terça-feira, janeiro 20, 2009

Quando eu crescer vou ser...?

Afinal, como devo me comportar
durante uma entrevista de trabalho?

Sabe aquela sensação estranha de que tudo está errado. Aquela que parece que você saiu de casa sem roupa ou que simplesmente está com algo sujo ou rasgado naquele exato momento? Você fica com vontade de estalar os dedos, roer as unhas, cutucar alguma coisa, beber, fumar, ir ao banheiro, ou em raros casos, tudo isso ao mesmo tempo. É a reação em cadeia da síndrome da entrevista de trabalho. Desde de pequenos tivemos em mente o que seríamos quando crescêssemos, mas ao primeiro sinal de nervosismo colocamos tudo a perder.

Claro que esse tipo de "doença" não existe, mas que é uma forma simples de resumir o que todos passamos no exato momento em que chegamos em uma empresa para uma entrevista de emprego, ah isso é.

Conversando com vários amigos meus que passaram pelas mesmas situações, e também com outros que trabalham no setor de RH de grandes empresas, aprendi alguns truques. Mas isso não quer dizer que eu não continue cometendo algumas gafes (digo que umas até vergonhosas demais). Alguns de nós acabamos por cometer sempre um ou outro.

Uma das coisas mais importantes que devemos lembrar é nunca chegarmos atrasados. Pontualidade é primordial na hora da entrevista. Apesar de hoje a maioria delas começaram por etapas com provas e mini-palestras, devemos evitar atrasos maiores que 10 minutos. A não ser que tenha algum imprevisto. Por isso, lembre-se de quando anotarem os dados do local da entrevista não esquecer de pedir telefone para o contato, caso se perca ou fique preso no trânsito. Não é desculpa, mas é bom avisar.

Outra coisa muito importante é a sua aparência. Infelizmente vivemos num mundo onde as aparências ainda são pontos cruciais em qualquer tipo de relação, seja pessoal ou profissional. Isso não quer dizer que as mulheres necessitam ser uma Miss Universo e os homens galãs de novela. Mas a regra da boa etiqueta que aprendemos com as nossas avós ainda são validas: para casa ocasião existe a vestimenta apropriada. Então, claro que ninguém vai a uma entrevista de emprego de minissaia e sandálias Havaianas, não é? Mas também não iremos com roupas de gala achando que estamos em pleno dia de nosso casamento.

A aparência vai além da roupa adequada. Para os homens a escolha do visual é mais fácil. Basta apenas se apresentar devidamente limpos evitando roupas amassas ou jeans rasgados. Já as mulheres devem evitar roupas curtas ou muito apertadas, chamativas ou exageradamente extravagantes. Um break na maquiagem. Evite cores vibrantes, e acessórios que chamem mais atenção para eles do que para você. E para ambos, o básico: cabelo sempre muito bem arrumado e limpo, please!

Nunca se esqueça que você é quem busca a vaga, então por si só já deve ser o maior interessado. Procure mostrar sinceridade a todo o momento, mas sem ser forçada, óbvio. Olhe sempre nos olhos do entrevistador durante o processo, seja ele individual ou coletivo. Mostre firmeza no aperto de mão e controle-se durante o momento principal. Ao ser entrevistado, evite estar mascando chiclete ou qualquer outro tipo de alimento. Não é vergonha sentir sede durante o processo eliminatório, caso ocorra peça com educação onde pode encontrar um pouco d’água para beber.

O seu corpo na maioria das vezes se torna o seu maior inimigo. O famoso balançar de pernas ao menor sinal de nervosismo é o mais conhecido de todos. Evite a todo custo movimentos bruscos. Durante apresentações coletivas não coloque as mãos no bolso e nem gesticule de forma exagerada. Se estiver na posição de ouvinte, fé forma alguma fiquei se balançando na cadeira, muito menos fazendo barulhinhos com lápis ou canetas. Ficar nervoso é normal, não pode é deixar o nervosismo tomar conta de você.

Estar sintonizado com os acontecimentos é algo prioritário. Principalmente se forem da sua área atuante. Procure sempre ler jornais, revistas e assistir telejornais para ficar a par dos acontecimentos atuais. Demonstre interesse na vaga para qual você se dispôs a concorrer. Fique calmo e fale sem tropeços, gaguejos ou alto demais. Uso de gírias? Piadinhas? Nem pensar! Por mais jovial que seja uma empresa devemos lembrar que ali é um local de trabalho e não o barzinho onde se encontra com os amigos. Na maioria das vezes as empresas terceirizam o serviço de recrutamento e seleção, portanto evite usar termos técnicos de áreas especificas, afinal você pode saber do que está falando, mas seu entrevistador não.

Lembre-se o entrevistador não é seu amigo. Ele está ali para avaliar seu perfil inicial baseado em seu comportamento. Portanto não esqueça de ser organizado, limpo e motivante. Reveja todos os documentos necessários para levar previamente e certifique-se de que estejam em bom estado de apresentação. Não existe coisa mais desagradável do que uma carteira de trabalho caindo aos pedaços pelo chão da empresa não é?

Nunca ignore o que lhe for perguntado. Caso não saiba a resposta seja sincero e não procure inventar alguma coisa, isso serve também para as avaliações escritas. Melhor deixar em branco do que escrever besteiras. Evite a todo custo falar mal da sua antiga empresa. Você pode ter saído de lá chateado, mas seu futuro patrão não vai querer contratar alguém que já chega malhando o Judas do anterior, não concorda?

Depois de ouvir tanta coisa sobre o assunto espero que possa aplicar comigo mesma. Preciso me certificar que pelo menos tentarei me controlar e me comportar de forma clara e objetiva, mesmo que em algum momento acabe escorrendo só um pouquinho...
A todos boa sorte!

1 Comentário

Glória disse...

Num quero nem pensa em como vai ser a minha... (Eu tenho um problema meio cronico de timidez...rsrsr)

Mas dicas valiosas!

;D

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;