domingo, março 01, 2009

444 anos com corpinho de 100. Parabéns Rio!

À minha cidade, eternamente maravilhosa
Ana Magal

Hoje a minha cidade faz aniversário... Uma cidade cheia de beleza, mas também que tem trazido ultimamente tanta tristeza.

Violência, assaltos, mortes, coisas sem sentido.

Não digo que "odeio" minha cidade, mas também nunca fui fã incondicional daqui. Acho que é porque eu não curto muita a historinha de "Sol, Mar e Sal" como todos os cariocas. Eu sou uma "meio que carioca-paulista". Mas amo minha cidade. Afinal foi aqui que meus pais nasceram, se conheceram, se casaram e eu nasci.

Foi aqui que tive meu primeiro beijo, minha primeira transa, minha primeira amiga, e onde fizeram a primeira intriga. Foi aqui, onde tive a primeira alegria, a primeira tristeza. Aqui que estudei, cresci e vou me formar. Onde trabalho e ganho dinheiro para me sustentar e aos meus.


Aqui, onde as pessoas que mais amei morreram e ficarão eternizadas. Aqui onde mora minha melhor amiga, que sei que sempre que preciso posso contar com ela... Aqui que mora homem que eu amo. É aqui que sorrio, é aqui que choro... É aqui que vivo.

Apesar de - sim minha cidade tem uma beleza natural incontestável - praias, montanhas, lagos, lagoas, mares, florestas, parques, cachoeiras, etc, eu ainda prefiro uma linda e gélida queda d'água a uma praia lotada de gente sem fim. Sol em meu
rosto, nunca. Prefiro o inverno, meio que paulista, meio que do Sul, mas por mais que na minha cidade o inverno venha meio que escondido, ainda consigo pegar umas noitinhas de frio...

Ai meu Rio... Meu Rio de Janeiro. Com suas "belas mulheres esculturais". Ouvi isso de um amigo outro dia. Mas porque temos que ser "esculturais"? Afinal no Rio tem de tudo um pouco: altas, baixas, gordas, magras, morenas, claras, mulatas... Ah sim... A capital da belas mulatas... Isso não nego... E os homens... Lindos! Sem exceção. Loiros, morenos, ruivos, negros, pardos... Homens lindos... Altos, baixos... Gordos... Magros... E não importa onde nasceram, quando se mudam pra cá, "JÁ É"", todos viram cariocas, querendo ou não...

E até os paulistas que tanto nos criticam acabam perdendo a cabeça por uma carioca. E conheço alguns que para cá vieram e hoje não falam mais "pow meu" ou então "as mina, os mano", e sim falam como bom malandro carioca "as gatas saradas, as popozudas..." E tem aqueles que ainda tiram onda dizendo: "Sou carioca desde de pequenininho. Olha meu pai é cearense, minha mãe é paulista, mas nasci aqui sou carioca "pow" (isso pra não falar o bom carioquês "PORRA" mesmo, risos).

Essa cidade que não é como Paris, cheia de luzes artificiais. Nem como New York com seu teatros monumentais. Muito menos uma São Paulo, que tem sua noite exuberante... Não, Rio de Janeiro é diurno..., É Sol, é luz, é cor, é mar... É andar no calçadão, passear na tarde de domingo no shopping de mão dada com o gatinho, é tomar sorvete na padari
a da esquina, é andar de bicicleta todo o sábado até cansar, é dormir na rede na varanda dos "apertamentos", é sentar na cadeira de praia nas calçadas e papear com os vizinhos. E ver briga de casal, em plena luz do dia, é ver vizinho gritando porque seu cachorro fez "caca" na calçada dele... É ser feliz sem ter hora pra acabar...

Acho que é por isso que eu não combine muito com o Rio, apesar de amá-lo tanto. Eu sou noturna. Não curto o Sol, não curto o mar. Prefiro deitar na varanda de casa e contemplar as estrelas, cantar pra Lua. Ver a noite acabar... Dormir abraçadinha na rede com o homem que amo. Ou então nos trancar num quarto de motel a beira-mar com o ar-condicionado no último, até congelar... Agarradinhos um ao outro depois de tanto fazer amor... Sai de manhã e ver que o Sol está ali, esperando por nós, queiramos nós ou não.

Rio de Janeiro não é só Zona Sul. Copacabana, a famosa princesinha do mar. Ipanema, Leblon, Botafogo ou Humaitá. Rio de Janeiro também não se mudou
pra Barra da Tijuca onde só tem terra, sol e mar... Rio de Janeiro é mais que isso.

Rio de Janeiro é subúrbio, é pegar trem lotado. É pegar condução aonde você vem pendurado, e mesmo assim não reclamar. Rio de Janeiro é zona norte: Tijuca, Penha, Ramos, Cascadura, Madureira, Engenho de Dentro (onde nasci e morei até meus 27 anos), Méier, Engenho Novo, Piedade, Rocha, Bento Ribeiro, Vila Valqueire, Inhaúma, Cavalcante... Rio de Janeiro é zona oeste: Bangu, Realengo, Santa Cruz, Campo Grande (onde moro agora - com muita honra e prazer), Santíssimo, Vila Kennedy... Rio de Janeiro é baixada: Nova Iguaçu, Caxias, Anchieta, Olinda, Tinguá, São João de Meriti, Vilar dos Teles, Xerém, Queimados...

Rio de Janeiro é carioca, é paulista, é baiano, cearense, c
apixaba, goiano, gaúcho e muito mais. Rio de Janeiro tem "índio" gente! Já usam roupa, mais ainda vivem cá.

Rio de Janeiro tem futebol. De grama, de praia, de salão, não importa, o negocio é rolar a bola. Rio de Janeiro tem "Flamengo" (meu time de coração), tem Vasco, tem Botafogo, Fluminense, Bangu, América, Olaria, tem time grande, chefiado por cartola e outros que nem "pro busão" tem como chegar por lá.

Rio de Janeiro tem Baía da Guanabara, tem Cristo, tem Bondinho, tem samba, carnaval. Rio de Janeiro tem seresta nas praças, tem samba no pé de mulata, tem criança aprendendo a sambar. Rio de Janeiro tem funk, charme, axé, tem forró, tem disco, eletrônica, tanto faz... Rio de Janeiro é "ROCK" na veia... Capital mundial da música, do riso, e de quem quiser chegar...

Rio de Janeiro tem mansão, tem casa simples com quintal. Tem barraco nas favelas. Sim favelas! No altos do morros, que não param de se criar e criar...

Tem criança sorrindo de alegria e outras chorando de dor. Tem criança feliz e saudável, outras pedindo amor. Rio de Janeiro contraste constante. Riso, Sol, alegria, dor, violência, abandono e fantasia...

Por isso tudo e muito mais... Que amor você meu Rio... E espero que, mesmo um dia eu esteja longe (quem sabe), aqui voltarei, nem que seja para morrer em seus braços.

Por isso... Desejo a você meu Rio... Toda consciência do mundo para cuidar dos seus e dos que te adotaram e adotam com respeito e amor, sem tirar de nenhum deles à vontade de ser carioca!
"PARABÉNS RIO DE JANEIRO PELOS SEUS 444 ANOS"

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;