sábado, maio 29, 2010

Novos blogs, novos vizinhos (?)... Quem sabe novos amigos (?)


Essa semana dei de cara com uma campanha no blog da Samegui (A Vida Como A Vida Quer) feita pela Aline Cavalcanti do Blog DasGurias, o Movimento Comente Mais. Dei de cara com uma das minhas maiores preguiças de todos os tempos desde que sou blogueira há quase 11 anos: comentar em blogs. Não porque eu não ache o conteúdo interessante, mas sim porque tenho a mania de escrever demais. E para dar uma opinião escrevendo coisas do tipo 'oi gostei do texto', 'oi como vai?', prefiro ler, indicar e me abster de comentar. Mas estou mudando algumas coisas...

Com essa vontade de querer comentar em textos que me digam algo especial (porque não adianta que não vou comentar em blogs que só copiam e colam 'vídeos engraçados' que tiraram do youtube – para isso vou lá e comento por lá) me deparei com outra coisa que, nós blogueiros atuais, estamos perdendo com a onda da 'praticidade' de ler os conteúdo via feed ou e-mail: ver os novos designs, conhecer novos blogs. Mas que diabos é isso que você está falando? Bem, vou explicar melhor...

Começo dizendo que não gosto de newsletters, não assino nada por e-mail, já que minhas contas já tem um fluxo para lá de lotado diariamente. Leio a maior parte dos textos no Google Reader, e quando algum deles me interessa sempre tive o prazer de clicar e ir comentar lá, diretamente no site da pessoa. Essa semana vi a Samegui comentando no twitter que ficou surpresa com o novo layout de uma conhecida dela, e que não tinha percebido a mudança por conta de só ler os blogs via feed. Eu, pelo menos não tenho essa hábito, mas tenho outro um tanto problemático também além do 'não gostar de comentar'.

Reparo que eu sou uma daquelas que adora indicar novos blogs, novos portais, etc. Mas que raramente quando vou visitar os blogs de meus amigos me dou o trabalho de vasculhar os links indicados para ver novos blogueiros e ler novos conteúdos. Por isso, mudei meu modo de ver essa semana. Com o intuito de me aprofundar na campanha da Aline de comentar mais, comecei também a visitar os links indicados pelos blogueiros que eu acompanho. Vascular a lista de parceiros, lista de indicados da semana, etc. Afinal não sabemos o ouro que podemos peneirar nessas imensas listas de ótimos autores.

E com isso comecei a vasculhar os links da minha indicada de semana passada na estreia da coluna Vale um Clique aqui do PJ, Samegui. Olhei, olhei, olhei, cliquei, cliquei, cliquei e achei coisas incríveis, tão incríveis que daqui a pouco o próximo indicado da semana será um desses links da lista de indicados da Sam. Por isso, peço que além de comentarmos mais nos blogs dos amigos, visitemos os blogs indicados por eles também, e que façamos tudo isso longe dos feeds, de newsletters, etc. Afinal, ver como está a cara nova do site/blog de seu amigo pode te surpreender! Que tal começar a fazer isso neste fim de semana? E aí, você já clicou nos indicados de alguém ultimamente?

3 comentários

Anônimo disse...

Ana, sempre gostei de comentar nos blogs. Inicialmente por gostar de deixar minhas opiniões sobre o assunto, depois, com mais tempo de blog, percebi que isso era, também, um estímulo maior ao blogueiro. Às vezes, minhas postagens demoram um pouco mais para eu postá-las, mais por conta de eu ficar visitando outros endereços ao invés de pensar só no próximo post do meu blog.

E assim sempre descubro estas novidades, indo em novos endereços.#prontocomentei rss

Beijo.
Marcelo.

Unknown disse...

Hehe Celitu... eu sou o contrário... Como eu sei que gosto de escrever muitoooo, sempre faço testamentos até nos comentários. E para comentar algo só por comentar, prefiro não fazer. Mas gosto de comentar sim. Só que tô na fase de 'seguir' tantos blogs nos feeds que às vezes me perco...

Mas agora virou meta a ser cumprida. Todos os fins de semana irei colocar a leitura em dia (e os comentários e visitas tb!)

Beijos querido!

Unknown disse...

Olá Ana

Adoro comentar nos blogs, mas só comento nos blogs que me dão liberdade para me expressar e que interagem com seus leitores.

Acho que ser blogueiro não é só postar no próprio blog, ser blogueiro envolve fazer o que você indicou mesmo: visitar os blogs de amigos, comentar neles, descubrir os links que eles indicam e indicar blogs e sites que ache interessante.

Faço isso tudo já e uma vez por mês eu indico um blog pra ler, mas tem surgido tantos blogs bons que vou ampliar minha lista.

Foi nessas fuçadas e andanças que descubri excelentes blogs, descobri você, o crazy, o Leo do Na ponta dos lápis, o Bauru e outros tudo lá no Limão em limonada, adoro fuçar por isso, sempre descobrimos coisas boas, rs

Acho que você tá certa, deves comentar quando acha que será oportuno para o blogueiro e quando o assunto lhe toca de alguma forma, comentar por comentar, não acrescenta nada nem pra quem comenta nem pra quem lê. sinta-se livre nesse ato, isso não é nenhum demérito, é sim sabedoria.

Um abraço

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;