terça-feira, maio 11, 2010

Nota de Falecimento na família: Administrador do maior Cemitério da América Latina é executado a tiros no RJ

Eis que estou ausente há dois dias da blogosfera e da internet em geral. Peço desculpas as pessoas que me enviaram algum e-mail importante, mas confesso que não li nenhum, e hoje também não irei ler. Na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, eu e minha mãe fomos acordadas por um telefonema de meu pai falando que tinha ocorrido uma tragédia. Imediatamente, ele comunicou que não tinha informações completas e só sabia que "o Paulo tinha sido 'assaltado' e levado um tiro".

 Esse 'Paulo' citado por meu pai ao telefone, se trata do marido de minha tia, juntos há 34 anos. Ele, administrador do Cemitério São Francisco Xavier, mais conhecido como Cemitério do Caju, o maior da América Latina, na zona portuária do Rio de Janeiro, 81 anos de idade, foi executado com dois tiros à queima roupa pelas costas por um 'suposto' ladrão, mesmo entregando todos os seus pertences. Amante dos animais, já foi entrevistado por Jô Soares por ter ganho Honra ao Mérito da Proteção dos Animais Brasileira e mantinha, junto com minha tia, um canil cerca de 100 cachorros abandonados ao lado do Cemitério, onde custeava praticamente tudo, e ainda contava com ajuda de outros amantes dos animais.

No mesmo instante nenhuma de nós duas pensava corretamente. Saímos de Campo Grande, zona oeste do Rio onde moramos, e fomos para nosso antigo bairro, Engenho de Dentro, onde meus tios moram. Lá chegando, minha tia passou mal ao receber a notícia através do telefonema de um comerciante conhecido no bairro dizendo que ouviu na rádio Tupi que 'Paulo Francisco Rodrigues', teria sido assaltado e morto a tiros no bairro do Encantado. Sem acreditar, minha tia foi a casa do irmão dela, onde deram oficialmente a notícia.

Nesse meio tempo coisas ruins aconteceram comigo e minha mãe, mas isso é assunto para outro dia, mas enfim, conseguimos chegar (desgraça pouca é bobagem). Minha tia tinha sido removida para um hospital próximo de casa onde foi prontamente atendida. Deixei minha mãe com minhas outras tias e primos lá, e segui rumo ao Cemitério, pois percebi que meu pai, que é o sub-administrador desse mesmo Cemitério, não estava passando bem. Lá soubemos em detalhes do ocorrido pelo motorista de meu tio que estava com ele no carro. O dia foi longo. A noite eterna, com lágrimas e insônia coletiva da toda a família.

O corpo de meu tio foi liberado do IML bem tarde, depois de ter sido realizado os exames periciais necessários e chegou à Capela do Cemitério do Caju altas horas da noite. Minha tia foi levada para a Delegacia da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, localizada na Barra da Tijuca para prestar declarações, onde foi muito bem atendida pelos delegados no comando do inquérito. Ela retornou no início da madrugada e ninguém conseguiu dormir.

De manhã, bem cedo (04h30), fui com ela até o apartamento dela onde a ajudei cuidar dos animais dela e aguardei-a tomar banho. Nos juntamos aos familiares na casa do irmão dela e fomos para o Cemitério para o velório dele. Foram dois dias esgotantes, cansativos e muito, muito triste.

A notícia foi dada com pesar por vários repórteres, principalmente Wagner Montes (Balanço Geral – Rede Record), de diferentes emissoras, que conviveram e se tornaram amigos de meu tio e familiares ao longo desses 57 anos de Santa Casa que Paulo tinha. Ele, que foi brutalmente assassinado aos 81 anos de idade, com dois tiros pelas costas diretamente na cabeça foi administrador do Cemitério do Caju por mais de 50 anos, onde trabalhou diariamente, de domingo a domingo, sem férias a mais de 20 anos, por opção e amor a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Paulo Francisco Rodrigues, 81 anos, deixou esposa, duas filhas de seu primeiro casamento e cinco netos. Minha tia, as filhas de Paulo, seus netos e todos os familiares, agradecem o apoio de todos os presentes durante toda essa nossa tragédia familiar. Agradecemos também a cobertura especial dada por Wagner Montes em seu programa na Rede Record de Televisão, Balanço Geral, e a todas as emissoras de Rádio (principalmente a Super Tupi),  Televisão e imprensa escrita que noticiaram o ocorrido.

Ao pessoal da Divisão de Homicídios da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, obrigada pelo profissionalismo e atenção com todos, e principalmente com minha tia, durante todo o processo. Nós, familiares, amigos e funcionários, só desejamos uma coisa: JUSTIÇA!!!

Links pela mídia:

Administrador do cemitério do Caju é morto em tentativa de assalto – Portal G1

VídeoRJTV

Nota importante: Não sabemos de detalhes do ocorrido. O inquérito foi aberto para averiguar todas as possibilidades. O motorista, que nada sofreu, relatou aos policiais que o assassino confessou ao Paulo que sabia que ele era Administrador do Cemitério, alegando assim, que o suposto roubo tenha sido fachada para algo mais. Afirmou ainda que meu tio ofereceu emprego para o elemento no Cemitério e o mesmo negou dizendo que sabia quem ele era e que emprego não ia mudar a opinião dele. A Divisão de Homicídios do RJ está à frente de todo o processo, a perícia já foi realizada e os depoimentos começaram a ser ouvidos ainda na madrugada de segunda para terça.

Tio Paulo e Tia Leda,
no aniversário de 15 anos da sobrinha,
minha prima Mariana
(arquivo de família)



1 Comentário

Caroline Carvalho disse...

putz ana. meus pesames... eu vi a noticia na internet e fiquei chocada....força pra vc e pra sua familia nessa hora....

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;