sábado, junho 12, 2010

Minas Gerais, roteiro histórico patrimônio do mundo


O nosso país é incrível. Apesar de eu não conhecer mais da metade dele, sei que existem diversos lugares extraordinários escondidinhos por aí. Um dos Estado que amo de paixão, e até tenho parentes que nasceram e moram lá, é o de Minas Gerais. Eu, que sou uma apaixonada por História e artes, não é difícil entender o porquê gosto tanto das cidades mineiras, não é?

Minas Gerais o quarto maior Estado brasileiro, tendo suas medidas equivalente à França, e o segundo mais populoso do Brasil. Suas cidades tem uma importância única para o nosso país, sendo o principal foco do ciclo do ouro e sendo a principal passagem para toda colonização do interior do país. Além de tudo isso os principais fatos políticos do Brasil foram arquitetados ou em Minas ou por mineiros, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1903, o Golpe Militar de 64 e as Diretas Já.

Ouro Preto

Mas além de ter parentes mineiros, uma das coisas que mais me fascina por lá é o conteúdo cultural dessas cidades. Com o maior número de Museus do Brasil, Minas Gerais aglomera história, ciência e artes como nenhum outro Estado brasileiro. A cidade de Ouro Preto é detentora do maior acervo Barroco do mundo. Suas igrejas são um reflexo do esplendor de nosso passado e por esse e outros motivos que ela se tornou Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1980 pela UNESCO.

Ouro Preto é classifica pelos historiadores como um gigantesco museu aberto, mas além disso é detentora de outros (fechados) muito importantes para nossa história, como Museu da Inconfidência, Museu do Chá, Museu das Reduções, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu da Arte Sacra do Pilar, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu Aberto Cidade Viva, Museu de Pharmacia e Museu Aleijadinho.

Diamantina

E não é só Ouro Preto que respira História. A cidade de Diamantina, que também é tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade, e terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi marcante para a família Real Portuguesa, que usa a cidade como caminho para percorrer todo o interior do Brasil. Famosa por suas serestas e terra da Chica da Silva, também é um pontos altos da literatura brasileira, sendo citada em diversos poemas de Alice Brant, e internacional, quando foi relatada por Elizabeth Bishop, uma das poetisas do séculos XX.

E Mariana? Não. Não é uma pessoa, e sim uma das mais lindas cidades mineiras. O nome foi dado em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Ela foi a primeira vila, primeira cidade e a primeira capital de Minas Gerais. Conhecida atualmente por aglomerar inúmeros estudantes universitários em seu famoso carnaval de rua, Mariana também respira cultura e artes por todas as ruas. Sua igreja matriz levou 50 anos para ficar pronta e a Maria Fumaça, revitalizada em 2006, se tornou ponto turístico levando diariamente diversos turistas pelas serras mineiras até Ouro Preto.

Mariana

Não posso esquecer também de Juiz de Fora, cidade da zona da mata que é a mais importante no clico do café com seu pioneirismo em agregar imigrantes de diversos lugares do mundo. Sua importância para o Brasil é simplesmente não reconhecida. Juiz de Fora foi o primeiro município brasileiro a se tornar um polo industrial no país. A primeira cervejaria brasileira foi construída lá, bem como a primeira estação telefônica e a primeira a implantar o transporte público no Brasil. Além de tudo isso, Juiz de Fora foi o primeiro Estado brasileiro a ter uma escola de Ensino Superior, com a Academia de Comércio, onde o estudo era voltando exclusivamente para ensinar e formar administradores.  Mas isso tudo, pouca gente sabe, ou nem quer saber.

E não poderia deixar de fora as duas cidades que fazem parte da minha vida, afinal, meus primos são metade-metade de cada uma delas: Belo Horizonte (onde eles nasceram) e Poços de Caldas (onde eles vivem agora). Duas cidades incríveis e tão diferentes ao mesmo tempo. A atual capital mineiro é um polo de cultura em geral. Músicos, poetas, artistas plásticos, etc. Todos são filhos de 'BH'. Poços de Caldas, por sua vez, conhecida como uma das cidades das águas termais, é uma cidade carismática, que chegou até a ser ponto principal de novela Global, quando foi cenário principal de 'Livre Pra Voar', de Walter Carrasco, com Tony Ramos e Carla Camurati no papel principal.

Juiz de Fora

E sem contar outras inúmeras cidades lindas que também já visitei e amei, como Araxá (cidade de Dona Beija), Lambari e São Lourenço (onde passei muitas das minhas férias na infância), Uberlândia (onde eu ia morar, quando transferiram a fábrica da Souza Cruz, mas meu pai, quis ficar no Rio rs), Caxambu, São João del Rei, Capitólio, Congonhas, Varginha, Alem Paraíba, Betim, Manhuaçu, Manhumirim, Patos de Minas, Raposos, Viçosa e tantas outras que eu ainda hei de conhecer.

E você, qual cidade mineira você já visitou e qual mais gostou?

Obs: Post em homenagem aos meus primos e meus queridos mineirinhos: Ricardo Fraga e Douglas Costa.

3 comentários

doug disse...

São João Del-Rei, Tiradentes, Santos Dumont,Bias Fortes entre várias outras que passei, fiquei mesmo na cidade de São João Del-Rei por mais de 15 dias, e nesta estadia fui três vezes à Tiradentes de Maria fumaça, e na cidade de Bias Fortes por mais de 10 dias, um cidadezinha totalmente interiorana.
Olha para quem não conhece MG está na hora de viajar, nossa terra é fantástica, lindos lugares e lindas pessoas.
Se for passar por aqui não deixe de visitar a nascente do Rio São Francisco na Serra da Canastra, é tudo de bom. Ainda logo logo quero fazer outra viagem com eu fiz de 45 dias.
Ana linda do meu coração obrigado pela homenagem
beijos

Victória Menjivar disse...

Dá uma olhada em alguma coisa sobre Viçosa. A cidade é uma gracinha e a universidade Federal é a mais bonita e bem organizada que já vi na vida. Um abraço.

Unknown disse...

Conheço Viçosa, Victória, eu ia fazer Veterinária lá. Amo aquela cidade.

Bem vinda ao blog!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;