sexta-feira, novembro 27, 2009

A ciência provou: o amor é realmente cego!


Estudos provaram recentemente que o amor é de fato cego. Isso mesmo. Quando ouvíamos aquele velho ditado que o "amor é cego" muito não acreditavam, mas os cientistas conseguiram provar essa suposta teoria. O estudo que foi publicado no jornal científico "Neuroimage" e foi realizado pela equipe da University College London.

Segundo os neurologistas, quando alguém se apaixona, o cérebro desativa os mecanismos responsáveis pelo julgamento crítico e contra ameaças do meio ambiente. Sendo assim, quando uma pessoa é atingida pelo "Cupido", ela simplesmente perde boa parte de sua capacidade de criticar alguém ou uma situação. Por isso, quando nos apaixonamos temos a eterna dificuldade de "enxergar" os defeitos alheios, e até de "desconfiar" da pessoa amada, afinal estamos com parte do cérebro desligado.

O estudo se baseou em escanear o cérebro de 20 mulheres jovens. Todas elas eram mães e o teste inicial é observar a reação delas enquanto viam fotografias de seus filhos. Foi aqui que os cientistas chegaram à conclusão de que a atividade cerebral do amor de um progenitor para com o seu filho, era muito semelhante a estudos anteriormente realizados sobre o efeito cerebral do amor em casais.

Tudo isso por que, quando as áreas de recompensa do cérebro são estimuladas elas produzem estados de euforia, inibindo os maus pensamentos. Isso também ocorre com os alimentos, quando comemos, por exemplo, algo azedo ou amargo pela primeira vez o cérebro registra esse fato e quando você tentar comer novamente, na maioria das vezes irá negar esse alimento que te desagrada.


Mas não ficou só na pesquisa inglesa essa curiosidade sobre a "cegueira do amor". Uma pesquisa realizada pelo neurologista André Palmini, da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), confirmou esse "desligamento" cerebral. Nesse resultando eles ainda descobriram que o nosso cérebro age de forma diferente nos sentimentos de paixão e de amor.

Quando estamos no pico da paixão, os mecanismo cerebrais de defesa quase não ficam ativados, mas com o tempo esse quadro vai mudando. Por isso é correto dizer que a cegueira de amor é provisória. O cérebro começa a funcionar novamente e você começa a perceber a pessoa como ela realmente é, com defeitos e qualidades, como qualquer outra pessoa no mundo.

Para André Palmini, o sentimento de "estar amando" é o principal responsável pela evolução e preservação da espécie humana. É nossa forma mecânica de autopreservação, o que chamamos de instinto. Assim como buscamos por comida quando estamos com fome, água quando estamos com sede e roupa quando estamos com frio, o cérebro procura pelo parceiro ideal para procriação. Essa sensação de bem-estar e prazer proporcionada pela paixão é o que fez o ser humano preservar sua própria espécie até hoje.


Mas apesar de todas essas grandes descobertas da ciência ela só não conseguiu descobrir, e nem entender, é o por quê que as pessoas permanecem juntas mesmo depois de conseguirem enxergar os defeitos uma das outras. Essa mudança comportamental fica mais para instinto de preservação e a necessidade de viver em sociedade, e não na solidão, do que um sentimento amoroso propriamente dito.

E você já sofreu da "cegueira do amor"?


Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;