segunda-feira, junho 14, 2010

3º Workshop CopySouth - Conferência Internacional sobre Direito Autoral - Eu vou!

Poster promocional do evento

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho irá ocorrer no Rio de Janeiro a terceira edição do Workshop CopySouth, onde palestrantes de diversos países do mundo irão discutir a importância dos Direitos Autorais na Era da Web 2.0. O evento marcará a data histórica dos 300 anos da promulgação da primeira lei de direito autoral do mundo, que ocorreu na Inglaterra em 1710.

Em pauta estarão temas como 'os pressupostos antiquados das leis e da ideologia do direito autoral', onde palestrantes e participantes irão debater, questionando, os conflitos atuais que ocorrem com a mudança da mídia atual. No Brasil, escritores, músicas, acadêmicos e diversos profissionais assinaram uma carta aberta no final do mês passado pedindo ao nosso governo que reforme essa lei, dando direito aos usuários o acesso à música e aos livros.

Toda essa campanha vem em contraponto às campanhas muito bem financiadas contra o que intitularam 'pirataria', algo que beneficiou muitos, menos as grandes corporações.  Países como a China, Brasil e a Índia, assinaram um novo tratado 'antipirataria' chamado ACTA (Acordo Comercial Anti-Contrafação) e estão prestes a conseguir ajuda com a inclusão de países ricos, como Japão, EUA e grande parte da Europa. 


O encontro, que ocorrerá no bairro da Urca no Rio de Janeiro, vem trazer à tona discussões como quais são as alternativas viáveis para que o sistema atual de direito autoral funcione de forma a não prejudicar seus autores, mas também que seja possibilitado de forma real e diversificada, a inclusão dos usuários aos meios culturais de difícil difusão. Entrará em debate as questões dos compositores musicais e se eles se beneficiam ou não com o sistema atual da lei, como promover o acesso aos materiais educacionais aos países em desenvolvimento e tentar entender porque os produtos, e ideias, dos países do Norte migram tão facilmente para o Sul e não vice-versa.

Estarão reunidos sete palestrantes do Brasil, dois do Reino Unido, África do Sul, Filipinas e de Cuba, três dos Estados Unidos e um do Chile, Bolívia, Gana e Suíça.  Eles, juntamente com estudantes, autores, músicos, jornalistas, literários e convidados, tentarão colocar na mesa assuntos polêmicos, como se o sistema atual da lei autoral realmente fere da forma como afirmam a economia dos países.

O evento terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português. O Grupo de Pesquisa CopySouth convida a todos os artistas, professores, pesquisadores, jornalistas, ativistas e outros mais a participarem deste debate aberto de ideias, para que as opiniões de todos os países sejam ouvidas. A edição do Rio é a terceira, outras foram realizadas em 2005 no Reino Unido e 2008 na Índia.

Poster promocional do evento

As inscrições já começaram e até o dia 18 de junho todos ainda terão descontos. Lembrando que a capacidade do auditório onde ocorrerá é limitada, por isso, a importância de realizar as inscrições o quanto antes. Para maiores informações acesse a página da CopySouth para saber como realizar sua inscrição e os valores de cada nível. Estudantes têm desconto. A minha presença já está confirmada! Encontro todos que forem por lá no dia 28.

Não podemos esquecer que o Ministério da Cultura submeteu à Consulta Pública o anteprojeto de lei que moderniza a Lei de Direitos Autorais brasileira (9.610/98) a partir da data de hoje, dia 14 de junho. Até o dia 28 de julho o anteprojeto estará aberto as opiniões de todos através do blog do Ministério da Cultura.

DATAS: 28 a 30 Junho 2010.
HORÁRIO: 8h às 18h.
LOCAL: Salão Nobre, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Escritório do Rio de Janeiro, Av. Pasteur, 404 – 3° andar – Urca, 22290-240 Rio de Janeiro, BRASIL. (O auditório está localizado a menos de 250 metros da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
INSCRIÇÕES: Por e-mail, visite o site e se informe



Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;