quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Primeiro LegendaZ... Agora Legendas.TV? Onde vamos parar?

APCM tira o site LEGENDAS.TV do ar sob acusação de pirataria

Eu prometi a mim mesma que ficaria quieta, mas não consigo, não temo como. Afinal essa semana foi de corre-corre entre os amantes dos seriados de todo o Brasil. Um dos sites mais popular de legendas brasileiro foi fechado, o LEGENDAS.TV. De acordo com a nota da administração do site o mesmo já vinha sendo sobrecarregado com o retorno dos seriados no início do ano, como já é de se esperar, a APCM (Associação "Anti-pirataria" Cinema e Música – que por sinal... é junto sem hifenização) exigiu o IP da página junto ao datacenter responsável e tirou do ar o principal site de legendas no dia 1 de fevereiro.



Há bem pouco tempo era o LegendaZ que saia do ar. Sendo atacado, juntamente com outros sites de disponibilizam as versões em rmvb dos seriados para download. Quando todos pensávamos que eles iriam parar eis que retornam para tirar a paz dos internautas. No LEGENDAS.TV são os próprios usuários que confeccionam as legendas. Todas feitas com muito carinho, e nem sempre com tradução perfeita. Mas para os amantes de seriados isso nunca importou. O mais importante em tudo isso sempre foi a atenção com que outros fãs dão a cada episódio.

Devemos lembrar que nenhuma das legendas disponibilizadas neste ou em qualquer outro site similar é de conteúdo pago. As maiorias dos legenders (como são chamados os tradutores informais de legenda) fazem o trabalho só por amor a sua série. A maioria trabalha e estuda, dedicando o seu precioso tempo de descanso em fazer traduções, na maioria das vezes via áudio, só para manter o prazer dos outros colegas também fãs das mesmas.

Fico pensando, afinal o que passa na cabeça dessas pessoas que dizem "lutar" contra a pirataria. Nem todas as pessoas têm dinheiro suficiente para pagar um serviço de televisão por assinatura (e assistir os seus seriados favoritos com pelo menos UM ano de atraso), ou esperar por longos anos para sua exibição na TV aberta (que nunca respeita a seqüência dos episódios, bem como a regularidade de apresentação). Conter a pirataria tirando um site de fabricação caseira de legendas do ar? O que eles vão ganhar com isso? NADA!

Bem pouco tempo atrás os legenders brasileiros se revoltaram contra as principais emissoras de tv por assinatura por apropriação indevida das legendas traduzidas por eles. Paro para pensar se a APCM não reparou isso... Ou será que eles só consideram piratas aqueles que fazem as legendas em casa, os que as roubam não?

Isso não afetou os fãs e muitos menos os cansados tradutores de fim de semana. A resposta a APCM veio em forma não só de protesto e repercussão em vários sites do assunto, como também na produção ligeira e elegante das séries exibidas nesses dias (principalmente Heroes e Prision Break). Não importa o quanto eles forcem, todos continuam unidos contra o terror inserido no mundo virtual.

Fazer traduções em casa, às pressas, sem tempo, cansado do trabalho não é para qualquer um. E ainda por cima, senhores da APCM, eles não ganham NADA!!!! Tudo por amor aos seriados. Quem gosta mesmo, assisti na Internet, na tv paga, na tv aberta e onde mais estiver disponibilizado. Eu, particularmente, assisto em todos esses locais e ainda compro os combos de DVDs com muito orgulho, pois amo meus seriados. Sou assinante de tv paga e mesmo assim continuo assistindo meus seriados via internet. Será que sou uma pirata então? Simplesmente ridículo!

Aos responsáveis pela APCM e afins, só tenho a lamentar. E aos meus colegas fãs e legenders dizer que unidos venceremos. Será que já chegou Halloween para começar a caça as bruxas e eu não estou a par?

Lendo e relendo os comentários de vários colegas em diversos sites fico orgulhosa do Bruno Carvalho, advogado e colunista do LiGado em Série do IG, quando ressalta que a Lei 46 dos Direitos Autorais esclarece bem que não constitui ofensa ao autor quando a reprodução em uso privado pelo copista é estabelecida. Portanto, se não há intenção de lucro mediante a cópia não autorizada de uma obra, essa não constitui um crime penal.

Lembremos que não somente legendas em português-br são disponibilizadas na rede, mas também em todo ou qualquer idioma que possa imaginar. Será que eles vão querer agora penalizar os legenders norte-americanos? Ou quem sabe os japoneses, coreanos, israelenses...

As legendas caseiras são confeccionadas para uso privado e exclusivo dos fãs. Hipocritamente os canais citados anteriormente pelo Legendas.tv como plagiadores baratos não tiveram nem a capacidade de retirar os créditos dos legenders brasileiros. E depois, nós fãs é que somos piratas.

E não parou por aí. Ontem, por volta das 20h30m o site da APCM foi invadido por hackers não identificados, que colocou o mesmo para exibir uma pop-up com uma mensagem "Viva os downloads" e redirecionava automaticamente para um dos mais famosos sites de troca de arquivos na Internet, o Mininova. E agora o mesmo está fora do ar. Além disso, os usuários do Legendas.tv não param de citar, colar e comentar a cada minuto no fórum da comunidade no Orkut. Mobilizados estão, todos juntos.

O episódio 14 da terceira temporada de Heroes já foi traduzido e disponibilizado para os fãs da rede que batem palmas para os amigos e legenders por não terem se abatido com o ocorrido. Além deles outros estão sendo liberados aos poucos, como o seriado 24Horas. E sei que em breve outros também estarão prontos.

Agora é esperar para ver o que acontecerá nos próximos dias. Segundo a administração do Legendas.tv, uma versão mais leve está sendo feita para colocar o site no ar em breve. Isso é para mostrar para todos que, fã que é fã não se abala por nada!

1 Comentário

A.Tapadinhas disse...

Espero para ver a continuação da história. Gostaria de a ler em doses mais pequenas... Como jornalista deverá saber como dividi-la, para captar a atenção de todos...
:-x
António

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;