quinta-feira, abril 30, 2009

De onde veio o "Parabéns pra você"?

Quando vai chegando perto do nosso aniversário é fato: tios, tias, primos, amigos, pais... Todos vem com aquela cantoria: Parabéns pra você, nesta data querida... Mas aí pensei... De onde veio essa canção? E lá fui eu pesquisar...

A melodia de Parabéns pra você tem origem na canção Good Morning to All (Bom Dia a Todos) de Preston Ware Orem publicada em 1893 e oficialmente registrada em 1935 pela Summy Company, empresa para a qual Orem compôs a canção.

No Brasil, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de Happy Birthday To You (Feliz aniversário para você). A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 99, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.

Claro que ao longo do tempo, os brasileiros - sempre muito criativos, foram fazendo suas adaptações da canção. E cada região do Brasil tem suas peculiaridades e complementos.


Nos Estados do Sudeste e Centro-oeste eles costumam pluralizar a frase Muitas Felicidades. Além disso, ainda colocam o famoso É pique, é pique! para acompanhar a canção. Ficando assim:

Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!
Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!

É pique! É pique! É pique, é pique, é pique!
É hora! É hora! É hora, é hora, é hora!
Rá-tim-bum!
"Fulano"! "Fulano"! "Fulano"!


Nos Estados do norte eles têm os mesmo hábitos dos seus irmãos mais ao sul. Já no nordeste existem algumas variações de acordo com os Estados. Na Bahia, por exemplo, além do É pique, é pique! Eles ainda continuam cantando outras cantigas e fica assim:

Chegou a hora de apagar a velinha
Vamos cantar aquela musiquinha
Parabéns pra você
Parabéns pra você pelo seu aniversário
Que Deus lhe dê muita saúde e paz
E que os anjos digam amém
Parabéns pra você
Parabéns pra você pelo seu aniversário.


No Rio de Janeiro alguns familiares mais antigos, também têm esse costume da famosa hora da velinha. Como se todos nós tivéssemos ainda 2 aninhos de idade. Ainda lá em cima, os cearenses costumam agregar no final da canção os versos:

Que Jesus abençoe
Essa nossa oração
Que Maria te guarde
Dentro do coração


Descendo vamos para o Sul. Chegando no Rio Grande do Sul, eles praticamente modificam totalmente a canção original de Bertha, dando um estilo só deles as cantigas dos festejos:

Parabéns, parabéns
Saúde e felicidade
Que tu colhas sempre todo dia
paz e alegria na lavoura da amizade

Que o Patrão Velho te conceda
Em sua benevolência,
Muitas e muitas campereadas
No potreiro da existência

Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!

Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para Fulano ...
Uma salva de palmas!!!!!

Parabéns, parabéns
É minh'alma quem diz!
Deus te ampare e proteja
E te faça feliz!


Não importa qual o lugar do mundo você viva, o importante é abraçar e beijar aquele que você gosta no dia em que é comemorado o mais importante de sua existência: o seu nascimento.


Então, hoje para mim, e também para milhares, e amanhã não sei para quem, mas sei que todos sabem: FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

P.S.: Se você conhece alguma versão para o Parabéns pra você em sua cidade ou região nos conte. Deixe um comentário com a canção.

10 comentários

Anônimo disse...

Nunca parei pra pensar de onde veio essa música, e realmente tem muítas variações, principalmente nos finais das cantigas...
Conheço essa: Com quem será? Com quem será? Com quem será que o 'Fulano' vai casar, ele vai casar, ele vai casar, ele vai casar quando ele se formar...
E no lugar do, É pique, eu só conhecia é big, é big...

Schovscovski disse...

Tem aquelas versões que trocam as palavras "É pique! É pique! É hora! É hora! Rá-tim-bum!" por palavras mais sinceras : )
Se eu não me engano´, a "Com quem será" é do Richard Wagner..sei lá
Esse dias eu descobri a música dos "Polegares, polegares, onde estão?...." Tá na primeira sinfonia do Mahler...eu acho (denovo).

Abraços Ana,

@schovs

Unknown disse...

Augusto e Schovs eu também encontrei essas referências, mas para não alongar mais ainda o texto deixei por conta dos meus comentaristas queridos completar.

Existem tantas outras formas de cantar parabéns. Me diverti pesquisando isso, rss... A minha família varia entre o É pique e o É big... Cada ano eles decidem cantar uma.

Eu ainda tenho uma tia que canta da famosa:
Derrama oh Senhor, Derrama oh Senhor... hahaha...

Juliny Barreto disse...

Conheço a versão gospel rsrsrs... "Parabéns pra você Nesta data querida Que Jesus te abençõe e te dê longa vida...É benção, é benção, É benção, é benção. Eu oro, eu oro, eu oro, eu oro, por mais um ano de vida!"

Unknown disse...

Que legal Jully... Existem tantas versões que ficamos perdidos no meio dessa cantoria não é...

Valléria Silva disse...

Conheço Uma Cristã:
Parabens pra voce, é minha alma quem diz, que Jesus te abenções, e que Sejas Feliz.. è crente, è crente, è crente, é crente, é crente, que ora, que ora, que ora e ora e ora, pra Jesus !! "fulano" "fulano" "fulano"

Dia a dia com uma gordinha disse...

O que quer dizer a segunda parte... ra tim bum??

Unknown disse...

Betinha, antes de tudo, obrigada pela visita... Acredita que essa parte eu também não sei. Vou pesquisar e se descobrir eu aviso aqui ok?

Volte sempre!

Débora Andrade disse...

Eu recebi um e-mail que dizia que significa 'eu amaldiçoo você', então, por via das dúvidas, mesmo que não seja, prefiro cantar a clássica canção dos parabéns, mas sem o ra-tim-bum. :/ Inclusive, eu achei que fazia sentido, no e-mail falava que o castelo ratimbum, por exemplo, catelo de magia, da tv, com bruxa, encantamentos, blá blá bla´, significava 'castelo da maldição'... Oras, eu não sei, e até assistia esse programinha, mas como falei, até que eu possa acreditar no contrário, me previno e às pessoas para as quais estou cantando. Enfim! Ótima matéria, querida! Obrigada! Beijos!

Unknown disse...

hoje vai se uma festa bolo guarana muitos doces pra vc e o seu aniversario vamos festejar os amigos receber

conheco este "parabens da xuxa"

e tem um outro que e assim:

esse dia e todo dedicado pra vc vamos festejar com alegria

"parabens da angelica"

bjs

tem essa evangelica: que o senhor te abençoe que nos de santidade muitos anos de vida muitas felicidades

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;