sexta-feira, novembro 20, 2009

Como fazer um "NÃO" virar um incentivo (#SGE - post 04)


Post especial para Semana Global de Empreendedorismo (#SGE)

Quem nunca recebeu um "não" em uma entrevista de emprego levante a mão? Óbvio que todos nós já recebemos vários "nãos" em todos os quesitos da vida, pessoal e profissional. Mas isso não pode ser motivo para desanimar e achar que tudo acabou se deitando no sofá e deixando o marasmo invadir a sua vida.

Dificuldades, barreiras, oportunidades e muitas outras coisas irão atravessar seu caminho na jornada adulta de viver a vida. Nada é fácil, tudo tem que ser construído. Mas como transformar o seu "não" em um "sim" pessoal? Antes de qualquer coisa temos que acreditar em nós mesmos, se não conseguirmos acreditar no que somos capazes de realizar ninguém mais será.

O medo de ser rejeitado sempre segue a vida de um ser humano. Na infância temos medo da rejeição dos pais, na adolescência da rejeição dos amigos e amores, e na vida adulta o medo da rejeição profissional. Mas com o tempo vamos aprendendo a lidar com esses obstáculos de forma coerente e madura. Mas existem algumas pessoas que acabam desanimando quando essas barreiras são construídas pelo caminho.

Os mais jovens tem medo da nunca conseguir o primeiro emprego, os mais velhos medo de não conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. E nesse meio todo acabamos ficando sem força de vontade de continuar a procurar algo que realmente nos faça crescer como pessoas e como profissionais. Acreditar que é capaz de fazer alguma coisa é algo muito importante para pular esses obstáculos.

A tão temida entrevista de emprego é um dos obstáculos que mais assusta pessoas de qualquer idade. Como se vestir? O que falar? Como se comportar? São tantos medos de "como fazer" que acabamos não fazendo nada ou nos atrapalhando fazendo tudo errado de uma só vez. Ou somos rejeitados por não temos muita experiência ou porque temos experiência demais em algo que não interessa ao empregador. Então qual a solução?

Muitos encontram nos trabalhos informais ou independentes uma forma de combater essa negatividade gerada pelos "nãos" da vida. Investir em preparo educacional, aprendizado de novas línguas, controle emocional, são algumas saídas que podem fazer você ter uma nova visão do "não". Quando receber um "não" leve em conta que naquele momento você não está apto para exercer aqueles cargo, mas não quer dizer que você não seja um bom profissional. Então é hora de reverter essa situação.


Vai desanimar? Claro que vai. Mas isso não quer dizer que é hora de desistir. O novo milênio formado por jovens da famosa geração Y é um grupo que tem dificuldade em lidar com as adversidades, com isso não conseguem esperar que alguém lhe diga o que, como, quando e porque fazer alguma coisa. Superar esse primeiro obstáculo íntimo é o pontapé para um recomeço.

Transformar uma rejeição em algo construtivamente positivo é difícil sim, mas não impossível. Afinal é difícil saber como é uma entrevista de emprego, como se comportar, o que falar, como agir. Nenhuma empresa é igual a outra, o que foi lhe passado em uma entrevista anterior será completamente diferente na próxima. Então está mais que na hora de investir em você mesmo. Como falei, se você não acreditar em você, ninguém irá.

Esteja sempre preparado para receber muitos "nãos" na vida. Tome isso como um eterno aprendizado e faça com que isso aprimore seu desempenho e conhecimento pessoal. Nunca abaixe a cabeça para qualquer oportunidade que possa surgir. Às vezes aquele trabalho freela que ao ser ver paga tão pouco pode gerar a você reconhecimento para que algo maior possa ser construído mais a frente. Não desperdice nenhuma nova chance de investir em você e se autoincentivar.

Aprender a lidar com as rejeições que a vida coloca em nosso caminho é importante para aprimorar o modo com que lidamos em situações adversas. Compareça a todas as oportunidades que surgirem, aceite qualquer desafio novo que possa acrescentar algo ao seu conhecimento e aprenda também a hora certa de dizer "não". Não é porque aparecem várias oportunidades que você deve sair aceitando tudo. Leve em conta o que você quer para seu futuro profissional, coloque na balança os prós e os contras. Afinal trabalhar só por dinheiro, no fim das contas, não traz felicidade pessoal a ninguém.

Avalie seus desejos, corra atrás de seus objetivos sem medo dos obstáculos, mas sempre com a mente aberta para novos desafios e aprendizados. Lembre-se que a única pessoa que aceita um "não" como resposta e não faz nada para mudar são aqueles que não desejam ter sucesso pessoal e prazer no que faz. Se você quer ter uma carreira invista em você e faça tudo a seu tempo, quando menos perceber estará fazendo o que gosta e ainda ganhando para isso.

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;