domingo, dezembro 19, 2010

2010: alegrias, tristezas, 11 anos de blog e muitas surpresas... E 2011?


Mais um ano chega ao fim e todos param para fazer seu balanço anual de erros e acertos, alegrias e tristezas, coisas boas e ruins. Sempre falei que o 'ano novo' nada mais é que o dia seguinte. E se formos parar para pensar é isso mesmo, porém esse ano de 2010 conseguiu elevar meu pensamento sobre sonhos e desejos em todos os sentidos da minha: pessoal e profissional.

2010 começou conturbado para mim, literalmente falando. Abalada ainda pelos problemas pessoais de 2009 e o rompimento de um relacionamento de mais de um ano, comecei meio tropeçando sem saber o que fazer e onde procurar qualquer solução para minha vida. E tudo isso refletiu, inicialmente, de forma negativa na minha vida profissional. Mas foi bom, pois usei todos esses problemas como degrau para me elevar e subir mais um andar em minha sabedoria pessoal e superar problemas.

Passei os primeiros três meses deste ano querendo que dezembro logo chegasse e acabasse de vez com esse ano, que até então, parecia o ano do meu inferno astral. Mas com as chuvas de março o sol começou a brilhar, como sempre e consegui ver uma luz no fim do túnel. Os meus blogs, principalmente, começaram a dar alegrias antes nunca imaginada. E o cansaço mental e falta de inspiração que me arrastaram por todo 2009 parecia estar se dissipando.

Lançamento do livro - Abril 2010 - RJ

Após sair de um projeto colaborativo de mais de um ano, onde comandei (com orgulho) a equipe maravilhosa do webjornal O Estado RJ e como fruto desse trabalho ter publicado um livro como co-autora e organizadora, foi a vez de pensar não só mais no aprendizado e também no retorno que esse aprendizado tinha que me dar. Foi quando para surpresa minha fui indicada ao The Bobs, prêmio internacional para blogs que eu nem sabia que existia. E confesso, isso alimentou meu ego que andava precisando de aconchego.

Ficar entre os 11 melhores blogs do mundo na categoria de língua portuguesa, concorrendo com vários outros países que também falam nossa língua fez com que minha paixão por meus blogs, que andava meio off reacendesse em mim. Voltei a postar com mais frequência e me dedicar de corpo e alma para aquilo que um dia foi somente minha terapia de vida.

O ano foi passando e o desânimo me pegou novamente no fim de abril, mês do meu aniversário. Desempregada, vivendo de frila, contando migalhas para ir até em entrevistas de emprego me deixou super para baixo por não poder fazer o que faço em todos os meus aniversários nos últimos 10 anos: ir para São Paulo. Fiquei mal, fiquei triste, fiquei muito chateada. Isso me abateu. Mas como sempre, juntei forças e peguei essas lágrimas para construir uma nova ponte e atravessar mais esse precipício pessoal.

Embaixadora Piccadilly - outubro 2010 - RS

Resolvi monetizar o blog. Ok, tudo bem, não deu muito certo. Talvez eu não tenha 'tino' para essa parte de negócios blogueiros como outros montes que estão a pouco menos de cinco anos rodando por aí. Ou quem sabe seja o nicho que escolhi seguir e me mantenho firme no pensamento da escrita. Ousar? Copiar? Se igualar? Nunca... Gosto do meu jeito, gosto do meu estilo e se estou há 11 anos na blogosfera é porque tenho, mesmo que poucos, fiéis, leitores, e quero mantê-los assim.

O The Bobs seguiu seu curso, não fui a ganhadora nem da categoria popular nem do juri acadêmico, mas e daí? Fiquei entre os 11 melhores do mundo, não preciso de mais nada. Isso para mim, que está 11 anos blogando ininterruptamente é o maior presente que eu poderia ter, ainda mais tendo um blog opinativo. O Feminina Plural me levou ao título de Embaixadora Piccadilly (com muita honra e orgulho) e tive a oportunidade de conhecer o sul do Brasil. E voltei a sorrir novamente.

Mas como tudo nunca são somente flores, a falta de grana e o árduo trabalho de freelance (trabalhando muito e ganhando pouco) foi me consumindo e me deixando novamente desanimada. Pensei muitas vezes em desistir das coisas que estava fazendo e voltar a trabalhar em qualquer coisa que aparecesse, mesmo sabendo que eu seria infeliz completamente. Mas em meu caminho neste ano pessoas maravilhosas cruzaram. Uma oportunidade de frila de maior credibilidade e aí parecia que o ano de 2010, enfim, iria decolar. E até certo ponto ele subiu alguns degraus no meu termômetro de momentos felizes.

O frila me deu gás e corri atrás. Os blogs continuaram a me dar felicidade, como sempre e novos amigos foram surgindo e me ajudando a pular as pedras que apareciam no caminho. O campo pessoal voltou a me assombrar já no fim do ano, mas ficar no Top100 do TopBlog me deu ânimo para não deixar me abalar.

Entrega do Prêmio TopBlog - dezembro 2010 - SP

Quando pensei que nada mais poderia ser perfeito, consegui ir para São Paulo na entrega do prêmio TopBlog e continuei no meu ritmo de Sampa um vez por ano. Reencontrei amigos, conheci novos e me aproximei de pessoas maravilhosas que admiro e espero mantê-las em minha vida pelo tempo que nos for permitido ficar aqui.

A vida pessoal continua me dando rasteiras e sustos, porém, ter conseguido dar a volta por cima profissionalmente falando, me deixou com força para combater esses pequenos deslizes e problemas e colocar de lado o que é realmente importante para mim ou não. E assim vou seguindo rumo à 2011.

No ano que vem chegando novas etapas estão para se completar: o lançamento oficial do site da minha empresa, a renovação do blog Profissão:Jornalista, a abertura para colaboradores me ajudarem aqui e nos outros dois blogs e muitas coisas mais. Na verdade só espero poder resolver no tempo certo os problemas pessoais e tentar entender que nada na vida é perfeito e que esses problemas e obstáculos nos quais nos deparamos servem para nos ensinarem a crescer e sermos melhor.

E por tudo isso, só posso desejar a todos os meus leitores, amigos e familiares um ano de 2011 simplesmente produtivo. Pois se formos produtivos, ativos e feliz naquilo que fazemos bem, todo o resto vai se moldando ao nosso modelo principal de felicidade. Um 2011 de produtividade para todos nós!



2 comentários

Anônimo disse...

Na procura de emprego (de Jornalista) pelo Google a fora encontrei seu blog. Li o texto e em segundos me deparei com um espelho. Ano difícil 2010, mas confesso, também incrível. Quando puder, visite meu blog. www.nayindublin..blogspot.com - Boa sorte para nós mulheres jornalista em 2011! Adorei o blog!

Unknown disse...

Nay,

Que 2011 seja produtivo para todas nós. No mundo inteiro e em qualquer carreira =D Feliz 2011!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;