sábado, outubro 13, 2007

E lá vem ele...


E o relógio toca avisando que ele está chegando. Preparem seus relógios, mente e corpo também, porque o Horário de Verão 2007/2008 brasileiro começa hoje a noite!
Peraí! Mas é primavera, porque se chama De Verão?
Quem inventou? Quando começa o próximo?

A idéia de se adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou o governo americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.


No Brasil chegou oficialmente em 1931 de forma descontínua e foi se estabelecendo conforme a passagem do tempo e a necessidade por economia de energia pedida. Com o princípio básico de adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol, nasceu a teoria do Horário de Verão. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a acordar, trabalhar, estudar e consumir energia em melhor consonância com a luz solar.

O Horário de Verão no mundo


Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. Contudo, embora as datas de início e término estejam relacionadas a uma estação do ano, elas não são definidas por critérios astronômicos.

No Brasil a motivação de se estabelecer esse dispositivo é pela segurança do sistema da rede elétrica. Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, ar-condicionados, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.

Em nosso país, o Horário de Verão é definido pelo governo federal e começa no terceiro domingo de outubro e termina no segundo domingo de fevereiro (em anos ímpares). Em anos pares, começa no primeiro domingo de novembro e termina no terceiro domingo de fevereiro .

Quando se subtrai uma hora do dia, adiantando os relógios em uma hora, causamos um desconforto físico (por afetar o relógio biológico) e psicológico (por causar a sensação de perda de tempo).Isso é um fato muito conhecido por nós.

Amado por uns e odiados por outros, não adianta fugir, ele sempre vem. O negócio é começar a preparar a mente e o corpo antes do fantasma cronológico chegar. Começando a dormir mais cedo, comendo alimentos leves antes de deitar, etc. Assim você consegue sentir menos o impacto desse 'furacão' chamado Horário de Verão em seu sistema de energia pessoal.

O Horário de Verão brasileiro de 2007 começa à zero hora do dia 14 de outubro (domingo) e vai até a meia-noite de 16 de fevereiro de 2008. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Isto é, quando for meia noite todos deveremos mudar nossos relógios para 1h da manhã.

Fontes utilizadas: Zenite e Wikipédia.

4 comentários

Mystic Horseman disse...

Obrigado pela visita. Estou aqui prestigiando o "Confissões no travesseiro" e to gostando bastante ! Eu escrevi sobre o horário de verão também, e tu acreditas que algum retardado lançou por lá um comentário dizendo que tudo não passa de uma farsa, falando em conspiração e mais um monte de bobagens ? É incrível como numa época como a atual onde a economia de energia é uma coisa tão importante ainda exista gente que pense assim.

P.S: Já coloquei você na minha listinha de "sites que são o máximo".

Beijo
Luz e Paz
HorseMan

Mystic Horseman disse...

Aninha, gostei da tua "nuvem de tags" ali no cantinho. Tens como me dar uma dica de como fazer uma ? Ela é super útil.

Abração
HorseMan

Anônimo disse...

Oi, Ana! Obrigada por passar no Coisas que Gosto e deixar um recadinho tão simpático. Vou mandar um pedido para o Carlos Daniel pra eu publicar lá no Universidade Democrática, assim que me organizar por aqui. Hoje é o dia do professor, meu dia, e estou atolada de trabalho da escola. Já conheço o Feminina Plural e gosto muito. Você é muito versátil, Aninha.
Acho o blogger tão bom quanto o wordpress, mas não já acostumei com esse aqui. Na verdade, gosto de facilidade, porque estou começando agora com essa história de blog... Obrigada por linkar o Coisas em seus blogs. Um beijão.
Ah, aqui em minha cidade não temos mais o horário de verão, mas lembro quão terrível era acordar mais cedo, arrumar as crianças pra ir à escola, fazer tudo uma hora antes e depois ter que dormir mais cedo... E o pior, quatro meses depois desacostumar de tudo outra vez! Eu sei que dá trabalho, mas se é pra economizar energia... Sua pesquisa sobre o assunto foi ótima!
Tem um post meu que gostaria que você lesse, sobre o meio ambiente.
Escrevi demais, né?
Beijos.

Anônimo disse...

Oi, Aninha... Amei o que você escreveu e achei maravilhoso você ser voluntária para cuidar de crianças Down. Amo meus alunos, mas meu sonho profissional não é o magistério! O que eu gosto mesmo é comunicação. Já até passei na Federal pra fazer Jornalismo, mas não pude cursar por causa de Pedagogia. Mas não desisti e vou fazer, se Deus quiser. Parabéns por estar terminando seu curso, você tem talento pra redação.
Um grande abraço.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;