sexta-feira, junho 19, 2009

Agosto, 10 anos de Blogger. Setembro, 10 anos do meu!

É, nem só de tristeza vivemos e por isso vamos falar de coisas boas. Isso mesmo. E o que seria melhor do que falar em aniversários? Então vamos lá!

O grande aniversariante do ano é o nosso amado Blogger. Ele que entrou no ar pelas mãos da Pyra Labs em agosto de 1999 e em 2003 foi comprado pela toda poderosa Google, sempre foi a principal ferramenta dos blogueiros brasileiros. Eu sou uma delas. E em 2009 está completando 10 anos de vida, e eu como blogueira, também.

Comecei minha vida blogueira no mesmo ano. Em setembro de 1999, um mês depois do lançamento do que chamávamos de diário virtual, eu me inscrevi para descobrir o que afinal era aquilo. Cheguei a usar outros webbloggers da vida, com o UOL (zip.net), o IG e até o Terra, mas acabei voltando para cá.

Como o site era americano e eu na época mal entendia o português, me senti completamente perdida. Conclusão: fiz o bicho e o deixei de lado. Tempos depois apareceu o Blogger.br com o mesmo formato só que mais fácil de mexer. Então lá fui eu. Nem precisei criar uma nova conta, ele automaticamente migrou as linguagens.

Nascia então o kerokollinho.blogger.com.br (que ainda está no ar, não sei porque, rss). Depois do grande sucesso dos diários virtuais no Brasil a Globo.com comprou os direitos da versão brasileira do Blogger e obrigou a todos a pagarem pelos serviços. Foi então que pouco a pouco a versão original começou a aparecer em português também. Ainda engatinhando, mas veio. Coloquei um aviso no Blogger.br e migrei para o Blogspot.

Mas quando sai de lá não queria fazer o mesmo tipo que tinha lá. Então foi quando mudei o nome para Confissões no Travesseiro. Esse, eu já tinha tentando iniciá-lo lá no Blogger.br mesmo, mas logo depois cancelei minha conta da Globo.com e o perdi. Confissões então foi parar no Blogspot.

Nessa época eu postava sobre o meu cotidiano, amores, desilusões, meus contos e crônicas, etc. Mas o tempo foi passando e entrei na carreira jornalística, uma coisa que já amava desde da adolescência. Fui para a faculdade e senti necessidade de ter um lugar mais objetivo, mais "profissional" digamos assim. Um cantinho onde eu pudesse expor meus pensamentos e meus trabalhos, mas sem perder o jeitinho do bom e velho diário virtual.

E a saga do PJ começou. Mudou a url, mas o conteúdo continuou o mesmo. Desde do primeiro diário virtual, no Blogger ainda em inglês, depois migrado para o br e retornando para versão original, levei tudo o que já tinha escrito. Às vezes paro para ler os textos antigos e morro de rir com meus erros de português, com palavras sem sentido e coisas do gênero. Mas foi uma boa época e não quis perder nada disso.

Mesmo mudando o nome, o endereço e o design, o recheio sempre foi o mesmo. Regado a muito carinho, atenção e dedicação. Fiquei ausente uns meses, voltei em outros. Mas ele nunca saiu do ar. Pensei em desistir, abandonar, jogar fora... Mas me ative a deixá-lo às moscas muitas vezes, mas com dó de matá-lo. E ele cresceu... E deu frutos!

Em 2000 nasceu, já no Blogspot, o Feminina Plural. A ideia surgiu depois de ler tanto e-mail carinho, bem redigido, engraçado e até esclarecedores de mulheres inteligentes com as quais cruzei nesses meus quase 11 de vida on-line (novembro de 1998). Lá coloco de tudo um pouco: poesias, humor, críticas, dicas, etc. Um blog feito por uma mulher, falando de mulher para as mulheres.

