sexta-feira, outubro 09, 2009

Como desperdiçar grandes oportunidades (?)


Nas últimas semanas estou completamente ligada nos programas "Next Top Model". Falo no plural porque tanto o American Next Top Model (ANTM) e Brasil Next Top Model (BrNTM) me fez analisar uma coisa muito importante esses dias... A oportunidade e como saber trabalhá-la.

Estou tentando por em dia a temporada do ANMT, estou no ciclo 12 agora, e comecei a assistir a nova temporada do BrNTM no canal Sony esse mês. Mas muitos vão me perguntar o que isso tem a ver com o meu assunto. Tudo!

No BrNTM, comandado pela modelo Fernanda Motta, uma das candidatas é a carioca Tatiana Domingues, chamada de Tati. A mulata cheia de curvas é moradora da comunidade da Cidade de Deus no Rio de Janeiro, e entrou no programa meio que brincadeira. Isso mesmo, brincadeira. Ela, com uma amiga, foi a um shopping carioca onde resolveu se inscrever para a versão brasileira do show de Tyra Banks (criadora e apresentadora do programa original). Acabou que a brincadeira virou verdade e ela acabou ficando entre as 33 melhores. E não parou por aí...

Tati mãe solteira de dois filhos, que mora em uma favela carioca, nunca achou que seria escolhida pelo programa. Não sabe nada sobre o mundo fashion, modelos, desfiles e tudo mais, mas por uma graça do "destino" foi escolhida para embarcar para São Paulo ficando entre as 33 melhores de 100 mil inscritas. Maravilha! Todos podem pensar assim não é? Mas foi nesse ponto que tudo começou a ficar estranho, e diferente.

Na segunda etapa de seleção, onde escolhem as 13 finalistas que entram na casa, Tati foi selecionada e elogiada pela própria Fernanda Motta por sua beleza. A menina negra, que foi sincera ao dizer que nem sabia quem era a "tal da Fernanda", encantou os jurados, mesmo sabendo que ela não tinha nenhuma experiência ou almejo nessa vida de modelo. E lá foi ela!

A cada semana, Tati e as outras meninas tem aulas de passarela, maquiagem e muitos mais. Mas com os dias se passando a menina da comunidade pobre da Cidade de Deus parece não dar valor a oportunidade que teve. Não estuda, não se interessa, é criticada semanalmente por não se esforçar e mesmo assim o júri continua depositando esperanças nela por conta de sua beleza natural. E as outras meninas começam a ficar irritada com a intemperança da carioca.

Tati passa os dias resmungando como as velhas frases: "Vou pedir pra ir embora, aqui não é meu lugar. Nunca nem usei salto. Que droga é essa?". Nesse ponto fico pensando... Entrem 100 mil meninas inscristas em todo o Brasil ela ficou entre as 33 e depois entre as 13, agora que está lá dentro simplesmente finge que nem é com ela. Não faz questão nem de aprender. Nessa hora penso... E as outras que ficaram de fora e tinha essa vida como objetivo de carreira e não conseguiram? É chato não é. Não saber dar valor as oportunidades que nos aparecem?

Aí chega o ponto de comparação que faço com a versão americana. No ciclo 12 do ANTM, uma das meninas selecionadas para entrar na casa foi Tahlia Brookins, uma mestiça linda que teve um passado meio nebuloso. Ela, quando criança, sofreu queimaduras horríveis e teve seu corpo todo marcador com cicatrizes para o resto da vida. Mas desde menina tinha o sonho de ser modelo e foi atrás dele. Ela sente medo? Sim. Ela fica chateada quando olham feio para as marcas dela? Claro. Mas continua firme e forte lá. Pode até não ganhar o programa (não quero spoiler, ainda não vi o final), mas está lá firme e confiante.

Confiante nela mesma, na escolhas depositadas pelos jurados e acima de tudo, dando valor a oportunidade que recebeu em uma carreira tão difícil. Já aqui no Brasil, cada dia mais vejo a Tati desdenhar da grande chance de sua vida. Não estou dizendo que ela vá ganhar, mas as diferenças que poderão surgir na vida dela após o programa são nítidas, mas só ela não vê. Fazer o quê...

Tanta gente querendo uma oportunidade na vida... Um emprego, um amor, um sorriso, um prato de comida... E essas pessoas "abençoadas" que ganham um olhar tão desejado, não sabem dar valor àquilo que passa em sua frente. Como minha avó falava: "A oportunidade é como o raio, nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Aproveite-a!".

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;