quinta-feira, abril 08, 2010

Rio de Janeiro, as chuvas e a hipocrisia

Fico assistindo os telejornais e ouvindo atentamente tudo o que os repórteres, governantes e população falam sobre as enchentes e as mortes. Mas o que me deixa irritada é a constante mania do povo de tudo colocar a culpa no poder público. Frases clássicas como 'eles não olham para a gente', 'nos esqueceram porque somos pobres', 'os políticos só nos olham quando é eleição' e um monte mais de blá, blá, blá demagógico me irrita profundamente.

Claro que fico triste com as perdas de vidas, principalmente das crianças, que nada tem a ver com a ignorância sem culpa de seus pais. Isso mesmo, não ignorância por falta de educação, mas sim pela falta de bom senso. Não sou uma pessoa política, não gosto, não voto, não estou nem aí para o que fazem, ou, na maioria das vezes, deixam de fazer. Mas o que me irrita é ver um bando de gente, que não é burra (porque ser analfabeto não é sinônimo de falta de inteligência), morando em áreas que constantemente desabam com qualquer chuvinha e ainda achar que o governo é o culpado e tem obrigação de resolver aquilo.



Há vários mandatos de vários políticos de vários partidos diferentes, são construídos vários conjuntos habitacionais a fim de melhorar ou diminuir a invasão dos terrenos de comunidades populares já superlotadas, principalmente na zona sul e zona norte do Rio de Janeiro. Mas o problema é que, eles ganham a casa, ou apartamento (detalhe: de graça), e não querem ir morar lá porque 'é longe demais de onde trabalham' ou 'porque vou ter que mudar toda minha vida, escola das crianças, etc'. Eles preferem ficar morando em encostas e barrancos que podem cair a qualquer momento do que ir para casas e apartamentos, com água encanada, esgoto, energia elétrica. No qual o custo deles será somente com os gastos mensais do pagamento desses serviços.

Mas não! Eles querem ficar nas favelas, porque, supostamente, são próximas ao trabalho, porque lá eles não pagam energia, nem água, nem nada. Mas esquecem que também não tem esgoto, não tem saúde, e ainda tem a violência. Lembro quando inauguraram um dos últimos conjuntos habitacionais no Rio, e a prefeitura cadastro todo mundo, logo depois do incêndio em uma favela do Caju. Eles, foram todos sorridentes no ônibus para lá, posaram para foto com os políticos e tal. Um mês depois sabem onde eles estavam? De volta na mesma favela, no mesmo esgoto, no mesmo lugar perigoso de sempre, que tanto criticavam antes. De quem é a culpa? Do governo? Do bandido? Das chuvas?

Ah! Façam-me o favor! Tomem juízo, enquanto há tempo para salvarem seus filhos dessa via crucis. Todo mundo na tela do Jornal Nacional porque tem familiares soterrados no 'Morro do Bumba' em Niterói, mas esquecem que eles invadiram um terreno que era um antigo lixão!!! Que antes de qualquer coisa NUNCA MAIS SERIA HABITÁVEL!!! Mesmo depois de limpo, aterrado, não é um local próprio para moradia. Mas não... Se mudam! Voltam!


Hoje estão lá chorando na TV, criticando os governantes, falando mal da Defesa Civil (que teve um trabalho impecavelmente profissional), rezando e implorando para darem novos lares. Nos quais irão ganhar, se mudar e daqui há um mês estarão TODOS DE VOLTA para o mesmo lugar. Isso se não voltarem assim que as chuvas baixarem e já puderem remontar os barracos. Gente! Odeiooo hipocrisia!

No dia do grande temporal na terça-feira, os helicópteros da Globo e da Record sobrevoavam o 'Morro da Mangueira' mostrando um desmoronamento e um bando de gente mal educada, só falando assim, ficavam na beirada do local desabado pulando e dando 'tchauzinho', rindo e todo feliz para ver se estavam aparecendo na TV. Ah! Façam-me o favor de tomar juízo nessa cara de vocês! Tinha um que vinha, acena para as câmeras (os repórteres nervosos gritando para eles saírem de lá) e corria para dentro de casa para olhar a televisão e voltando rindo, como se fosse um retardado!

Aí, quando eu critico, eu sou a errada. Quando eu falo que cada povo tem o governo que me merece, eu estou errada. Por essas e outras, que somos obrigados a assistir no horário político eleitoral peças como Tati Quebra-Barraco e Ronaldo Esper se candidatando a cargos públicos! Porque? Porque esses mesmos idiotas que constroem casas irregulares nesses lugares e depois choram porque perderam alguém, ganham uma cesta básica em época de eleição e colocam mais político irresponsável lá. A culpa é deles? Não! É do povo burro brasileiro, que parece ter o prazer de continuar a fazer tudo errado e ainda por cima achar que está certo.


Não venham ficar chorando na televisão colocando culpa nos governantes, na Defesa Civil, no Corpo de Bombeiros e outros mais, se quem construiu todas essas casas em lugares que não podiam e não se mudaram para os conjuntos habitacionais, porque eram 'longe demais', foram vocês. O povo carioca tem que ser solidário sim na hora dos desastres, mas também tem que aprender a deixar de ser hipócrita.

#prontofalei... agora podem começar a me xingar!


2 comentários

Tiozão das Batidas disse...

Infelizmente é tudo como você descreveu. Pessoas vestem a camisa da vitimização para conseguirem uma casinha de graça aqui, um trocadinho de uma bolsa do governo ali, e assim vão vivendo, até que tudo vai barranco abaixo.

Anônimo disse...

É burrice pura, e uma grande dose de ignorância por parte da população. Deixa me dar uma casa ou apartamento. Vou longe..
Apoio concedido, você tem meu apoio concordo com você em todos os aspectos.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;