Mas quem pensou que eu parei por aí está muito enganado. Já ouvi pessoas dizendo: Você está louca? Dois blogs? E com amor e carinho respondi: Dois não. Agora são três! Isso mesmo. Hoje mantenho três blogs onde escrevo sozinha, fora aqueles em que participo como co-autora.

O terceiro é o TeleVisão. Ele foi criado esse ano, 2009, em março, quando tive a vontade de comentar sobre uma das minhas grandes paixões: a televisão. Sou uma fã ardorosa de cinema e televisão, então pensei porque não poderia comentar sobre o que penso e o que gosto. Surgia assim o TeleVisão, uma visão particular deste mundo pixalizado de movimento.

Como todo blogueiro (ou bloguista, como o @Cardoso falou em um post dele), tenho o sonho de ter meu domínio próprio. E quem não tem? Isso ainda é sonho. Está somente no papel, mas um dia sairá e criará vida assim como o KeroKollinho criou e cresceu. Tudo tem seu momento, sua fase, sua história...

Então... Qual a sua história com o Blogger?

Sabe porque pergunto isso? Porque para comemorar o aniversário de 10 anos de sua existência o Blogger lançou uma campanha super demais. Ele quer ouvir a sua história com ele. Basta você escrever um post (como eu fiz acima) contando seu caso de amor com o Blogger nesses 10 anos de existência e inscrevê-lo em um formulário. Eles passarão por uma banca avaliadora e os melhores serão publicados no Blogger Buzz, o blog oficial da Blogger nas próximas semanas, até o dia do aniversário.

Então, o que você está esperando para compartilhar sua história de amor com o Blogger?

6 comentários

João M disse...

Puxa, você começou há mais tempo do que eu! Comecei só em fevereiro de 2002, no Blogger mas fazendo FTP para uma hospedagem. Em 2004 eu mudei para WordPress, hoje no Blogger só tenho o Amigos Blogueiros ainda na ativa.

Beijos

Unknown disse...

É João... Sou veterana por aqui, rss... Mas vc tb não fica atrás, veio logo depois de mim. Ali na cola rsss...

Sabe que eu nunca consegui mexer no FTP do Blogger, rss... Tentei uma vez e deu errado, desisti...

Unknown disse...

Parabéns pelo pioneirismo!

Unknown disse...

Obrigada pelos parabéns Adriana. Mas não sou tão pioneira. Tem gente que eu conheço que se manteve fiel a ele direto sem titubiar e nem sair. Eu fiquei entre e o vai-e-vem até aprender a mexer.

Mas tudo na vida muda né. E é bom rever o que fizemos no passado para podermos melhorar no futuro!

Unknown disse...

Olá, Ana!

Antes de tudo, quero parabenizá-la pelo blog e pelo aniversário que acontece loguinho, né.

Seguinte, eu sou estudante de jornalismo da Universidade Federal de Goiás, e esse semestre eu estou cursando uma matéria de Oficina de Texto de Revista.

A proposta do meu grupo é fazer matérias que englobem o universo jovem no campo da tecnologia, o que inclui blogs e afins. A minha paute, especificamente, é o aniversário de 10 anos do Blogger e tudo o que isso envolve.

Por isso, entrei em contato com alguns blogueiros, como a Ju Sardinha, do DicasBlogger, e o Compulsivo, do UsuárioCompulsivo. Também estou a espera de outros contatos.

Numa das minhas andanças pelos blogs, encontrei o seu e achei perfeita a idéia de alguém que acompanhou, praticamente, toda a trajetória da plataforma.

Por isso, queria convidá-la a ser uma de minhas entrevistadas.

Meu email para contato é marton.juliana@gmail.com. Espero que possamos nos falar. Aguardo a resposta. ^^

Até mais,

Juliana Marton.

Unknown disse...

Olá Juliana,
Respondi seu pedido. Obrigada pela visita e pelo carinho. Será um prazer conversar com você. Leia meu e-mail.

Beijos!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;