
Os mais nobres romanos tinham permissão do Imperador para lhe beijar os lábios como sinal de soberania, já os menos afortunados só poderiam beijar-lhe as mãos, como sinal de respeito. Na hierarquia da beijação romana, os simples súditos só podiam beijar os pés mostrando assim submissão ao seu comandante superior e aos deuses.
Na antiguidade existiam três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.


A palavra beijo vem do latim e significa toque dos lábios. Em nossa cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é um gesto de cumprimento ou despedida e entre amantes e apaixonados, como prova da paixão. Também pode ser considerado um sinal de reverencia, por exemplo, quando beijamos a mão de padre, bispos, reis, imperadores, etc. Isso demonstra respeito e submissão a sua posição social-religiosa.

Ele língua estimula os lábios, a língua e a boca, que são áreas muito sensíveis ao tato, e de maneira geral as pessoas consideram algo muito prazeroso e altamente íntimo. É também bastante frequente antes, durante e depois das relações sexuais. Diferentemente de outros tipos de beijo, o de língua tende a ser prolongado, intenso e apaixonado. Devido à intimidade associada, em alguns lugares do mundo ainda hoje, beijar alguém na boca em público é considerado falta de educação, em alguns casos indecentes, podendo ser classificado como atentado ao pudor, como aqui no Brasil, pois nossa lei é retrograda e empobrecida pelo tempo.

Calma, nem tudo é ruim no beijo! Ele é capaz de movimentar 29 músculos na face, sendo que 17 músculos só na língua. Outro ponto positivo para o beijo também "emagrece", num beijo de duração de 10 segundos, por exemplo, podemos queimar até 15 calorias. Colocando visualmente: 1 porção de lasanha é equivalente a 107 beijos. Imagine um beijo demorado então? Além disso, liberamos os hormônios da adrenalina, da dopamina e da serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar, excitação e felicidade. Também durante um beijo, a pulsação cardíaca pode subir para algo em torno de 150 batimentos por minutos.

Um beijo nunca é igual ao outro. Nem mesmo beijando a mesma pessoa. O beijo bom vem da prática e da intimidade. Não há regras e mesmo que elas existissem, ninguém se lembraria na hora H. Portanto meus amigos, aproveite esta quinta-feira para "beijar muito". Vale qualquer tipo de beijo para comemorar: de língua, selinho, no rosto, roubado, de amor. Beijo de irmão, de amigo, de pai e de mãe.
Não importa qual a forma de beijo que você goste. Beije e muito!
Hoje, amanhã, depois de amanhã...
2 comentários
Eu não sei... mas eu acho o beijo tão nojento. Chego a ter náuseas de ver alguém dando aquele beijo bem dado, aquele beijo que a língua sai pra fora da boca........ humpf! =s
Mas tenho que admitir que o beijo foi uma das maiores invenções do mundo. É aquele tipo de coisa que é impossível de viver sem; como a energia elétrica por exemplo.
Resumindo - vou resumir minhas palavras, acabei de comer, to com sono... preciso de umas 18 horas de sono seguido - seu texto ficou Mará! Parabéns, Ana.
Abraços,
Kaique.
Oh modeus... vai dizer que vc não gosta de dar aqueles beijões cinematográficos? =P
É a melhor troca de bactéria já inventada, hehe
Postar um comentário
Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.
Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!
Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.