quarta-feira, novembro 04, 2009

A hipocrisia nossa de cada dia

Ontem eu estava lendo o texto do Paulo Roberto Gaefke, Hipócritas, e comecei a refletir sobre isso. Para começar, hipocrisia para mim é o pior defeito do ser humano. Ao meu ver é pior que traição, falsidade, mentira e muito mais. Sabe porque penso assim? Porque hipocrisia junta todos esses defeitos em um só.

Gaefke cita em seu texto uma parte assim: "...Ricos que não se misturam. Pobres que se odeiam. Miseráveis que nem se cumprimentam...". E isso é absolutamente verdade. A cada dia que passa o mundo anda mais e mais hipócrita. Em tudo! São pais que não respeitam filhos, filhos que não respeitam pais, gente achando que é melhor que a outra e por aí vai.

Quando alguém hoje fala sobre divisão de classe social, existem pessoas que chegam a fazer debates para dizer que isso é coisa do passado. Tudo bem, até certo ponto eu concordo. Não podemos mais classificar a sociedade atual por A, B, C ou D, mas sim por EU SOU, EU POSSO, EU QUERO e EU NÃO DOU A MÍNIMA ATENÇÃO.

Os pobres não se dão com os pobres, porque acham que ficaram mais pobres, ou mais burros. Então só querem andar com os ricos, que não ligam nem para os outros ricos, pois sempre disputam entre si quem tem mais que o outro. E os "coitados" dos miseráveis são aqueles que chegam a matar uns aos outros por um pedacinho de calçada para dormir.

Hoje ninguém mais respeita ninguém. Nem classe social, nem educacional, nem classe alguma. A humanidade hoje está sofrendo sim, é de uma total falta de classe. Não tem educação (mesmo com o quadro repleto de títulos e honras), não tem gentileza (mesmo inda a cultos e igrejas e dizendo que pregam o poder da caridade – mas só fazem isso em épocas festivas), não tem amor (nem ao próximo, nem a si mesmo), enfim, o ser humano não tem classe. Todos atualmente estão desclassificamos como pessoas.


Gaefke ainda cita outra coisa que é mais realista ainda. Ele diz que as pessoas, não importa de qual "classe social" vem, vivem por brincadeira. Segundo o texto, e eu concordo, hoje em dia as pessoas fingem que tem fé; fingem que vivem; fingem que amam; fingem que são amigos; fingem que são solidários... Mas, quando a noite chega e ficam sozinhos com sua própria consciência percebem que não podem fingir para si mesmos. Isto é mais que real.

Uns reclamam que estão com a unha do pé encravada doendo, enquanto o vizinho da rua de baixo morre de fome. Outros se preocupam que não conseguem liberar o canal de tv favorito na tv por assinatura, enquanto o outro vizinho está com a energia cortada por não pagou a conta, por ter perdido o emprego. E por aí vai... O mundo é hipócrita. E cada dia que passa ficamos mais e mais.

Vejo meninas lindas reclamando que estão um terror por tem espinha no rosto. Ah! Não enche! Se você tem cérebro (e não falo do órgão que está dentro da sua cabeça não) não é a espinha que irá afastar um possível pretendente. Tem pessoas que reclamam que a vida tá difícil, que não conseguem emprego, mas mal saem da porcaria do sofá para tentar algo diferente na vida, enquanto muitos outros, que estão doentes, morrendo ou incapacitados estão por aí produzindo de tudo, formas, ideia e conteúdo.

Sabe de uma coisa: você aí que está com a bunda sentada no sofá reclamando da vida... Você mesmo... Que tal bater na porta do seu vizinho e perguntar se ele está precisando de alguma coisa. Você vai descobrir que existem pessoas no mundo em situações bem piores que você, então me faça o favor de parar de reclamar e passe a agir!

Desculpe... Pronto falei!


2 comentários

Ana Beatriz Camargo disse...

Ei, chará, tudo bem?

Bom, me desculpa ir indo assim com essa "intimidade" toda, ok? É que passo pelo blog constantemente; assinei o FEED há um tempo, então... Digamos que não seja esta a primeira vez que eu "te leio", rs...

Quero dizer que adorei seu blog, não só pelo layout, mas sim pelo que eu julgo ser o mais importante quando fazemos um blog: o conteúdo que transmitimos aos nossos leitores. E conteúdo aqui é o que não falta! Parabéns mesmo.

Quanto a hipocrisia, justamente o falar sem agir para mim já é a forma mais explícita de se mostrar que é hipócrita. Pessoas que só falam, falam e falam já não podem mais ter lugar na nossa sociedade. Mas sinto que esse conceito está começando a entrar na cabeça dos brasileiros, sinto mesmo, do fundo do coração, que estamos mudando. E, sinceramente, espero estar certa, caso contrário, teremos muitos problemas em um futuro que não tardará a chegar.


Well, that's it.

Um beijo.

Ana Beatriz
http://www.declarando.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Ana! Seja bem-vinda, oficialmente falando, rs. Obrigada por assinar os feeds e acompanhar o PJ. É sempre bom conteúdo, e isso procuro também quando eu vou assinar um feed ou seguir um blog/site. Sem conteúdo nada presta, não é. Eu pelo menos procuro falar de assuntos atuais, mas que tenham a ver comigo.

Quanto a hipocrisia, como falei no texto,para mim é o pior defeito que alguém pode ter. Odeio ver pessoas falando que não pode isso ou aquilo, mas são os primeiros a fazer e se contradizem. Vivem dizendo que devemos ajudar os outros, mas eles mesmos não ajudam ninguém. Só consigo sentir pena de pessoas assim. Também tenho esperança de que um dia o povo, não só o brasileiro, mas todos, possam mudar esse pensamento.

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 
;