quinta-feira, abril 02, 2009

O projeto "Futuro Jornalista"

Há mais ou menos umas duas semanas atrás recebi um e-mail do site Comunique-se que indicava uma vaga para estágio e lá fui eu verificar. Conectando-me ao site li a proposta oferecida e achei muito interessante.

A vaga em questão era para o jornal O Estado RJ Online, nela era descrito a procura por estudantes de jornalismo dispostos a participar do projeto "Futuro Jornalista" criado por eles. Uma vaga não remunerada, mas que propõe mostrar os novos talentos no mercado da Comunicação. Interessei-me e enviei meu currículo.


Recebi a resposta do gentil diretor Guilherme França. Nela detalhava parte do projeto e um link para conhecê-lo melhor. A parte que mais me tocou foi a frase "Antes de você confirmar seu interesse reflita sobre o seu compromisso consigo e depois com o projeto. São as nossas únicas exigências. Mas se você não cumprir pelo menos a primeira parte, reflita novamente e veja se quer ser realmente jornalista". A primeira parte se refere a forma como eles trabalham. A única exigência deles é o seu compromisso com sua verdadeira vocação.

Como se trata de um estágio livre, não tem obrigatoriedade de horário deixando o candidato com tempo para estudar, trabalhar, ou até estagiar em outros locais, não criando assim, vínculos empregatícios, só de aprendizado. Por esse motivo sem remuneração.

Mas porque diabos eu, que estou desempregada, iria topar uma proposta dessas? Fácil de responder. Porque eu escolhi ser uma jornalista e para isso preciso me capacitar, treinar, aprender e ter um espaço para mostrar meus trabalhos profissionalmente, além do meu blog, claro. E ter seu nome vinculado a uma empresa respeitada é um ótimo começo.

Aceitei esse desafio e enviei uma matéria para analise da equipe do jornal. E ontem, dia 1º de abril (e não foi mentira), ela foi aprovada e entrou no ar na editoria Comportamento. Fiquei muito feliz com isso. É a primeira oportunidade de mostrar profissionalmente por tudo que tenho batalhado e estudado até o presente momento. E o melhor, poder assinar meus próprios textos, o que na maioria dos estágios não aconteceria. Como muitos falam, uma janela foi aberta, e vou aproveitar bastante a vista dela. Confira a minha matéria aqui.

O projeto é direcionado para estudantes de jornalismo e profissionais formados que estejam dispostos a embarcar de cabeça nessa jornada. É um local onde poderão desenvolver seu estilo de redação, criar seu portifólio e se capacitar para o futuro no mercado de trabalho. Caso queiram saber da história do jornal O Estado RJ e mais informações sobre o projeto "Futuro Jornalista" entre aqui e leia com carinho e atenção. Mas lembrem-se, só participem se realmente tiver certeza de que ser jornalista é o que você quer, e o quanto você estaria disposto a lutar por seu espaço como profissional. Do contrário, não vale a pena perder o seu tempo, nem da equipe de ótimos profissionais que tanto se empenham para manter os nossos sonhos realizados.

Devemos lembrar sempre que ninguém constrói nada sozinho. E que sempre precisaremos da ajuda de outras pessoas. Não seja egoísta em achar que só você se basta. Aprenda a receber apoio, mas também saiba oferecê-lo quando for necessário.

Obrigada a todos da equipe do jornal O Estado RJ pela oportunidade. Farei o possível para honrar meu sonho e meu compromisso sempre!

6 comentários

Portal80 disse...

Bacana, moça. Parabéns! Eu, sinceramente, sempre levei tudo muito a sério mas até hoje não cheguei a lugar algum. kkk Enfim ... Aos 31 também é f.... Desanima pacas!

Como este projeto há n outros por aí, de colaborar, etc. Mas, realmente preciso de grana. Nem precisa ser muito, mas .... Achei interessante pelo formado também, mas como já fui muito voluntária na faculdade ... Será que nem R$ 200, R$ 600 ao final de um mês dedicado?rs

Mas, vou dar uma olhada. E, tentar resgatar a super ideologia jornalística que, infelizmente, não enche barriga. hehe

E, meu blog tá com n defeitos que NÃO consigo consertar ... tsc tsc tsc Ô tristeza! ;(

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-la pela matéria e dizer que estou muito contente por ter dado início a sua jornada. É uma ótima oportunidade e deve ser aproveitada com afinco e muita dedicação.

Mais uma vez parabéns!

Abs,
@Monthiel

Juliny Barreto disse...

Oie Ana...
Através do site BlogBlogs acabei encontrando o seu blog e me encantando.
Primeiro por que estou impressionada com a qualidade e a sinceridade dos seus textos -Parabéns! - e segundo por uma aspirante a Jornalista.
Tenho Téc em Radio e Tv mas esse ano resolvi ir em busca do meu verdadeiro sonho, e prestar vestibular pra Jornalismo. O que tornou o encontro do seu blog um verdadeiro presente. Sei que aprenderei muito vindo aqui... :)
Parabéns pela força de vontade, pelo amor e comprometimento com arte de comunicar.
Desejo-lhe ótimas experiências nesse seu novo estágio. :)

Beijocas
Juh Barreto

Unknown disse...

Portal80 (que continuo não sabendo seu nome - pelo menos agora sei que é mulher =D)não me venha falar que aos 31 desamina pq estou a caminho dos 33 e nem um pouco desanimada, rss. Eu tive poucas oportunidades de publicação. A não ser no jornal laboratório da faculdade e uma matéria para um jornal empresarial aqui no RJ, nada mais fiz. Essa é uma grande oportunidade para mim. E o bom que não prende meu horário, me possibilitando trabalhar em outros locais =D

@monthiel \o/ Meu amadinho lindo!!! Olha, vai cuidar dessa saúde eihm! Obrigada por sempre me visitar e deixar seu carinho!

Jully seja bem vinda ao meu humilde cantinho. Pode sentar e e ficar à vontade viu. Que legal que fez TV. Não é muito minha praia... TV pra mim só bastidores: produção, direção, roteiro, crítica, etc. Rádio não curti nem um pouco. Até fui elogiada pelo Prof e tal, mas não é minha praia tb. Gosto das letrinhas, de escrever, de ler... e isso só a imprensa escrita pode me proporcionar. Mas minha visão mesmo é encarar a Comunicação Empresarial que adoro. Amo ser assessora de comunicação, não de imprensa, de comunicação mesmo rssss. Volte sempre! \o/

Cristina Pessoa disse...

Adorei seus textos Ana!
Ficou muito claro seu amor a profissão.
Parabéns pela conquista :)

Unknown disse...

Obrigada Cris! Realmente eu amo a profissão que escolhi. Demorei 17 anos para decidir em que me formar para não ter dúvida alguma!

Visite sempre que quiser e não esqueça de comentar!

Beijos!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;