quinta-feira, maio 14, 2009

Preciso de emprego e agora?

Essa semana escrevi para o webjornal onde trabalho uma matéria interessante sobre Como elaborar um bom currículo e se preparar para uma entrevista para se encaixar nas novas carreiras que aparecem dia-a-dia no mercado de trabalho.

Nela eu passei dicas de como montar um currículo sem emendas ou mentiras e também como se comportar quando for a uma entrevista de emprego.

Muitos ficam assustados quando chega essa hora. Você sabe por exemplo que tipo de roupa ou quais documentos deve levar a uma entrevista? E quando for montar um currículo... Você o que deve ser incluído ou excluído para que o seu possa chamar atenção do recrutador na hora de separar os candidatos?

O Brasil fechou mais de 700 mil vagas de empregos formais desde o início da crise econômica, no final de 2008. E por conta disso muita gente que se sente ameaçada já está procurando novas alternativas no mercado de trabalho. Mas, segundo uma multinacional, de cada dez currículos que chegam às empresas, pelo menos quatro têm informações distorcidas e dois contêm informações inverídicas.

A consultora americana Kim Isaacs, passa algumas dicas em seus livros que deixam seu currículo mais atraente sem invensões:

  • Elabore uma definição reduzida de seu objetivo profissional: limite o foco ou faça mais de uma versão do documento caso esteja tentando tipos de emprego diferenciados;
  • Consolide o resumo de introdução: inclua um resumo de qualificações perto do cabeçalho. Seja direto e descritivo quando relatar sua experiência e conhecimento coletivo;
  • Edite a descrição da experiência profissional: inclua descrições breves, de uma linha no máximo, dos cargos anteriores e dê destaque somente àquelas que se encaixem no perfil solicitado. Evite incluir todos os antigos empregos, atenham-se somente os relevantes à vaga pretendida;
  • Consolide sua história acadêmica: informação detalhada sobre os estágios, cursos, condecorações acadêmicas e atividades extracurriculares pode ser importante para os profissionais recém formados. Já os profissionais que contam com mais de quatro anos de experiência podem omitir ou brevemente resumir esta informação;
  • Escolha suas habilidades: opte por palavras chaves, mas tome cuidado para não se exceder. Se você estiver focando para algum emprego específico, não precisa incluir toda as competências e habilidades. Elimine também informações antiquadas, como cursos ultrapassados de informática, por exemplo.

Para ler a matéria na íntegra e saber as dicas de como se comportar na hora da entrevista entre no webjornal OEstadoRJ Online e leia mais.

Não esqueça de comentar o que você achou. E caso você tenha mais alguma dica de como se comportar ou montar um currículo, que tal dividir com todos nós?

* Imagem retirada da internet e charge de Renan Lima.

2 comentários

Anônimo disse...

Oi Ana, muito bom o seu artigo, eu também já havia tratado desse assunto no meu blog. Acho importante divulgação de temas como esse, principalmente para os iniciantes na carreira profissional.

Beijos! @TutorUnopar

Unknown disse...

É meu amigo... amei fazer essa matéria. Acho esse assunto sempre relevante e nunca sai de moda. Afinal sempre tem uma nova pessoa entrando no mercado de trabalho ou tentando se recolar, como eu no momento. Foram dicas preciosas para mim.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;