olha não esqueci de você?, sendo que vocês está numa lista de mais de 250 pessoas que vocês não faz idéia de quem seja e que essa mensagem que as pessoas dizem ser especialmente direcionada a você já foi redirecionada para milhões de pessoas dentro do mundo virtual. Onde anda então a sua posição de especial na vida dessas pessoas?

Ando percebendo que todos andam sem tempo para regar a famosa plantinha chamada "amizade". Todos sempre estão muito ocupados, muito atarefados, muito tudo e vão deixando de lado as amizades reais, ou às vezes trocando-as por amizades virtuais que nem valem tanto a pena tê-las.

Eu não quero dizer com isso tudo que minhas amizades conquistadas nesses dez anos de net não tenham valido a pena. Olha que algumas valeram e muito. Poucas, confesso, mas poucas que vieram para o mundo real. Mas em compensação se eu for colocar na balança acho que tudo isso não passa de momentos de carência... nossos, só nossos.

Ultimamente não tenho tido tempo nem pra mim, quanto mais para meus amigos reais. Então infelizmente (ou felizmente) tem me restado o mundo virtual, mas digo que não tem me sido muito bem visto. Estou começando a ver que esse mundinho é tão parecido e algumas vezes até pior que o mundo real. Aqui quando uma mentira é lançada ela corre numa velocidade que não é possível mais controla-la e ficamos perdidos sem saber por onde começar a analisar os fatos e nem sabemos se são fatos ao menos.

Amores e romances virtuais, nem comento. Doem muito mais que os reais. Sabem por quê? Porque no real temos o toque, o carinho, a presença... e no virtual? Temos somente um mundo de fantasia que inventamos para nossos momentos de solidão e quando esse mundo fantasioso acaba com a ida para a realidade tudo desaba e dói muito mais.

Fico aqui com meu grilos tentando descobrir o que realmente é real em minha vida no momento... tentando entender o que quero da vida real e o quanto a vida virtual tem atrapalhado esses meus momentos de vivências reais.

Afinal, seja no mundo real ou virtual, quando magoamos e somos magoados, dói do mesmo jeito.

"Se você está fazendo alguma coisa da mesma maneira há dez anos, provavelmente está fazendo algo errado."
(Charles Kattering)

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;