quinta-feira, agosto 27, 2009

Cursos & Concursos: Setembro 2009


Para nós estudantes universitários é difícil a reciclagem e renovação de conteúdo. Temos que estar cada dia atualizado com as novidades do mundo e para isso os cursos, palestras e seminários são uma ótima pedida. Os recém formados também enfrentam o problema de achar onde se reciclar.

Para nos manter com os pés no chão e a cabeça sempre produtiva trago a listagem dos cursos da área de Comunicação disponíveis no Brasil nesse período de fim de ano. Agende-se!


Curso de Jornalismo Esportivo
Oferecido pela Fundação Mudes – Coordenação de Paulo Julio Clement

O objetivo do curso é capacitar os participantes nas atividades do jornalismo esportivo. Desenvolvendo o conhecimento com foco no jornalismo esportivo impresso, de rádio e televisão. Também irá focar o aprimoramento e conhecimento da prática de técnicas específicas utilizadas neste setor, além de desenvolver a capacidade de percepção e criatividade na execução de tarefas. O curso é dirigido para estudantes e recém-formados interessados na capacitação em jornalismo esportivo e também para os profissionais da área que desejam reciclar e desenvolver conhecimentos. Um curso que será voltando principalmente para as pessoas que queiram adquirir competência específica.

As aulas contarão com as presenças de: Marcelo Barreto, editor chefe do canal SporTV (aula de Técnicas de reportagem, texto e orientação para edição em TV), Álvaro Oliveira, Gerente de Esporte do Sistema Globo de Rádio (aula de Técnicas de reportagem, texto e edição para rádio), Ricardo Gonzalez, editor-executivo do JB (aula de Técnicas de reportagem, texto e edição para jornal), Roberto Falcão, ex Gerente de Operações de Imprensa dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e atualmente diretor da Extra Comunicação (aula sobre Esportes Olímpicos e Assessoria de Imprensa Esportiva), Julio César Guimarães, repórter fotográfico do Diário Lance (aula de Jornalismo Fotográfico) e Alexandre Baçallo, Colunista do site Yahoo Internet (aula de Jornalismo Digital).

Nas Palestras: Paulo Julio Clement (Desafios do Mercado de Trabalho), Clayton Conservani (Esportes Radicais), Fernando de Ávila (Marketing Esportivo), Luis Guilherme Gutman (Legislação Esportiva) e Alex Escobar (Palestra de Encerramento).

Quando: 08/09 a 10/12/2009 - Aulas: terças e quintas -Horário: 18:30 às 21:30h
Mais informações: cursos@mudes.org.br / www.mudes.org.br
Telefones: (21) 2532-5125 / 2533-3768
Minha fonte: Realease Fundação Mudes via e-mail



III Semana de Fotojornalismo da ECA-USP – São Paulo
Oferecido pela Empresa Júnior de Jornalismo da ECA-USP

Este ano o foco de influência será o Ano da França no Brasil. O evento contará com a presença do francês Philippe Dubois, professor da universidade de Paris e pesquisador do campo da estética das imagens, realizando a palestra que abrirá a Semana. Também terá a participação de nomes como: Cláudio Edinger, Arlindo Machado, Marlene Bergamo, Márcio Scavone e muitos outros. O encontro terá três workshops sobre temas relacionados a conceitos básicos de fotografia e tratamento de imagens digitais realizados por professores de escolas de fotografia. Haverá um concurso com as fotos tiradas durante o dia no curso.

Quando: 31/08 a 04/09 - no Auditório Ariosto Mila, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP)
Para se inscrever preencha o formulário: Preencha aqui
Mais informações: Visite o site
Minha fonte: Blog CPJ – Cursos e Palestras para Jornalismo



Curso "Brasil - Ipea 45 Anos - Panorama Econômico-Social: uma Atualização"
Oferecido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio)

O curso é voltado para aqueles que já se formaram. Tem como objetivo aprofundar e atualizar o conhecimento dos jornalistas sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: setorial, ambiental, urbana e regional, social, macroeconômica e internacional, além de conhecer as principais questões sobre desenvolvimento e indicadores econômicos. O curso é gratuito e as inscrições vão só até o dia 28 de agosto.

Quando: 31/08 a 03/09/2009 – Horário: 19h às 22h30
Mais informações: fernanda.carneiro@ipea.gov.br
Telefone: (61) 3315-5114 - Fernanda Carneiro
Minha fonte: Site Repórter Brasil


Curso de aperfeiçoamento Jornalismo em ambiente digital
Oferecido pelo departamento de Comunicação da Fafich, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG)

O curso é bem salgado, está em 2 mil reais. Aqueles que foram sindicalizados terão 50% de desconto. O curso irá abranger temas como Redes Comunicacionais, Cibercultura, Processos e narrativas em ambiente digital, Jornalismo Digital, Web, texto e imagem e Mídias Digitais. É preciso levar duas fotos 3 X 4, comprovante de conclusão de curso, currículo e carta de intenções. As inscrições irão até o dia 1º de setembro.

Quando: início dia 11/09/2009 – Horário: 19h às 22h30
Mais informações: www.jornalistasdeminas.org.br
Telefone: (31) 3224-5011
Minha fonte: Site da UFMG

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;