domingo, dezembro 27, 2009

O Blogger pirou e deixou na mão milhares de usuários em pleno Natal


Eu sei que já tinha me despedido aqui do PJ e afirmado que só voltaria a postar ano que vem. Mas um acontecimento nada comum ocorreu neste Natal que deixou muitos blogueiros brasileiros em estado de pânico. O Blogger, uma das maiores plataformas de blogs no mundo simplesmente caiu deixando vários usuários sem acesso tanto no administrador quanto às páginas dos blogs em si.

Nem todos os usuários foram afetados. Eu não tive qualquer problema nem de acesso ao administrador nem aos meus blogs. Foi aberto um fórum no grupo Google por um funcionário para explicar o problema. Inesperadamente ele afirmou que o problema vinha de um erro de DNS entre o Google e a empresa de telefonia Velox (que opera na maior parte do Brasil). Achei estranho, pois sou usuária Velox no Rio de Janeiro e não tive nenhum problema.

Fiquei sabendo do problema via twitter ao ler um tweet enviado pelo jornalista Wander Veroni, do blog Café com Notícias, que afirmava não conseguir acessar seu blog. Fui atrás de notícias e corri para ver os meus. Comigo estava tudo ok. Entrando no fórum vi sendo anunciado que o problema era na Velox (?), aquilo me fez pensar e correr atrás de pessoas que estavam com o mesmo problema. E descobri que outras pessoas, de outros servidores e até de outros países também não tinha acesso. Resumi meu pensamento em: não podia ser problema do Velox. O que seria então?

Alguns usuários do Speedy (SP), BrTurbo (MT), Velox (nordeste e Minas) e as internacionais, Nichiyu International e Nikkeypoint (do Japão) não conseguiam acessar nenhum blog ou site hospedado no Blogger. No fórum, o funcionário da Google, Manuel Sousa, continuou a afirmar que o problema era no DNS da Velox, e os usuários irritados começaram a passar do limite da educação e soltar palavras ofensivas (o que achei muito errado, de mau gosto e falta de educação). Ele escrevia procedimentos para ser usados como método paliativo até o problema ser definitivamente solucionado. Tudo irritou mais ainda os blogueiros.

Muitos blogueiros usam seus blogs como forma de ganhar a vida, seja com textos diários ou até como sites de venda, isso acabou gerando muita confusão e prejuízo financeiro. Nesse de saber quem é a culpa ou não, o serviço do provedor Velox de tele-atendimento (que já é ruim) ficou pior. Tudo completamente congestionado. Os atendentes não sabiam o que estava ocorrendo já que nem todas as localidade cobertas pela operadora estavam apresentando problema. Tentei entrar em contato com eles pelo 0800 e a resposta que obtive foi que para eles, no Rio de Janeiro (pelo menos) estava tudo normal (coisa que eu já sabia, pois eu não tive nenhum problema e a maioria dos meus conhecidos daqui também não), agora quanto ao resto do Brasil, e do mundo, nem a Google tem a resposta sobre o ocorrido.

Existem duas páginas abertas no fórum do Google (aqui e aqui) que estão falando sobre os problemas e os procedimentos a serem executados. Agora resta saber se os usuários voltarão a ter o serviço regularizado antes do novo ano ou se o prejuízo continuará se acumular até a entrada de 2010.


Estou aqui torcendo para que todos que estejam com problemas tenham uma solução definitiva logo. Tive que ler piadinhas no fórum, quando falei que eu não tinha problema algum, que eu "defendia" a empresa (Google/Blogger) porque deveria ser "funcionária" deles. Bem... Não sou, e com certeza se fosse estaria muito honrada. Afinal não estou há 10 anos usando o serviço de uma empresa só porque é gratuita. Uso porque gosto e porque acho muito mais funcional que sua grande concorrente WordPress.

Agora, nos resta torcer e ficar de olho para qualquer inconstância no serviço e caso ocorra, lembrar que devemos reportar "os problemas" com educação e diplomacia. Atacar verbalmente um funcionário que deixou de passar os feriados de fim de ano com os familiares só para colocar "nossos blogs" no ar, além de falta de bom senso é puro egoismo. Pare para pensar só um pouquinho se você ia querer que te tirassem de sua casa em plena ceia de Natal para colocar milhões de blogs no ar novamente, que nem seus são?

6 comentários

Wander Veroni disse...

Oi Ana!

Excelente post, parabéns. O mais completo sobre o assunto que li até agora. Faço questão de linka-lo no artido do Café com Notícias.

O seu texto me faz ter mais convicção ainda da omissão que vários portais de notícias de não querer noticiar o fato por se tratar de um tema voltado para blogueiros.

Como assim? Blogueiros também são leitores/internautas. O problema foi de ordem mundial como vc mesma disse. Se existe uma editoria de web e tecnologia, pq não noticiar? Pq noticiar apenas noticias relacionadas a blogosfera gringa?

Foi isso que me deixou revoltado, sabe. Não culpo a Google. Afinal todo mundo erra. Tenho fé que o problema logo se resolverá.

Abraço

crazyseawolf disse...

Eu não sabia que no Japão também teve esse problema. Será que os acionistas deles são os mesmos da OI Velox? Será?

Eu ainda continuo a defender o Google. Essas empresas às vezes bloqueiam por causa de spam ou outra coisa. Lembro que o Speedy também tinha bloqueado o Blogger tempos atrás. Talvez no bloqueio do endereço (blogspot.com), esquecem que afetam todos os blogs nessa plataforma.

Desta vez não fui afetado, mas sei como é isso.

Antenor Thomé disse...

Ótimo post Ana!!!

Li sobre o assunto também, mas não tive nenhum problema por aqui (SP).
Vale smepre lembrar que diplomacia, educação e calma não fazem mal a ninguém!!!

Um abraço

Antenor Thomé
www.muraldoantena.com.br

Augusto Namitala disse...

Comigo já aconteceu um problema parecido, em que eu não conseguia acessar nenhum produto google, e era sim problema com o servidor dns. Pois quando passei a usar o Open Dns o problema foi resolvido.
A google lançou recentemente seu próprio servidor dns, o (8.8.8.8 e 8.8.4.4), e agora fico pensando se esses problemas, não são uma forma de nos forçar a usar o dns da google.

blogpaedia.com.br disse...

Solucionei o problema trocado para o servidor de DNS para o OpenDNS. http://www.blogpaedia.com.br/2009/12/solucao-para-quem-nao-acessa-o.html

Ana Magal disse...

É pessoal, acho que os problemas já foram resolvido, pois não ouvi ninguém mais reclamar.

No twitter li o @Cardoso dizendo que não conseguia acessa o site da Lexmark, então o problema não deve ser só com o Google.

Lembro quando eu comprei meu domínio tive problemas com o DNS de meu outro blog (TeleVisão), porque o Google não conseguia ler o DNS gerado pelo UolHost e tiveram que usar outro. Sei que foi solucionado pela Uol mesmo. Vamos lá saber qual o real problema né?

Agora é ver se não ocorre novamente.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;