quarta-feira, agosto 29, 2012

Colocando as coisas em ordem de prioridade


Chega um momento na vida em que precisamos parar e analisar tudo o que fazemos. Esses momentos de reflexão podem ser muitos ao longo do caminho e ninguém está livre deles. Seja uma atenção especial ao trabalho, aos estudos, à família, ao companheiro, não importa. Tem uma hora que temos que parar e ver o que está acontecendo com as coisas e porque algumas delas dão certo e outras não.

Quando eu era mais nova achava que tudo seria resolvido com o tempo, porém ao ir crescendo fui percebendo que o tempo nada mais é do que uma das ferramentas que temos a disposição para nos ajudar a melhorar (ou piorar) as coisas que acontecem ao nosso redor. Saber usar essa ferramenta com sabedoria é parte do processo de crescimento de cada um de nós.

Com o tempo fui percebendo que a solução dos problemas é resolvida como se nós seguíssemos uma receita culinária. Para que tudo saia perfeitamente é preciso prestar atenção nas medidas que a receita lhe dá, colocar os ingredientes na ordem certa e ter paciência para esperar sua finalização. Quando ficamos ansiosos e apressados para que a refeição fique pronta é quando o velho ditado “o apressado come cru” vem à tona. Tudo tem seu tempo exato para ficar pronto, inclusive nossos problemas para ter uma solução.

Fazer a análise dos acontecimentos, ponderando cada coisa ocorrida, é como se seguíssemos a tal receita. Precisamos colocar cada ingrediente dos problemas em ordem para saber como resolver cada pendência. Nenhuma solução irá cair do céu, você precisa correr atrás para que tudo aquilo funcione. Como nas receitas, não basta você ficar olhando para o caderno e desejar que tudo saia corretamente, se você não colocar cada coisa em seu lugar e usar o tempo correto como ferramenta ao seu favor tudo acaba ruim.

Desde 2009 decidi dar um tempo para mim em relação ao lado profissional. Ao invés de procurar o que chamam de “emprego fixo”, após ser dispensada em uma demissão em massa, decidi que deveria dar uma chance à carreira que escolhi, o Jornalismo. Parei e me dediquei aos projetos do blog, estudei coisas antigas para relembrar e fui atrás de novos conhecimentos. Apliquei o aprendizado na prática em projetos freelance e cresci durante todo esse tempo.

Mas como tudo na vida é feito de fases, nem sempre todas positivas, aquele momento do boom de oportunidades começou a se dissipar. Os projetos foram sendo finalizados e novas oportunidades não tornaram a surgir. A frustração de ter adquirido conhecimento e não poder aplicar me deixou extremamente insegura. Comecei a sentir medo, pois o tempo traz consigo o envelhecimento cronológico, e isso, para o mercado de trabalho nem sempre é visto como coisa positiva. Me senti velha, frustrada, sem dinheiro e decepcionada com a carreira que tinha escolhido.


Pensei várias vezes em jogar tudo pro alto e tentar outro caminho, afinal eu tinha que sobreviver e os cobradores não querem saber se você está passando por uma jornada pessoal de crescimento ou não, querem os pagamentos. Com medo dos acontecimentos e tentando apressar o tempo necessário para resolução dos problemas, comecei a querer largar de mão e me dedicar a outros caminhos. Porém, claro que deu errado. Afinal eu queria pular etapas da receita e isso sempre deixou claro que o resultado final não dará certo.

Respirei fundo e resolvi usar a análise dos fatos. Coloquei na lista de prioridades o que deveria ser resolvido primeiro e percebi que não preciso desistir daquilo que eu sei fazer bem para tapar um buraco momentâneo de crise. Afinal, aprendi que as crises passam, mas se desistir de um sonho ele jamais voltará a ser o que era. Comecei a buscar alternativas para as frustrações e vi que me dedicar aos concursos públicos poderia ajudar.

Nesse meio tempo também comecei a enviar currículos para atividades administrativas, as quais eu tenho experiência por ter atuado durante muitos anos. Claro que o vai e vem de entrevistas é cansativo e frustrante, porque apesar dos governantes viverem enfeitando a realidade de que o problema do desemprego não é tão alarmante, só quando vamos à procura de trabalho é que vemos o quanto existe lá fora pessoas competentes atrás de uma oportunidade.

Agora só me resta essa fase passar. Lembrar que o tempo é meu aliado nessa passagem e que me desesperar não irá resolver nada. Claro que tive que colocar algumas coisas em segundo plano, uma delas foram as atualizações dos blogs. Tive que reorganizar minha vida a fim de colocar dentro do prazo diário um espaço para o estudo das provas concursais, o envio de currículos e disponibilidade para ir às entrevistas. Por essas prioridades e outras é que me preocupar em escrever por aqui ficou em segundo lugar.

Vou seguindo com a construção da minha receita pessoal de resolução de problemas pouco a pouco. Estou na fase de colocar os ingredientes nos vasilhames e o próximo passo é começar a misturar bem. Depois me resta aguardar o tempo exercer sua função e me dar uma refeição deliciosa no final.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;