quinta-feira, março 18, 2010

Rio de Janeiro lutando para ficar aceso

Desde do último apagão que aconteceu ano passado, o Rio de Janeiro vem sofrendo várias crises de quedas de energia constantes. Nos últimos dois meses tudo vem piorando. Além dos bairros residenciais, principalmente os de baixa renda, agora o principal centro comercial e administrativo dos cariocas vive à luz de velas.

Semana passada o centro do Rio de Janeiro ficou praticamente a semana inteira sem energia elétrica. Prejudicando assim todo o comércio e escritórios locais. Além do centro, vários bairros de zonas diversificadas sofrem de apagões diários, deixando eletroeletrônicos queimados e alimentos armazenados estragados. Os prejuízos, tanto para os empresários, quanto para os moradores já está incontabilizável.


E se você pensa que isso está ocorrendo somente na capital está enganado. Desde de sexta-feira vários bairros da baixada, Niterói e adjacências estão às escuras. Ontem a noite e na madrugada de hoje, outros bairros foram atingidos pela falta de energia, entre eles, Copacabana, na zona sul, Realengo, na zona oeste, São Cristóvão e Tijuca, na zona norte. A Light, empresa prestadora desse serviço na capital parece já estar reparando a rede de alguns bairros, mas até quando isso vai continuar ninguém sabe.

Na região metropolitana a responsável pela distribuição é a Ampla, que confirmou para a grande imprensa que a energia já foi restabelecida nas regiões de São Gonçalo e Niterói, que estavam sem energia desde de domingo passado. Reportagens apresentadas em vários telejornais, inclusive no Fantástico, mostraram moradores que perderam todo estoque de comida que tinham em suas geladeiras. Isso já está virando um absurdo!

As empresas responsáveis pela distribuição de energia no Rio e Grande Rio, dizem que os problemas foram causados por conta do calor excessivo e das fortes chuvas. Peralá! Nos dias que em passamos calores insuportáveis de até 50ºC, não tivemos quedas de energia no Rio, as chuvas começaram e poucas regiões foram afetadas, e essa historinha de acabar a luz está desde do ano passado. Ora fica bom, ora ruim. Então vamos parar de balela e tentar ver qual é o real problema.


Foi no meio dessa cobrança dos clientes, principalmente dos empresários e comerciantes do Centro do Rio que perderam bilhões (isso mesmo com B) com a falta de energia, que eles apareceram dando a desculpa que agora não é mais culpa nem do calor, nem da chuva. Agora eles afirma que estão roubando fiação nas ruas. Quer dizer, a cada momento eles colocam a culpa em algo para o trabalho porco que eles nos oferecem e que pagamos, bem caro, em dia. Ai daquele que não pagar, ainda tem sua energia cortada. Mas fornecimento decente que é bom, impossível!

Já contei que aqui em casa, há quase sete anos que moro neste bairro, a falta de energia é quase que diária. Um dia falta energia, no outro também. Tem até hora marcada. Até nos assustamos quando passamos mais de um dia sem queda de energia.

Até quando, nós clientes pagantes, vamos ter que aturar serviço de péssima qualidade, com material de quinta, equipamento da década de 70 e funcionários, na maioria das vezes mal educados, tanto no tele atendimento, quanto no conserto. Ligar para o 0800 da Light no Rio virou uma tortura constante, o número só dá ocupado e muitas vezes nem completa a ligação. Quando nos atendem, depois de horas ligando, dizem que em até 90 minutos eles virão ao local resolver. Mentira! Eles levam 90 minutos para serem notificados, já esperei por mais de sete horas para chegar uma equipe no local.

Depois eles aparecem na televisão dizendo que vão pegar e multar, em valores absurdos, aqueles que fazem "gatos" na rede elétrica. Como é que não farão? Não temos energia em casa, mas nas ruas tem. Vamos deixar as coisas estragarem? Tomem tenência!

Senhor Governador do Rio de Janeiro, senhores presidentes da empresa Ampla e Light: ESTÁ VERGONHOSO O TRABALHO DE VOCÊS!!! E o pior... Ainda querem cobrar por isso...

Imagens: Agência Estado - Lojas sem energia

3 comentários

The Best disse...

Para isso vale a máxima: "Errar é humano, colocar a culpa nos outros estratégico"

Eu fiquei sem luz por 27h e a Ampla não me deu em momento algum um prazo para o conserto do problema. Tivemos que "laçar" dois funcionários que pararam para lanchar e quase implorar para que eles olhassem o problema.

Eles reestabeleceram a luz, porém o problema dos fios descascados e em péssimas condições permanece e na proxima ventania já sabemos que a luz será interrompida.

Ricardo Ribalda disse...

Olá amigo:
Parabéns pela sua nomeação no The BOBs, o meu blog: La Vuelta al Mundo de Asun y Ricardo também foi indicado como o Melhor Weblog em espanhol.
Você tem um blog muito interessante, eu votei.
Se você quiser ver a mina em sua língua, na primeira página eu próprio tradutor automático do Google.
Obrigado e boa sorte.

Ana Magal disse...

É Ricardo, o negócio está ficando difícil aqui no Rio... acho que a única coisa que nos resta é rezar pra todos os santos e todas as religiões.


Ricardo Ribalda, obrigada pela visita. Amei seu blog tb. Deixei recado lá para vc e tb já deixei meu voto.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;