domingo, junho 20, 2010

De #calabocagalvao a #brazilianheroes … E tinha gente que acreditava que o twitter era modismo...

Reprodução de Vídeo

Todos lerem, ouviram, assistiram a grande piada dos brasileiros durante essa Copa do Mundo. Quando falei que eu não curto futebol e não acompanho, mas que estava me divertindo pela primeira vez por conta do twitter alguns riram de mim. Bem, a brincadeira tomou proporções internacionais e de piada virou um movimento real de cidadania. Como assim? Leia o incrível texto da @samegui para saber.

Concordo com tudo o que ela disse sobre a força que todos nós temos e muitos nem percebem. A Internet veio para mostrar que quando um cidadão quer mudar algo ele pode. Sam mostrou muito bem isso com os vários movimentos que vem ocorrendo no twitter e o #calabocagalvao mesmo tendo sido uma brincadeira, mostra o quanto podemos ser ouvidos seriamente quando queremos ser. Só lembramos do #forasarney, #fichalimpa e a alvoroçada torcida para tirar o Dourado da casa do BBB, em vão.

Como eu já tinha comentado no meu post anterior a esse, se nós nos juntássemos para correr atrás do que é certo, cobrar nossos políticos, buscar soluções sociais para os problemas da população com a mesma intensidade que fizemos nos #foradourado e #calabocagalvao muita coisa que consideramos errada não teria tempo de se proliferar.

Campanhas do tipo arrecadação de agasalhos, comidas, incentivo à leitura e cultura, poderiam muito bem ser promovidas por todos nós através da Internet, principalmente no twitter, onde a rapidez é simplesmente incontrolável. A brincadeira do 'salvar um animal em extinção' não tem conteúdo completamente mentiroso ou fantasioso, afinal animais no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil estão sendo massacrados pelo simples prazer da luxúria humana em satisfazer seu ego pelo raro ou excêntrico.

Um bom exemplo da força do twitter, que muitos consideravam passageiro, foi ontem a noite durante os incêndios no Rio de Janeiro, onde os telejornais, e até os portais online, ficaram para trás e tentaram recuperar os preciosos minutos perdidos na marra ao vivo nas timelines do povo. Moradores, transeuntes ou meros expectadores fotografavam e filmavam todo o ocorrido. Os grande portais só falavam da zona sul, enquanto moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro, pediam por socorro via twitter e foram atendidos por conta de seus gritos virtuais.

Outra gafe feia dos 'jornalistas' de plantão nas redações online era em afirmar que as queimadas provocada pelo balões não ocasionaram em 'vítimas'. Como não? E a Mata Atlântica que foi destruída? E os diversos animais que foram mortos no fogo? Nessas horas é que a força do twitter, mesmo que em tom de brincadeira, teve sua voz ouvida pelo mundo inteiro. De 'salve um pássaro fictício', nós brasileiros, conseguimos a atenção do mundo inteiro para a importância de salvar a fauna e a flora de todo o planeta, mostrando que humanos não podem viver sozinhos no planeta.

É... De piadistas internacionais, nos tornamos agora em heróis mundiais (@brazilianheroes)... Só falta usarmos essa força heróica em favor de nós mesmos, nossas prioridades, nossa sociedade, nossa política, nossas matas e florestas, nossos animais, nossos filhos, enfim, de nosso futuro...E vamos todos de #calabocagalvao a #brazilianheroes e muitos outros movimentos no twitter... E a Copa continua...






6 comentários

doug disse...

Concordo com você! Realmente se o povo se juntasse, ou ao menos tivesse a consciência de ficar unidos, poderíamos ir longe. A força do twitter é monstruosa, e gigantesca.
De qualquer forma, acredito ainda que existe várias pessoas no twitter, que só quer brincar mesmo sendo pessoas adultas e 'resolvidas', ontem mesmo durante o ocorrido no Rio, por um momento acreditei que era brincadeira, já que muitos falavam em tom de 'brincadeira'. Vamos sim nos organizar e juntos ao menos tentar mudar várias coisas, mesmo que nossos gritos sejam ao menos escutados.

Unknown disse...

Disse tudo Doug... Se somos capazes de mover tudo em tom de brincadeira, pq não começarmos a fazer reais movimentos para mudar não só nosso país, como o mundo? Não viemos ao mundo a passeio pessoal...

Ana Beatriz Camargo disse...

Tanta coisa acontecendo de importante na semana para a Veja dar a capa para o "CALA BOCA GALVÃO". Realmente, desnecessário!

samegui disse...

Ana, não vou falar muito porque eu acabo fazendo ativismo que é chato, mas a gente pode sempre fazer uma "doação 2.0" não é mesmo? Ontem mesmo eu fiz um post sobre os locais para doação de brinquedos (incluindo vários outros espaços) http://www.samshiraishi.com/toy-story-3-incentivando-a-doacao-de-briquedos/ e o @tcordeiro replicou no Melhores do Mundo. É um circulo do bem!
Valeu o excelente post moça!

Unknown disse...

Aninha, o problema é que o 'povo brasileiro' (sua maior parte que é usuária da Internet) acha que isso aqui (a web) é só para brincar...

Sam, acabei de citar isso no twitter. Pq não criamos tags do tipo: doe brinquedo, doe órgãos, doe sangue, doe vida, alfabetize um adulto, etc... Não... querem mesmo é aparecer, rs

Unknown disse...

Olá, descobri seu blog por acaso e desde já, tornei-me seguidora. Concordo plenamente com vc, o povo, seja via Twitter, ou presencialmente, por assim dizer, deveria se juntar por algo mais útil a toda Nação e a si, do que por exemplo, tirar seja quem for deste ridículo programa que é esse lixo do BBB. Mas fazer o que? É sempre mais fácil reclamar, viver insatisfeito e pregar que não há solução... Que País é Esse? Mas espero, com fé, que um dia, o povo se conscientize de sua força, e sejamos todos, autênticos patriotas, e não somente de 4 em 4 anos, nas épocas de Copa...
Parabéns pelo texto. Abços

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;