sexta-feira, fevereiro 06, 2009

O maravilhoso mundo de Darwin

200 anos com muito estilo

2009 é o ano do bicentenário de nascimento do pai da Teoria da Evolução. Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Inglaterra. O naturalista britânico alcançou a fama ao convencer o mundo científico da existência da evolução entre os seres. Provando que a seleção natural e sexual era o principal foco na forma como nós, os humanos, nos desenvolvíamos ao longo dos anos tornando-se paradigma central aos principais fundamentos da Biologia como conhecemos hoje.

Em 1838 a bordo do Beagle fez suas observações sobre a natureza e desenvolveu a teoria da Seleção Natural. Manteve segredos de suas descobertas, temendo a represália que poderia sofrer ao levar tudo à publico, contou somente para amigos íntimos. Mas 1858 quando Alfred R. Wallace apareceu com uma ideia similar a sua foi obrigado a publicar em conjunto suas teorias.


Suas principais publicações, "A origem das espécies" (1859), "A descendência do homem e Seleção em relação ao Sexo" (1871) e "A expressão da Emoção em Homens e Animais" (1872) foram elementares para as explicações científicas dominantes para a diversidade das espécies na natureza e comprovação de suas teorias.

Ao longo dos anos vários pensadores se basearam, e baseiam-se, em suas descobertas do mundo natural e o desenvolvimento animal como um todo. O Darwinismo é utilizado por biólogos, filósofos, matemáticos e cientistas para descrever processos evolucionários semelhantes à evolução da vida, como por exemplo, o desenvolvimento de software com algoritmos genéticos.

Sua viagem no Beagles a Galápagos foi o ponto crucial em toda sua pesquisa de vida. Observando a vida nas ilhas, Darwin descobriu que o rápido crescimento populacional estava relacionado com o potencial reprodutivo das espécies e que a estabilidade deste contingente era limitada pelas condições ambientais ao longo do tempo, como alimentação, predadores, parasitismo e locais para procriação. Ele também observou que os seres da mesma população manifestavam capacidades diferenciadas para uma mesma condição, sempre afetadas pelo ambiente, isso poderia gerar uma situação favorável ou não para sua existência. E por fim, descobriu o principal ato da evolução, a hereditariedade.

Para comemorar o bicentenário do grande mestre, a Discovery Channel preparou um especial sobre a vida atual nas Ilhas Galápagos. Combinando excelentes efeitos gráficos e fotografia excepcional, a série mostra em três episódios o eterno cenário mutante envolto por vulcões, animais e plantas únicos que hipnotirazam e influenciaram Darwin a elaborar sua Teoria da Evolução.

Um lugar mágico e ao mesmo tempo misterioso que ao longo do tempo está destinado a desaparecer do mapa, como a lendária Atlântida. As ilhas do leste irão simplesmente sumir sob as águas do Oceano Pacífico. Todos os animais e plantas que sobreviveram até os dias de hoje, passando por erupções vulcânicas e outros desastres naturais durante séculos serão. Em nenhum outro lugar do planeta Terra, os processos da criação e extinção das espécies estão tão intimamente entrelaçados.

Vale a pena assistir! Não percam. Consulte a grade de programação de sua tv por assinatura.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;