sexta-feira, agosto 13, 2010

Sábado agora é Dia da Gotinha! Segunda fase da vacinação contra pólio, leve seus filhos!


Amanhã, sábado dia 14, é a segunda fase da vacinação contra a poliomielite. Apesar da doença já estar radicada no Brasil a muito tempo, ainda é necessária a prevenção já que em outros países como Paquistão, Índia e Nigéria a doença ainda é proliferada de forma descontrolada.

A vacina é administrada via oral e combate o vírus responsável pela paralisia infantil. Fica disponível nos postos de saúde o ano inteiro, onde os pais podem procurar caso não possa comparecer no dia de campanha nacional.

Todas as crianças com idades até cinco (05) anos de idade devem tomar duas (02) doses durante o período de campanha nacional de vacinação, mesmo que elas já tenham sido vacinadas anteriormente.

O último caso registrado no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foi em 1989, na Paraíba. Em 1990, recebemos da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.

A primeira etapa desse ano ocorreu no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, e mobilizou muitas gente por todos Brasil. Nessa segunda fase mais de 100 mil postos de vacinação estará espalhados por todo país para atender a população. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 14,6 milhões de crianças, o que representa 95% da população menores de cinco anos de idade.

A vacina não tem contraindicação, porém os médicos recomendam que crianças com febre acima de 38 graus sejam avaliadas pelo pediatra antes de tomar a dose. Não é permitida a vacinação para crianças portadoras de doenças de imunodepressão, como AIDS, câncer ou qualquer outra que afete o sistema imunológico.

A pólio é uma doença infectocontagiosa gravíssima, transmitida por um vírus e sua contaminação se dá por via oral. Quando a criança infectada não vem a falecer adquire vários lesões graves que afetam todo sistema nervoso, provocando principalmente a paralisia dos membros inferiores.

Por esse motivo é tão importante que você, mamãe e papai, que tem filhos de 0 a 5 anos de idade leve-os amanhã para receber as gotinhas. Para saber onde ficam os postos de vacinação mais próximo de sua casa fique atento às transmissões de rádio e televisão, acesse o site do Ministério da Saúde ou ligue para o Disque Saúde 0800 61 1997.

Em alguns municípios ocorrerão também vacinação contra outras doenças, tais como: Sabin, Hepatite B, Tetravalente, Febre Amarela, Triviral, DPT, Rotavírus, Meningocócica C Conjugada e Pneumocócia 10 valente.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;