terça-feira, agosto 07, 2012

Embarcando na vida de concurseira...



Já contei por aqui o quanto estou decepcionada com a área da Comunicação, principalmente o Jornalismo. Com a rapidez da internet, hoje em dia, todos se autointitulam como tal e depois da pouca vergonha que o STJ fez com o nosso diploma a coisa andou piorando. Esses e outros motivos me levaram a buscar alternativas para poder sobreviver a modinha do “eu sou foda na web” e uma delas foi me inscrever para concursos públicos.

O primeiro que decidi tentar foi o da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Não só pelo salário (claro que ele conta como subterfúgio positivo), mas por estar ligado à minha área de certo modo. Fiquei então de olho em todas as notícias acerca do concurso e assim que foi liberal o edital para inscrição corri e fiz a minha.

Mas claro que estar tanto tempo parada sem pegar em livros para estudar demanda um novo modo de organização na vida. Afinal, não posso parar de fazer meus freelas ou de procurar algum job porque preciso pagar as contas. Nesse meio tempo tento me organizar separando em blocos de estudos as matérias que irão cair nas provas.

O mais difícil de tentar prestar concurso sem ter o suporte de um “cursinho preparatório” é que estudar sozinha muitas vezes é desestimulador. Ao mesmo tempo, o medo de achar que está estudando coisas de mais ou de menos sempre nos assombra. Como não estou conseguindo encontrar apostilas com o conteúdo específico para essas provas, entrei em uma onda de ir por eliminação de importância e segui em frente.

Nas provas da Ancine as matérias que irão cair são, claro, língua portuguesa e noções de informática, além das específicas do cargo que são voltadas para lei audiovisual e constituição. Na parte do português é mais fácil separar o joio do trigo, na informativa vou me focar em relembrar o maldito excel (que tanto odeio) e rever a nomenclatura de alguns ícones em programas mais comuns que eu raramente utilizo.

O que tem complicado meu esquema de estudo é que não sei que tipos de leis irão cair nas provas específicas e com isso me sinto perdida. Afinal, quando fui parar para olhar são diversos tópicos e eles podem ter relevância ou não na hora das questões. O que fazer então?

Tenho buscado ajuda online com alguns amigos sobre alguns temas e catando dicas e apostilas na web. Já corri algumas bancas de jornal para verificar se saiu algum caderno de provas (as apostilas concursais), porém até agora só encontrei do BNDS, TRE e Polícia Federal, nada de Ancine. Resta-me correr atrás sozinha.

Uma das coisas mais complicadas quando se passa dos 30 anos e resolve-se dedicar seu tempo a tentar entrar em carreira pública através de concurso é convencer sua família que você não está “velho” demais. Tenho ouvido muito isso, onde acham que eu “já passei da época” de tentar essas ousadias. Mesmo com essa falta de apoio estou respirando fundo e indo em frente. Quem sabe eu consigo...

E nesse ponto é que peço a ajuda de vocês, meus leitores. Se vocês souberem de algum site, livro, local onde vendam apostilar no Rio de Janeiro ou qualquer outra dica de como posso me preparar para estudar ficarei muito feliz. Aproveito e já desejo boa sorte a todos os concurseiros desse segundo semestre, que todos os esforços sejam recompensados de alguma forma para todos nós e boa sorte pra gente!

3 comentários

Rafa disse...

Tenho quase 30 e parei tudo pra estudar de novo! Força pra ti! Apostilas na maioria das vezes são "perigosas" e imprecisas. Não são antiga nesse ramo (iniciei estudos de verdade agora em 2012), mas O site euvoupassar.com.br tem ótimas aulas em vídeo e custo baixinho (4a reais acesso liberado e pode baixar as aulas). O site estratégia concursos tem aulas em pdf sempre atualizadas e no geral muito boas.(inclusive de legislação específica) e se vc compra o euvoupassar tem bons descontos no estratégia. Tem também o pontodosconcursos em pdf (mais antigo e mais caro que estratégia) e com muitos professores bons. Minha dica é entrar no fórum concurseiros, lá tem muita coisa útil! Boa sorte!

Unknown disse...

Oi "R" (já que não sei seu nome rss) obrigada. Eu comprei apostila da Vou Passar e está bem completa, veio até com CD de apoio e exercícios. Não tenho tempo pra ficar em vídeo-aulas (e nunca curti muito aulas online, confesso). Com a apostila posso me organizar nos horários que estou disponível e quando estou pela rua. E não uso somente ela. Ela é só um apoio. Principalmente pra parte de leis, etc. O resto já estou mais afinada, já que lido com isso quase sempre. Mas valeu pelas dicas, outros leitores podem aproveitar. Volte sempre visitante misterioso :)

catléia disse...

Ana, não estou fazendo concurso, mas já fiz alguns na minha área. Desejo muita sorte pra você!!! Com certeza você já tem muitos pontos na frente de outros candidatos!!!!
SUCESSO!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;