segunda-feira, agosto 23, 2010

Concurso cultural 'Não gostou? Então faça!' do @portalcopa2014 está fazendo sucesso


O logo da Copa 2014 não agradou quase 100% dos brasileiros. Desde o lançamento oficial (e até do não-oficial) ela vem sendo motivo de discussão entre entendidos, não-entendidos e metidos a entender. Eu, já comentei aqui o quanto achei horrível e com total falta de criatividade o logotipo criado para representar o país em um evento internacional tão estimado pela maior parte da população brasileira. Mas não ficou só comigo, designers do mundo inteiro também se meteram a dar pitaco.

E de tanto pitaco sendo dado o Portal 2014 decidiu resolver a discussão de uma forma super criativa (e que ao meu ver deveria ter sido feito desde o começo): um concurso cultural. Afinal, ninguém precisa ser especialista em criação para saber que uma logomarca deve ir além da questão dos gostos pessoais, ela deve transmitir uma mensagem direta sobre o produto, serviço, cliente ou empresa para qual ela irá fazer a representação.

No caso de eventos sociais (isso incluí-se esportivos também) a comunicação gráfica deve falar não somente o assunto a ser abordado como transmitir para todos a mensagem para qual esse evento e o cliente representam. Resumindo: aquele logotipo criado como oficial de nossa copa não transmite nada além de um zero à esquerda. Não tem nada a ver com o Brasil e com futebol (no caso os clientes a serem representados). E como a galera do Portal 2014 resolveu essa questão então? Convocando todos que não gostaram da marca e que sabem usar sua criatividade para colocá-la em prática.

Logo oficial: amada ou odiada?

Surgiu então a campanha 'Não gostou? Então faça!'. Ela tem o intuito de reunir profissionais ou não que tenha talento para o desenho e queira transmitir de verdade a alma brasileira e a paixão pelo futebol. O concurso não tem nenhuma relação com os órgãos oficiais responsáveis pela organização da Copa no Brasil em 2014, é somente uma estimulação à criatividade dos brasileiros e uma forma, democrática, para que possamos expressar nossa paixão pelo Brasil e pelo futebol.

O desafio vai até o dia 20 de outubro de 2010 às 18h e os arquivos devem ser produzidos no formato JPG ou PNG no tamanho máximo de 200 KB.  O criador deve enviar junto com o logotipo um texto de até 300 caracteres defendendo sua ideia e sua marca. A votação será feita por meio eletrônico diretamente no site do concurso. Aquele que receber mais votos receberá o prêmio de R$ 3 mil.

O Portal contará com um juri formado, além do público, por designers e jornalistas que escolherão os cinco melhores logos e esses ganharão uma reportagem destaque no Portal 2014. O resultado do concurso será anunciado no dia 27 de outubro de 2010 no próprio portal. Confira as instruções e o regulamento do concurso clicando aqui.

Logo criada por Francis Valadj

Eu estou acompanhando cada entrada de logo nova para a votação e particularmente, até agora, só duas me chamaram atenção. Ambas conseguem transmitir brasilidade, representar o país em suas cores e ainda transmitir o foco central do evento que é o futebol. Aproveito para dar os parabéns a todos que estão enviando seus trabalhos e em especial ao português Francis Valadj (@Valadj) por sua criação, com destaque especial para a escolha do azul do círculo, e ao Guilherme (@guilhermepspbr), ambos criadores dos logotipos que mais gostei até agora.

Logo criada pelo Guilherme


E você? Também não gostou do logo oficial da Copa 2014 e acha que pode fazer melhor? Então o que está esperando para acessar o Portal 2014 e entrar para o concurso!


3 comentários

Z disse...

Muito legal. Tem uns logos muito bons. Pena que o primeiro lugar até então é um logotipo feito no word.
Entrei no desafio também. Se alguém quiser votar em meu logotipo:
http://www.copa2014.org.br/desafio/logo/?logo=258426082010165030

Unknown disse...

É JR... tem uns por lá que Afff... pior do que o original haha...

Boa sorte pra vc!!!

Unknown disse...

oi pessoal...
de uma olhadinha na minha logo e VOTE nela por favor
http://www.copa2014.org.br/desafio/logo/?logo=1388319092010213027

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;