segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Você tem um domínio ponto com? Sabia que seu dados estão expostos abertamente pela rede?


É pessoal, isso mesmo que vocês leram no anunciado do post. Você que possuí um domínio como o meu registrado com ponto com ao invés do ponto com ponto br, está com todos os seus dados pessoais rodando pela gigantesca e infinita www. Ou seja, se você confiou à alguma empresa seu endereço residencial, telefone e tudo mais, saiba que se você cair em algum golpe por aí é culpa da empresa na qual você 'confiou' esses dados. No meu caso, a UOL Host.

Estou há meses, desde que descobri meus dados rolando pelos sites da vida, em uma briga irritante com toda equipe da UOL Host, na qual só sabem me dar respostas prontas e sem sentido. Ficam colocando a culpa no órgão responsável pelo registro ponto com nos EUA pela divulgação dos dados, então, claro, que fui ao site do tal órgão conferir a tal culpa ou não. Chegando lá (no ICANN) para minha surpresa existe um espaço (claro!!!!) de Lei de Privacidade, ou seja, onde o contratante deles deve fornecer todos os dados para o cadastro de fundo verídico, porém, pode solicitar o chamado sigilo parcial, ou seja, a mesma coisa que ocorre nos registros ponto com ponto br, onde aparece somente o nome do proprietário do domínio.

Esse trabalho de solicitar o sigilo deve partir da pessoa ou empresa que comprou o registro junto com ICANN, neste caso a UOL Host comprou em meu nome, então não posso, como cliente terciária, tomar a frente de meu intermediário e solicitar o sigilo parcial de exibição de MEUS DADOS PESSOAIS.

Tentei todos os canais possíveis de negociação com a UOL Host: via twitter, via telefone, via chat, via e-mail direto com a Ouvidoria e nada. Só recebo mensagens prontas que só demonstram que a equipe de funcionários da lá não sabe nem o básico do inglês, ou teria entendido o que está escrito no link que fala sobre PRIVACIDADE:

Prior to release of the report to the public, the registry/registrar may request that certain information (including, but not limited to, communications between the registry/registrar and ICANN, or other privileged/confidential information) be redacted from the report.

Traduzindo por alto: Antes do lançamento do relatório para o público, os registradores podem solicitar que certas informações (incluindo, mas não limitado a, as comunicações entre os registradores e a ICANN, ou outra informação / privilegiado confidencial) ser redigido a partir do relatório.

Ou seja, quem registrou deve informar dados verídicos, porém, pode solicitar durante o cadastramento o pedido de privilégio confidencial desses dados. Isto é: PODERIAM TER SOLICITADO QUE MEU ENDEREÇO, TELEFONE e outros dados CONFIDENCIAIS não ficassem expostos pela rede dessa forma. E não o fizeram, pelo contrário, continuam afirmando que a ICANN é culpada e que são eles que divulgam tudo e que eles não podem mudar isso. Como não mané? Não sabem redigir um texto de solicitação de pedido de sigilo parcial em inglês? Se não souberem eu escrevo um para vocês!!!

No último e-mail que recebi da Ouvidoria da UOL Host ainda fui obrigada a ler a seguinte frase absurda: "...o contrato de Credenciamento de Gerenciador firmado entre o UOL e ICANN, tem como determinação o acesso público aos dados fornecidos pelos clientes, inclusive para garantir a segurança da internet...". Resumindo: eles acham que divulgar meus dados pessoais vai me dar mais segurança na internet? Tem certeza que foi isso que eu li senhores?

E-mail que recebi da Ouvidoria
Nome do funcionário apagado

Se quem faz o registro ponto com ponto br só tem o nome divulgado, o registro americanos também pode ser da mesma forma, porém, deve ser solicitado esse pedido de sigilo no ato do cadastramento, coisa que a UOL Host não faz e me deixou muito, muito decepcionada. Deixo então meu registro formal neste post, que se amanhã ou depois alguém utilizar meus dados para algum golpe, será de inteira responsabilidade da UOL Host, já que estou pedindo há vários meses essa solicitação simples de pedido de sigilo parcial por eles à ICANN e está me sendo negado dia após dia com desculpas esfarrapadas.

Cansei de discutir com eles. O caso, todos os prints tirados dos locais expostos, os links da Lei de Privacidade do ICANN e todos os e-mail e chats entre eu a UOL Host está sendo direcionada agora para as mãos de um advogado. Se pensam que brasileiro é idiota e que não sabe ler inglês, queridos, vão tirando o cavalinho da chuva, porque a mim ninguém engana não. Sei dos meus direitos e vou lutar por eles!



4 comentários

Tiozão das Batidas disse...

Ana, também cai na besteira de contratar serviços com a UOL. Resultado : Perdi, perdi não, eles perderam o banco de dados da pequena rede social que você bem sabe que venho lutando há tempos para 'vingar'. Simplesmente sumiram com tudo e não foram capazes de fazer o restore emergencial que consta no contrato. A despeito disto, mantive o novo BB hospedado lá. Meu prêmio por insistir à reincidir no tremendo erro que é trabalhar com a UOL : no dia 02/09/11, por exemplo , o site ficou exatos 2 horas + 9 minutos fora do ar, isso até às 16:49 daquele dia.

Não recomendo a UOL para ninguém. E se você me permitir Ana, aproveito o seu espaço para pedir sugestões dos internautas de uma hospedagem para a migração do meu site.

Beijins

Tiozão das Batidas disse...

Ana, também cai na besteira de contratar serviços com a UOL. Resultado : Perdi, perdi não, eles perderam o banco de dados da pequena rede social que você bem sabe que venho lutando há tempos para 'vingar'. Simplesmente sumiram com tudo e não foram capazes de fazer o restore emergencial que consta no contrato. A despeito disto, mantive o novo BB hospedado lá. Meu prêmio por insistir à reincidir no tremendo erro que é trabalhar com a UOL : no dia 02/09/11, por exemplo , o site ficou exatos 2 horas + 9 minutos fora do ar, isso até às 16:49 daquele dia.

Não recomendo a UOL para ninguém. E se você me permitir Ana, aproveito o seu espaço para pedir sugestões dos internautas de uma hospedagem para a migração do meu site.

Beijins

Elaine disse...

Também estou revoltada, não obtive resposta do meu chamado aberto exigindo a retirada dos meus dados pessoais que encontram-se expostos na internet.

Elaine disse...

Também estou revoltada, não obtive resposta do meu chamado aberto exigindo a retirada dos meus dados pessoais que encontram-se expostos na internet.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;