domingo, junho 13, 2010

Como acabar de vez com sua carreira em poucos passos... Descubra como evitar sua falência profissional


De acordo com o consultor norte-americano John McKee em seu livro '21 Ways Women in Management Shoot Themselves in the Foot', as mulheres que possuem uma carreira tem uma tendência a sabotar a si mesma, muitas vezes sem saber que está fazendo isso. Em seu livro, ele dá dicas de como evitar essas gafes pessoais que podem levar sua carreira ladeira abaixo.

Uma dessas dicas que mais me chamou a atenção foi a mania irritante, não só de mulheres, mas de alguns homens também, de não se manter atualizado sobre sua área profissional. São os famosos acomodados. Sobem nos cargos e acham que está bom e param de querer aprender coisas novas. Se preocupar com os colegas de trabalho na faixa dos 20 quando você já passou da faixa dos 30 deve ser algo a se fazer sim. Isso não quer dizer que você está com medo, mas sim que está atento às novidades. Observar o comportamento dos mais jovens, nos abre a mente para as coisas, que muitas vezes, achamos que não é tão importante. Mas são os detalhes que fazem a diferença no ambiente de trabalho.

Quer ter sua carreira assassinada é não ter projetos pessoais. Isso mesmo! Viver somente para o trabalho, hoje em dia, não está com nada. Você deve ter planos futuros, não só na empresa, como em sua vida como um todo. Estipular metas é sempre bom. Serve fazer lista, planilhas, colar post-it coloridos por todos os cantos. Não importa o que vai escrever e nem como irá executar, mas manter aberta às novidades é algo fundamental para que sua carreira flua sem problemas. Levar problemas do trabalho para casa acaba com ambos os lados. Tenha metas definidas e diferenciadas do que você quer para sua vida pessoal e profissional.


Sua maior diferença está no conhecimento adquirido, ou seja, quanto mais você sabe mais você se sobressai. Aprende nunca é demais. Saber a resposta certa que seu chefe quer ouvir no momento crítico dos acontecimento fará você se destacar como uma pessoa pró-ativa, que tenta aprender sobre tudo mesmo que isso não tenha nada a ver com sua área específica de trabalho. Conhecimento é poder, sempre!

Uma gafe terrível em qualquer ambiente de trabalho é tentar pisar em cima daqueles que te ajudaram. Não dar créditos para os que te auxiliam é morte profissional na certa. Você não vai querer ficar suja quando o seu colega começa a espalhar que a ideia brilhante que você disse ter tido sozinha foi algo em conjunto com ele. Já pensou que imagem isso irá passar para a sua chefia? Pense bem antes de achar que dona absoluta de tudo que fizer. Dividir créditos é algo educado e muito apreciado no ambiento profissional, ninguém trabalha sozinho. Uma empresa é sempre feita pelo grupo que a cerca.

Fiquei longe dos puxa-sacos. Evite-os sempre que puder. Prefira andar com pessoas de qualidade, que encorajam você a ser mais criativo e original. Ficar ao lado de alguém que te bajula o tempo todo, além de perda de tempo, só mostra que você não sabe o que faz e precisa de alguém te bajulando para que as coisas fluam. Procure sempre abrir seu campo de visão. Busque novas ideias, novos pontos de vistas. Escute os amigos com atenção e ouça os conselhos quando for necessário. Não tenha vergonha de pedir ajuda quando não sabe fazer algo. É assumindo que não sabe e aprendendo que você será valorizado e não fingindo que sabe ou tentando mostrar algo que não existe.


Aprenda a vender a si mesmo. Do que adianta você ter um trabalhão para aprender algo novo, fazer algo diferenciado se guarda só para si. Leve pelos meios formais, e-mails internos, divulgação em reuniões para a chefia, use e abuse do demonstrativo de cases. Mostre-se! Envolva-se e deixei que seu chefe saiba que você também tem novas ideias. Venda-se!

E pode parar com a mania de se achar insubstituível. Nem você nem ninguém é e ponto final. Ficar achando que você pode fazer o que quer, quando quer e como quer só porque, por exemplo, tem anos na empresa, está muito enganado. Você é totalmente substituível e será, se continuar se comportando como se fosse o dono da empresa, como chegar e sai na hora que quer, tirar mais de uma hora de almoço, cometer erros e achar que os outros é que devem corrigir, e por aí vai.

Mas para mim o pior de todas as coisas citadas por McKee foi a mania insuportável das pessoas acharem que por mais evoluídos que estejamos, por mais conectado que o mundo esteja, ainda existem pessoas que acham que o contato pessoal não é mais importante. Reclamam da falta de privacidade na internet e redes sociais, mas esquecem-se que se você realmente tem algo privado a tratar com alguém o melhor é ir pessoalmente ou pegar o bom e velho telefone. Ser pessoal nesse mundo impessoal da Era 2.0 fará com que você tenha um diferencial cativante. Tem horas que os e-mails e mensageiros instantâneos se fazem desnecessários.

Pensem nisso!


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