terça-feira, abril 07, 2009

Jornalismo é mais que uma profissão...


Jornalista é o profissional da informação. Em uma redação de jornal ou revista ele pode ocupar desde a função de repórter até a de diretor. Como repórter ele investiga e checa fatos para, depois, redigir notas, matérias, reportagens, entrevistas e artigos.

Também pode trabalhar como editor, nesse caso ele seleciona os fatos a serem investigados, edita as matérias escritas pelos repórteres e decide o que vai ou não ser publicado.

E aí vem o colunista escreve textos dando sua opinião pessoal. Já o pauteiro é responsável por fazer a pauta ou agenda do que deve ser apurado no dia. Ele levanta os fatos mais importantes que serão notícia na edição seguinte.

Para todas essas funções, o domínio de técnicas de redação, capacidade de reflexão e bons conhecimentos da língua portuguesa são fundamentais.

Saindo do jornalismo impresso temos o repórter de televisão sai com uma equipe em busca da notícia. Apura os fatos e grava a reportagem.

Depois esse material gravado vai para as mãos do editor que distribui as matérias selecionadas ao longo dos telejornais, reunindo som e imagem em uma única fita e dando a forma final à reportagem que vai ao ar.

Mas há também os jornalistas que trabalham nas rádios, nas agências de notícias, nas assessorias de imprensa e hoje em dia nos webjornais espalhados pela Internet.

Dizem que nosso diploma ameaça a liberdade de expressão, o que é a maior das infâmias até hoje nos proferido. Mas isso nunca nos deteve, só nos deu mais forças para lutar. E não importa qual função que você exerce dentro desta profissão, o importante é ter coragem para falar, e principalmente ouvir. É estar presente, se fazendo ausente. É saber calar para poder prosseguir. Enfim, ser "Jornalista não é só ter uma profissão é sim viver um estado de alma". (Martha Esteves - O Dia)

Parabéns a todos os profissionais do Jornalismo por este dia, mesmo aos trancos e barrancos continuamos em pé e com fé de que seremos reconhecidos acima de tudo como PROFISSIONAIS!

E principalmente, aos estudantes de Jornalismo de todo o Brasil que se preparam para exercer essa profissão com competência técnica, responsabilidade, inclusive social e compromisso ético.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;