domingo, setembro 12, 2010

Como lidar com os 'tipinhos insuportáveis' no ambiente de trabalho?


Todo mundo sabe que trabalhar fora traz um monte de benefício, mas em contrapartida vem com inúmeras coisinhas que acabam nos levando ao estresse máximo do mês todo, às vezes, em um só dia. E a culpa de boa parte dessa nossa irritação durante o horário de trabalho é ter que lidar com os tipinhos insuportáveis. E olha que existe para todo gosto.

Um dos que mais irrita é sem dúvida o fofoqueiro da turma. Qualquer assunto é motivo para virar pauta jornalística em sua coluna do dia de fofocas. E eles não perdoam ninguém. Os comentários e murmurinhos vão desde a chefia até a turma do café. São daqueles tipinhos que sempre querem estar por dentro de todos os assuntos, mesmos aqueles que não lhe dizem respeito. Eles sabem quem será demitido mesmo antes da demissão oficial ocorrer.

Para os fofoqueiros do trabalho tudo em você e em seus colegas incomoda: roupa, sapatos, penteado, corte de cabelo, jeito como você fala, comer, anda. Tudo é motivo para ele fazer uma lista de itens a serem mencionados na próxima edição da fofoca do dia. A melhor coisa a se fazer quando se deparar com um tipo desses é sair de fininho quando a rodinha da fofoca começar a se formar. Afinal, é fato, a fofoca só existe porque existem os fofoqueiros que querem saber sobre ela.

Na minha lista dos insuportáveis em segundo lugar em coloco os tipinhos 'injustiçados'. Eles sempre estão reclamando como os tratam mal. E as reclamações parecem ser intermináveis. Vão desde o tipo: só me dão trabalho difícil para fazer ou porque isso sempre acontece comigo. A lista de reclamações dos 'injustiçados' é interminável e eles sempre estão prontos para arrumar mais alguma coisa para colocar na lista de reclamação constante.


E olha que reclamam de tudo: do chefe que só vive perseguindo (na cabeça deles, é claro), amigos que só saber sugar o tempo deles e outras coisitas más. Vivem alugando o orelhão público dos amigos na hora do almoço. Isso quando não usa a intranet para contar suas lamúrias e perseguições ilusórias. O melhor nesses casos é não corda para as alucinações da criatura. Quanto mais você parar ouvir e concordar em ser o ouvinte pessoal, mais será perseguido, e pior, pode acabar viraram um reclamam por osmose. Ele chegou perto? Cai fora!

O clássico dos clássicos não poderia faltar na lista: o puxa-saco! Esse dispensa apresentações. É daquele que mesmo não sabendo realizar o serviço sempre é o primeiro a se prontificar a realiza-lo só para agradar seus superiores. Elogios rasgados à chefia então, são rotinas intermináveis. Esse aí não tem correção, ou encontra um chefe que goste de bajulação ou um que dê logo um fora.

Afinal todos os chefes sabem muito bem que estão sendo bajulados, mesmo que finjam não saber. Ninguém perderá ponto sendo puxa-saco, mas também não ganhará com certeza. O clima ruim no escritório é sempre imposto no ar por conta desse tipinho de funcionário. Evite participar de trabalhos em grupo com ele, porque quase sempre eles não sabem executar as tarefas e só fazem para poder se mostrar aos chefes. Então se algo der errado, com certeza, poderá sobrar para você. Mantenha distância!

Outro que me dá nojo é o falso bonzinho. Ele só fica esperando um momento oportuno para começar um intriga contra você. E você não precisa fazer nada. E detalhe: qualquer um dos citados acima pode virar um falso bonzinho em potencial. Bastas eles se sentirem rejeitados que farão qualquer coisa para se tornarem o centro das atenções novamente.


Eles morrem negando que começaram a discórdia e é especialista em ser o sonso da vez. A famosa frase 'eu??' sempre é repetida quando alguém acusa o 'coitado' de alguma coisa. E sempre terá um novo alvo para perturbar.  Fique longe e não faça contato visual. Percebeu que ele falou de você, não dê corda, não alimente os trolls trabalhistas. Eles também fazem mal à saúde mental e emocional (além da profissional).

Ainda existem milhares de outros pentelhos no ambiente de trabalho que pode, e vai te incomodar. O palhaço da turma - que na maioria das vezes é sem graça. O beberrão - que está sempre de olho no relógio e vive te convidando para o happy hour (e sempre chega atrasado no dia seguinte porque bebeu demais na noite anterior). O 'locutor de supermercado', aquele que grita aos quatro cantos da empresa até quando vai fazer número 2 no banheiro. O galã e a oferecida - que sempre estão dando em cima de alguém usando sempre a beleza física como maior atributo (na maior parte das vezes só tem isso como competência), entre outros mais.

Não importa qual o tipinho que incomoda no dia a dia no trabalho. A melhor opção para essas pessoas não acabarem com seu dia e sua energia é evita-las. Fique longe toda vez que perceber que estão querendo fazer você de alvo. Não tente confrontar os mais eufóricos, pois com certeza, irá sobrar para você, afinal, eles sempre se fazem de vítimas. Fique esperto e mantenha distância dos insuportáveis.

Agora se você acha que é um desses... Só lamento! Tente mudar seu comportamento. E saiba, a partir de agora, que você incomoda e muito, seus colegas de trabalho e tente mudar seu comportamento.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;