quarta-feira, abril 07, 2010

7 de abril, Dia do Jornalista. Temos algo para comemorar?

Hoje, dia 07 de abril, é o Dia Nacional do Jornalista. E desde da 'queda' da obrigatoriedade do diploma, os futuros jornalistas não tem muito o que comemorar. A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) prepara junto aos Sindicatos regionais uma mobilização para reforçar o pedido da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PECs) que está tramitando na Câmara e no Senado Federal, para exigir do governo a volta da exigência do diploma para a categoria.

Hoje isso não é mais item obrigatório para as empresas selecionarem seus funcionários para o cargo de jornalista. Há pouco tempo a Prefeitura de Cabedelo, da região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, abriu concurso público exigindo apenas o ensino médio completo e oferecendo somente R$ 510,00 de salário. Pasmem! Isso mesmo: exigência de ensino médio e salário de 510 para exercer a função de 'jornalista profissional'. E essa prefeitura não parou por aí, afirmou no edital que os cargos de radialista, publicitário e intérprete também irão receber o mesmo salário.


Muitos jornalistas 'das antigas' (diga-se de passagem, que não tem diploma em Jornalismo, e sim em outras áreas) acham que é balela ter um diploma universitário. Eu, que já atuo na área como repórter e editora, não sou formada porque ainda não terminei a faculdade, mas acho importantíssimo tudo o que aprendo em sala de aula. Óbvio que a prática ensina muito mais, mas a base educacional que a universidade está me passando, tanto com técnicas e conteúdos de formação geral fazem de mim uma profissional diferenciada.


Isso sem falar dos cursos necessários para contribuir cada vez mais nosso desempenho, como línguas estrangeiras, edição de imagens e vídeo, entre outras especialidades. A importância da educação é primordial para qualquer profissão. Seja você um médico, um auxiliar de escritório, uma secretária, um advogado, um lixeiro e até, nós jornalistas. Todos devem ter educação sempre, o máximo que conseguirem fazer. Nunca é demais aprender algo novo.

Polêmicas a parte, por todo Brasil terão mobilizações, debates, fóruns e seminários falando sobre o tema e da importância da exigência do diploma, tanto para o Jornalismo, quanto para qualquer outra profissão. Em Brasília, por exemplo, o sindicato local irá se concentrar no Congresso Nacional e em cada Estado terão vários eventos para 'comemorar' esse dia levando informação sobre a importância do diploma de ensino superior para exercer uma profissão, seja ela qual for.

Apesar de dizerem por aí que jornalista é tudo igual, e que blogueiro já virou jornalista também (vide o excelente texto da minha amiga, blogueira, e jornalista, Emanuelle Najjar), cabe a nós, estudantes de jornalismo, e também aos jornalistas diplomados ajudar na luta por mais decência de nossa profissão e não pela banalização dela. Comemorar? O quê? Eu não tenho motivo algum para comemorar nada nesse dia 07 de abril. E você, tem?

2 comentários

Unknown disse...

uma amiga veio me parabenizar pelo dia. fui gentil, claro. mas, sinceramente, desde quando jornalista precisa de dia?!

foi demais pra mim. ;*

Unknown disse...

É amiga... nessas horas dá uma dor no coração...

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;