domingo, julho 19, 2009

Antigamente não era assim...

Muito podem pensar que ando nostálgica, mas não seria bem isso. Hoje lendo alguns jornais reparei que o mundo está muito diferente do que era antes. Em todos os termos, poderia dizer.

Antigamente as crianças brincavam nas calçadas sem medo da violência ou do tráfico de drogas. Íamos à casa dos amigos sem a preocupação de pai e mãe ficarem ligando a cada dois segundo em nossos celulares. Pensando neles... Gente, hoje vejo criança de 5 anos de idade com celular. O que anda acontecendo com o mundo?

Tudo hoje em dia é ruim, faz mal a saúde ou é contra lei. Antigamente não tínhamos cintos de segurança nos carros e ninguém nunca teve problema de ir pulando e brincando com os amiguinhos no banco de trás quando o pai os levava ao cinema.

Ah, bem lembrado, o cinema. O cinema era nos bairros. Grandes salas, pomposas por sinal, com cadeiras aveludadas, grandes escadarias e a famosa lojinha de pipoca na entrada. Hoje, todas são nos shoppings e as antigas salas viraram Igrejas Evangélicas.

Nossos animais de estimação tomavam banho de mangueira com água gelada e nenhum deles morreu por conta disso. Agora todos, sem exceção, seja de grande ou pequeno porte, parece que não conseguem viver sem os "spas caninos". Isto mesmo, porque PetShop deixaram de ser há tempos. Tem amigos de quatro patas que tem vida melhor que muita criança no planeta.

Levávamos nossos amiguinhos peludos aos parques nos domingos. A praia com a família e em muitos outros lugares. Hoje, os coitados estão confinados as nossas casas e apartamentos. Não podem entrar em lugar algum. Tudo é errado, ou proibido.

Cresci no subúrbio carioca, onde no fim da noite e nos fins de semana o comum éramos todos colocarmos cadeiras na calçada e papear sobre como foi o dia ou a semana. Tentem hoje sentar na rua? Nas grandes cidades isso é impossível. Sem falar que a maioria das pessoas se trancafiam em edifícios e mal conhecem seus vizinhos.

E por falar em vizinhos... Antigamente os vizinhos eram nossos protetores e amigos. Hoje são todos uns intrometidos ou fofoqueiros. Isso quando não são encrenqueiros. Nos dias atuais qualquer coisinha é motivo para uma briga na vizinhança. E as brigas também mudaram, quando antes tudo se resolvia em uma breve discussão, no máximo uns sopapos, hoje ninguém discute, pegam a arma e atiram, sem nem dizer o porque estão matando os outros.

Antes as mulheres se valorizavam. Andar seminua como hoje, era coisa absurda. Nos dias do novo milênio vejo menininhas de 4 aninhos se vestirem como mulheres de 40. E o pior, as mães acham isso normal. A educação acabou. Ninguém mais diz "com licença" ou "por favor". Abrir a porta de um carro para alguém entrar, fora de cogitação. Puxar uma cadeira, ajudar um idoso atravessar a rua, por exemplo, são coisas do passado. Isso, infelizmente não faz mais parte de nossa educação.

Os casais de namorados só trocavam carícias em ambientes fechados. Adolescentes hoje se atracam, praticamente, nos shoppings e pontos de ônibus. Até parece cenas de filmes pornôs. Depois reclamam quando a gravidez na adolescência aumenta e que a transmissão das doenças sexualmente contagiosas a cada dia fica sem controle. Mas muitos deles esquecem que são os próprios culpados da sua falta de limites.

A vida ficou banal. Tudo foi dificultado. Nada que fazemos é bom ou correto. Se comemos muito doce, vamos ser obesos, se comemos pouco seremos anoréxicos. Se andamos na rua seremos assaltados ou mortos por motivo algum. Se andamos de carro somos assassinos. Se levamos nossos animais a lugares públicos somos irresponsáveis. Enfim, hoje tudo o que se faz é errado. E isso torna cada dia mais o mundo solitário e incompreensível.

Começo a achar que toda "modernidade" não serviu para muita coisa. Hoje temos celulares, computadores, GPS, grades nas janelas, "proteção de última geração", mas nos tornamos reféns de nossas próprias descobertas. Deixamos de ser para estar. Estar com medo, estar sozinho, estar infeliz...

O antigo, Poeta Gentileza, que pintava as ruas cariocas, tinha razão... O que falta no mundo é gentileza... Gentileza gera gentileza... Bons tempos não voltam mais... Que pena!

7 comentários

Anny disse...

Ana:
Gostei muito do seu texto. Parabéns, conseguiu expressar os dias de hoje.
Querendo ou não é isto mesmo. Fazer o que?

Kaique Andrade disse...

[...]
Tudo muda
Tudo troca de lugar
o filme é o mesmo
só o elenco que tem que mudar
[...]


Beijos, Ana
@_Kaique

Cristina disse...

ainda esta semana eu escrevia sobre "implicante com o mundo", achei que estava sendo chata e ranzinza... desisti de escrever. Começo a perceber que não sou eu apenas em perceber o quanto o nosso mundo mudou, parece até que vivo num mundo à parte pelos meus conceitos de bem viver.
=/

Unknown disse...

É Anny, infelizmente é assim. E não podemos voltar no tempo. Mas bem que poderíamos aprender a voltar a ter educação e respeito pelos outros.

Kaique, amore... concordo com vc... Acho que temos que começar a pensar em mudar esse elenco urgente, rss


Tina, sabe... fiquei pensando muito antes de escrever. Mas depois que vi uma matéria onde dizia que os cachorros estão proibidos de passear em parques públicos em BH fiquei estarrecida. Primeiros as praias, agora os parques... Daqui a pouco nós é que seremos proibidos de irmos a qualquer lugar. Estamos perdendo o rumo das coisas...

Anônimo disse...

Isso é que eu chamo de saudosismo, heim Ana, mas faço minhas suas palavras, as coisas andam realmente muito complicadas, tenho muitas saudades dos tempos de outrora.

M Dias disse...

Nossa, que profundo isso, acho que talvez por tanta liberdade que as pessoas não tinham antigamente e hoje tem, se tornaram assim sabe? Descuidadas, desatentas, relaxadas até, não se impotam tanto com os outros e, a partir desse momento, de as pessoas esquecerem que tem semelhantes ao seu lado, e não darem a importancia devida a eles muda tudo, o ego das pessoas hoje é enorme, cada um por se, o tempo todo há competição, des de sentar em um onibos até chegar primeiro no trabalho. As pessoas a cada dia que passa me assustam mais.

Unknown disse...

perfeitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!adorei!!eu vou segir estas regras aparatir de hoje bjuss

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;