sexta-feira, novembro 20, 2009

Executar tarefas ou inovar? (#SGE – post 03)


Post especial para Semana Global de Empreendedorismo (#SGE)

Todos sabem o quanto a inovação e a criatividade são bem-vindas no ambiente corporativo, principalmente hoje quando o número do desemprego é cada dia maior por conta da crise mundial que ainda ronda as grande multinacionais. Mas isso ainda é algo que não é concreto no mundo profissional brasileiro.

A empresa de consultoria Fellipelli realizou uma pesquisa para saber como os profissionais se comportam em seus cargos. A maior parte dos brasileiros ainda se preocupam mais em executar tarefas, entregando apenas o resultado solicitado, do que levar uma nova ideia sobre algo inovador, que pode até vir a ajudar qualquer problema que a empresa possa estar passando no momento.

Na pesquisa realizada, 58% dos profissionais priorizam a execução de tarefas, enquanto apensas 9% deles buscam ideias criativas e inovadoras. Participaram do estudo 700 profissionais de todo o país, onde o mapa daqueles que "preferem" apenas obedecer as ordens está muito acima daqueles que realmente querer ajudar a empresa crescer.

É claro que a execução de tarefas é importante, mas não deve ser apenas nisso onde o foco do profissional deve estar centralizado. Trazer ideia novas é algo sempre bem-vindo, mesmo que no exato momento elas não sejam aproveitadas. Isso vai mostrar o quanto inovador você é profissionalmente.

A pesquisa levou em conta oito principais tópicos: consultoria, inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção. Desses tópicos 24 % dos funcionários estão focados na produção das atividades, enquanto 34% deles preferem ficar antenados na organização. E, como já dito, somente 9% deles realmente se preocupam em ter novas ideias ou serem aberto a elas. Esses profissionais criativos ficaram divididos no grupo dos consultores (3%) e inovadores (6%), especificamente. Já àqueles que se preocupam com a manutenção das tarefas ficaram em torno dos 2% dos entrevistados, deixando 4% para os que priorizam a inspeção de funções.

O grande problema se encontra justamente em encontrar o equilíbrio entre essas funções. Não é porque você é um funcionário responsável pela organização de tarefas que suas ideias devem ficar de lado e você não possa estar aberto a outras novas ideias de seus parceiros de trabalho. Como sempre, o melhor em um ambiente profissional é o equilíbrio.


Devemos lembrar que a cada dia mais a competitividade é acirrada no mercado de trabalho e o profissional que não tem um bom jogo de cintura em lidar com novas ideias ficará de fora. Existem muito poucos profissionais que estejam dispostos a se dedicar a questões internas e soluções para os problemas corporativos.

Ser um profissional inovador pode levá-lo longe dentro de uma empresa, ou até dentro do seu próprio negócio. Inovar é empreender, por isso a partir do momento em que você traz uma nova ideia para o contexto profissional geral, você estará agregando novos valores, na maioria das vezes positivo, para que seu crescimento pessoal e profissional evolua gradativamente com uma visão também positiva.

Crie, invente, invista, inove e se renove sempre! Você só tem a ganhar com isso!

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;