terça-feira, abril 13, 2010

'Não sei onde eu tô indo, mas sei que eu tô no meu caminho...'

Todos nós temos aquela sensação de que estamos andando em círculos em alguma momento na vida. Sabemos o que queremos, como queremos, mas na maior parte da vezes, quando chega a hora exata, nada sai como 'planejamos' e a bola de neve da frustração nos atinge com força. Dá cansaço, dá medo, dá raiva. Mas levantamos e continuamos a seguir mesmo assim.

O título do post me remete a música 'No Fundo do Quintal Da Escola', escrita por Raul Seixas e Cláudio Roberto. Essa semana me peguei ouvindo isso quando minha mãe, fã de Raul, resolveu dar crise em casa de ouvir em alto e bom som todo repertório do ídolo. Não curto muito o som dele, mas a letra me chamou atenção, principalmente nessa parte em que fala que 'não sei onde eu tô indo, mas sei que eu tô no meu caminho...', afinal quem nunca se sentiu assim?



Tem épocas na vida em que tudo parece dar errado por mais que tentemos acertar. Relações pessoais, profissionais, familiares, tudo parece um furacão sem fim. E como os antigos vivem falando, quando a desgraça é 'boa' sempre em triplo. Quando você pensa que a vida está ótima, pode ter certeza de que algo dará errado. Afinal a vida não é perfeita. E toda ação tem uma reação, mesmo aquelas que cometemos inconscientemente.

É o carro que não funciona. O ônibus que passa direto do ponto quando fazemos sinal, depois de horas esperando. Sair arrumado para o trabalho e tomar aquele banho de água suja por conta de algum motorista 'engraçadinho' que resolveu fazer você de tiro ao alvo na calçada. É quebrar o salto alto. Derramar café na blusa branca segundos antes de entrar para uma reunião importante. São milhões de pequenas coisinhas que acontecem no dia-a-dia, que nem sempre damos atenção, mas que no final da rotina contabilizam, e muito, para nosso mau humor em casa.


Aí começa a segunda etapa de erros e acertos. Filho que te tirar do sério por não querer dividir algo com os irmãos. Marido que reclama que a comida não está pronta ou está fria. Mãe que cisma em te criticar por qualquer coisinha que você faça. Pilhas de conta para pagar em cima da mesa. Cobradores ligando a todo o momento. Emprego estressante. Desemprego martirizante. Rotina de casa. Lava, passa, cozinha, limpa.

Tudo parece sair do eixo e nada parece estar dando certo. Por esse motivo essa música, me lembrou de certas coisas que vão nos incomodando ao longo da vida. Afinal, sabemos o que queremos, planejamos, pensamos, analisamos e nem sempre dá certo. E quando ele fala que não sabemos para onde estamos indo, mas estamos no caminho certo, está coberto de razão. Sabe porquê? Porque não existe um caminho certo para o sucesso pessoal de ninguém. Nós fazemos nosso próprio caminho diariamente com nossas escolhas.

Se brigamos no trabalho, com certeza algo de errado foi cometido antes para nos tirar do sério e descontar no colega mais próximo. Reveja seu dia. Pode ser, por exemplo, a cafeteira que não funcionou de manhã, o engarrafamento que pegou, alguma pessoa mal educada que cruzou pelo caminho até o escritório, entre outras milhões de possibilidades.

Não existe um caminho certo. O que existem são diversas possibilidades de escolha. Cada decisão que tomamos, ou deixamos de tomar, é que nos guia através daquilo que teremos dali para a frente. Se fazemos milhares de entrevistas de emprego e nunca somos contratados, está na hora de reavaliar como nos comportamos durante ela. Será mesmo que é esse emprego que você quer? Afinal o corpo também fala. Você pode soltar milhares de palavras para convencer seu recrutador, mas se no fundo aquilo não te satisfaz (até inconscientemente), seu corpo, seu modo de falar, andar, sentar, etc, vai te denunciar na certa.

Por isso, hoje, parei de me 'encucar' com tudo o que me incomoda. Ao ouvir essa música do Raul, percebi que não importa o que o eu faça, ou o que eu queira, eu estou no caminho certo. Um dia chego lá e ponto final. Estou consciente de que não faço a mínima ideia para onde estou indo, mas tenho certeza de que estou no caminho certo há muito tempo, e um dia, chego lá!

1 Comentário

Pinguim do Cerrado disse...

Grandeeeeeeeee Raulzito, aprendi a ouvir com meu irmão, é incrível, sempre me pego com alguma frase em algum momento da minha vida com alguma letra dele, o cara é soda . . .

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;