terça-feira, dezembro 22, 2009

Retrospectiva PJ 2009!


Esse ano mais do que nenhum, em termos profissionais e de aprendizado foi um dos melhores que já tive. Um desses grandes momentos foi a conquista dos meus domínios. E isso não tem valor que compre e nem tire a minha alegria. Para muitos, ter um domínio pode não parecer nada, mas para quem já está na estrada há 10 anos blogando poder ter um "ponto com" em seu humilde blog é muita coisa.

O ano de 2009 foi bom em muitos âmbitos. Não só para o PJ, como para mim. Logo de cara tive o prazer de embarcar na aventura de mexer na ferramenta, que hoje já virou febre entre os brasileiros, o Twitter, e nela conhecer pessoas maravilhosas e vivenciar oportunidades que, se não fossem os 140 caracteres, eu de repente não teria alcançado.

Em maio de 2009 tive o prazer de ser convidada pela produção da Rede Record de televisão para assistir ao vivo a final do programa O Aprendiz 6 – Universitário, ainda sob o comando do Roberto Justus. E toda essa alegria só pode acontecer por conta da interação que alguns blogueiros (e twitteiros) fizeram durante todas as terças e quintas em que o programa foi ao ar. Junto comigo, os maravilhosos profissionais (e amigos), Antenor Thomé (do blog Mural do Antena) e Jader e Anna (do blog O Aprendiz – O Blog) receberam o convite para assistir a final e participar da festa exclusiva que teve após o evento. Já posso dizer que o ano começou para lá de bom, não é?

Esse ano foi o ano em que mais me dediquei ao PJ. E olha que não foi algo programado, só aconteceu. Nunca escrevi tanto nesse bloguinho. E graças aos meus anos de blogueira fiel a empresa Blogger, que hoje é da Google, resolvi contar minha história de amor e ódio com essa plataforma e inscrevê-la no concurso Blogger 10 anos. E para surpresa minha o PJ foi um dos ganhadores, sendo que dos brasileiros, fui uma dos dois escolhidos. Isso foi mais que uma honra, um reconhecimento e um incentivo para continuar trabalhando. Isso mesmo. Mesmo que muitos achem que "blogueiro" é vagabundo, pelo contrário, mesmo que a curto prazo possa não render dinheiro visto a olhos nus, é trabalho sim e em tempo integral, sete dias por semana e muitas vezes 24 horas dia.

Para termos, e mantermos um blog, temos que ler, pesquisar, ouvir, ver, enfim prestar atenção em tudo o que rola dentro e fora da internet. E não ache que todo blogueiro é burro. Porque não é. A maioria é inteligente sim e sempre faz questão de continuar estudando e aprendendo mais e mais sobre as novidades que diariamente surgem na blogosfera. Um blogueiro que não estuda, que não quer aprender, nunca sairá do anonimato e continuará uma pessoa medíocre que tem na verdade um diário on-line ao invés de um espaço de troca de conteúdo e interação.

Entre os fatos acontecidos no Brasil e no mundo que fiz questão de destacar no PJ alguns que marcaram foram: a queda do diploma de jornalismo pelo STJ, a morte de Michael Jackson, a censura nos blogs e sites brasileiros, o primeiro encontro oficial dos twitteiros culturais, o apagão 2009, a eterna Era do Rádio, a guerra entre a Record e a Globo, a Semana Global de Empreendedorismo, lançamento do prêmio The Bobs 2010, a corrupção virando crime hediondo, o novo orkut e seus convites, o retorno do ICQ, a imaturidade dos universitários brasileiros, as Olimpíadas Rio 2016, o roubo das questões do Enem 2009, a guerra entre a APCM e os sites de legendas, a campanha Todos pela Educação, o caso da menina e do Arcebispo e os 200 anos de Darwin.

Foram muitas histórias, alegres como as bobeiras faladas no twitter nas madrugadas a dentro, e também tristes, como a perda de um grande blogueiro e amigo. Mas 2009 fecha para mim, como profissional, e para o PJ como blog, com saldo positivo. Minhas metas estão traçadas, e registradas aqui, e agora só me resta esperar 2010 chegar.

Um Feliz Natal para todos e um 2010 cheio de realizações. O PJ volta com novos posts agora só ano que vem. Espero que todos fiquem bem e nos vemos na virada do ano! Até 2010!


2 comentários

Fábio Carvalho disse...

Bom, mesmo não gostando desse clima de natal, ano novo, confraternização e tal, to aqui desejando um ótimo 2010 pra vc, cheio de novidades e realizações, no âmbito pessoal e profissional Você merece, e ano que vem, o bicho vai pegar aqui na blogosfera e no Twitter, eu e você vamos tocar o terror por aí \m/

José Márcio disse...

Realmente aconteceram coisas importantes e também tristes nesse ano que está se passando. Para mim uma das grandes alegrias foi poder ter te conhecido.

Um grande abraço do amigo,

@jmpsousa

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;